terça-feira, 26 de agosto de 2014

Açudes no Ceará atingem o nível mais baixo do ano

Com perdas para a evaporação e o consumo em todo o Estado, em menos de dois meses, as perdas no sistema foram de 541 bilhões de litros de água. Conforme a Cogerh, é possível que o volume em dezembro chegue a 20%



Açude Flor do Campo, em Novo Oriente,
 é um dos que estão com nível baixo


O Ceará está com o mais baixo volume do ano nos reservatórios de água. Segundo levantamento feito pelo O POVO com base em reportagens publicadas desde o início do ano, os 28,2% registrados ontem pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) são o pior índice desde janeiro. E a tendência é o volume total só reduzir até o fim do ano por causa da falta de chuvas neste semestre, conforme o chefe de gabinete da companhia, Berthyer Peixoto. Com perdas para a evaporação e o consumo em todo o Estado, em menos de dois meses, as perdas no sistema foram de 541 bilhões de litros de água.

De acordo com Berthyer, “é difícil” definir qual seria o “percentual de segurança hídrica mínimo para o Estado” porque o Castanhão, por exemplo, chegará a 2015 com água suficiente para o ano enquanto a Bacia do Curu já amarga baixos percentuais. O chefe de gabinete lembra que o Ceará viveu “algo parecido”, quando comparados os volumes totais, nos anos de 1992 e 1993. “Mas não tínhamos o Castanhão e o reservatório que abastecia Fortaleza estava com 8%”, cita. Os anos 2000 e 2001 também foram complicados. “Mas tínhamos reserva menor e menos capacidade de transporte de água”, compara.

A companhia faz simulações para decidir quais medidas serão tomadas para garantir o abastecimento. “É através das simulações que se decide fazer ou não adutora emergencial”, exemplifica. Conforme os estudos, diz Berthyer, é possível que o volume em dezembro chegue a 20% ou menos. O foco do Estado deve ser, assim, “acompanhar o quadro, se preparar e avaliar o pior cenário para executar as medidas mais eficazes.”

Açudes
No terceiro ano seguido de estiagem no Ceará, 105 dos 149 açudes públicos estão com volumes inferiores a 30% da capacidade, o que corresponde a 70% dos reservatórios em situação crítica. Fora da quadra chuvosa, a tendência é que os volumes sigam caindo. Historicamente, o segundo semestre é de pouca nebulosidade no Ceará. A incidência dos raios solares faz com que o fenômeno da evaporação leve parte da água dos reservatórios de volta à atmosfera. Para os açudes do Ceará, isto significa que o volume de um açude diminui, em média, 2,20 metros do espelho d’água por ano, segundo Ricardo Adeodato, diretor de Operações da Cogerh. 

O fenômeno natural já leva parte do recurso hídrico independente do consumo em cada açude. Quanto maior o espelho d’água, maior a perda. “O ideal seria consumir o máximo do espelho d’água para diminuir o que se perde para a evaporação. Mas o nosso Estado não tem segurança hídrica para isso. Não sabemos como são as chuvas do ano seguinte”, explica Adeodato. Uma das esperanças é a transposição do rio São Francisco, que deve reforçar o abastecimento do Estado nas bacias do Jaguaribe e Metropolitana. O projeto do Governo Federal tem 62,4% de execução e está previsto para ficar pronto em 2015.

Por enquanto, a situação é de instabilidade para o consumo. A maior parte da água armazenada no Ceará vai para a agricultura. O consumo é considerado alto. Como exemplo, o perímetro irrigado Tabuleiro de Russas recebe 2,2 mil litros por segundo. Mas atualmente, os perímetros de Curu-Paraipaba e Pentecoste estão praticamente parados e recebem água apