Postagens

Mostrando postagens de Setembro 13, 2015

APRENDENDO A LIDAR COM AS INJUSTIÇAS - SAIR DA INÉRCIA E SER AUTOR DA PRÓPRIA HISTÓRIA

Imagem

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO - ALAÍDE, DEFENDA A SUA CLASSE - NÃO ACEITE CALADA ATITUDES QUE DESMORALIZE OS PROFESSORES

BOM DIA COMPANHEIROS!
Professores da Escola Balbina já receberam a notificação do Diretor dizendo que os professores a partir de segunda – feira os professores passarão a ter direito somente a 1/5 de planejamento. A alegação dada pelo Diretor é de que a Secretária e Educação, Alaíde Guimarães justifica a medida para conter gastos. O sindicato tem uma posição clara: que professores continuem cumprindo sua carga horária com um terço de planejamento, ou seja, que trabalhem suas 13 horas em sala e continuem as outras 7 horas planejando as suas atividades. Quem trabalha às 40 horas semanais, trabalhem 27 horas e o restante do tempo seja dedicado ao planejamento das atividades. 

Essa história de conter gasto não pode ser uma justificativa para suprimir direitos, uma vez que Pentecoste continua recebendo os recursos do Fundeb em dias e com valores acima da média em relação ao ano de 2014. A prefeita de Pentecoste está tentando se valer da crise para poder fazer o que sempre teve vontade, opri…

PROFESSORES DIGAM NÃO A OPRESSÃO DOS CARRASCOS

Imagem
Indignação!

Eu aceitaria qualquer pessoa baixar a cabeça para levar peia dos carrascos que se consideram gestores e representantes do povo, mas em se tratando de professor, sinto raiva quando os mesmos falam tanto em direitos, em sofrimentos, em desrespeito e na hora que tem que lutar contra a opressão aceita passivamente a opressão sem reagirem. É inadmissível que professores aceitam calados a retirada de seus direitos. Prefiro acreditar que isso não é verdade.
Nessas horas o que me passa pela cabeça é o desejo de que essas pessoas paguem o preço sozinho pela incompetência e incapacidade de agirem como cidadãos. Não consigo entender como pessoas como estas que fizeram faculdade, estudaram disciplinas de sociologia, filosofia, história critica, se dizem educadores e conscientes de seus direitos, quando não se revoltam contra aqueles que tentam acorrentar e impedir seu crescimento social e pessoal, restringindo desse modo, sua liberdade. Como é que pessoas assim dizem que lutam para tran…

Prefeita Ivoneide Moura quer acabar com direitos adquiridos dos professores de Pentecoste

Imagem
Infelizmente temos que brigar por aquilo que é nosso que são os nossos direitos. Gestores munidos de uma arrogância estrema, tentam a todo custo definhar os sonhos daqueles que investem suas vidas numa carreira profissional. Pentecoste é a terra do desrespeito descarado a todos os servidores.  É tempo de quebrar com essas correntes malditas nas quais muitos de nós vivemos submetidos. Alguns por inércia, outros por estarem apegados a cargos ou a uma migalha a mais que recebem como agrado e outros ainda porque preferem ver a carruagem passar e ficar nas esquinas da vida sem nada fazer para mudar a realidade.  Sejamos construtores de nossa própria história, o que só ocorrerá com nossa luta e enfretamento para não deixar que nos prendam para sempre nas correntes da covardia. Avante companheiro! Juntos somos mais fortes!!!
Professor Valdeni Cruz
Blog do Zé das Légnas

NOTA DE FALECIMENTO

Imagem
Nota de pesar pelo falecimento de Waldenora Professora - conhecida como Dora. Nota de pesar pelo falecimento de Valdenora Ferreira de Sousa, que foi chamada nesta data à presença de Deus. Valdenora era Professora do Município de Pentecoste. Ultimamente Valdenora, mas conhecida por todos como Dora, trabalhava na Escola G. Waldemar Alcântara. Queremos manifestar nossas condolências aos amigos e familiares.
Professor Valdeni Cruz

NOTA DE REPÚDIO A OUSADIA DA PREFEITA DE PENTECOSTE EM TENTAR MEXER EM DIREITOS DOS PROFESSORES

Imagem
Digníssimos Professores,

 A lei 11.738/2008 (art. 2º), que estabeleceu o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica, na composição da jornada de trabalho deve-se observar o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos. Logo, 1/3 da jornada será dedicado à preparação de aulas e às demais atividades fora da sala. Sua regulamentação consta na Resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica nº 03, de 8 de outubro de 1997 (art. 6º, IV), que estabelece percentuais para cálculo dessas horas. O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a constitucionalidade da Lei do Piso Nacional dos Professores, (ADI 4.167), deixando claro no julgamento que "é constitucional a norma geral federal que reserva o percentual mínimo de 1/3 da carga horária dos docentes da Educação Básica para dedicação às atividades extraclasse". E agora cabe a você professor pent…

O MEC irá determinar como os professores utilizarão o 1/3 de hora- atividade? É obrigatório o pagamento desse tempo fora da sala de aula?

Iracy Barbosa - secretária de Educação Segundo a lei 11.738/2008 (art. 2º), que estabeleceu o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica, na composição da jornada de trabalho deve-se observar o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos. Logo, 1/3 da jornada será dedicado à preparação de aulas e às demais atividades fora da sala. 

Sobre a regulamentação para utilização desse tempo, consultei a Resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica nº 03, de 8 de outubro de 1997 (art. 6º, IV), que estabelece percentuais para cálculo dessas horas.

A título de conhecimento, essa lei foi questionada judicialmente por alguns governadores de estado, por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, que já foi julgada. O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a constitucionalidade da Lei do Piso Nacional dos professores, (ADI 4.167, disponível para …

Professores de Pentecoste desvalorizados pela Gestão que diz que constrói o futuro

Imagem
Até concordo que esteja construindo o futuro de alguns que se aproveitam do erário público com as regalias dos cargos bem pagos com o dinheiro público permite e detrimento de outros. Uma administração que está construindo um futuro de desrespeito e de sofrimento aos trabalhadores quando não os valoriza, quando não oferece condições de crescimento desses profissionais com uma carreira digna. Por ultimo os boatos que correm de que a mesma gestora, que alguns gostam de definir pelas ruas como a grande mestra, propõe reduzir horas de planejamento dos professores. A gente pensa que é piada de mau gosto. Mas o pior é que esses boatos saíram da boca de diretores. Os professores ainda perplexos, perguntam: e pode? Poder não pode, mas aqui em Pentecoste faz tempo que os gestores pensam que a cidade é um feudo, uma redoma particular onde rei e a rainha manda sem se preocupar em obedecer a nada. Daí a ousadia de querer tirar um direito que se adquiriu com tanto pesar. No meu modo de pensar pendo …

Sindsep na luta para garantir o direito de todos

Imagem
O sindsep (Sindicato dos Servidores Públicos de Pentecoste) não tem medido esforços para que os servidores efetivos tenham seus direitos garantidos e respeitados, mas também tem estado alerta em relação aos novos concursados que ainda não tiveram seu direito garantido. Desse modo já entramos com duas representações na promotoria local. Uma delas no dia 31 de agosto, quando fomos recebidos pelo Promotor Dr. Lucídio. Na ocasião apresentamos a ele uma pauta de reivindicações e, dentre elas, o direito dos concursados aprovados no concurso realizado em 2014. Entramos mais uma vez no dia 11 de setembro com outra representação exclusivamente pedindo ao ministério Público que garanta aos novos concursados o direito de assumirem suas vagas. Por outro lado, muitos desses concursados tendo pressa pela sua nomeação procuram o sindicato perguntando o que eles podem fazer além do que nós temos feito. Dizemos a eles que entrem individualmente com uma representação pedindo ao promotor que considere s…

Atenção professores de Pentecoste!! Vem proposta indecente por ai

Imagem
O que tá ruim pode piorar para professores

Direitos que conquistamos a duras penas querem retirar

Há rumores de que diretores de escolas estão sendo chamados na secretaria de educação para tratar de diminuição das horas de planejamento dos professores. Quando a gente pensa que as coisas estão indo pra frente tem sempre alguém(governos) querendo aniquilar o direito que ainda nem foi implantado na sua totalidade. Esse processo de implantação de 1/3 começou a ser implantado em agosto de 2013 depois de muita peleja nossa. Em 2014 deveria ter sido universalizado. Neste ano de 2015 a Prefeita começou o ano retirando esse direito. Nas escolas da sede os professores bateram o pé não aceitaram esse ideia e desistiram. Bateram pé porque é um direito conquistado juntamente com a lei do piso nacional aprovado em 2008 que garante o mínimo de 1/3 da carga horária para planejamento das atividades. Pensar em retirar esse direito dos professores é no mínimo uma afronta e deve ser rechaçado por todos os…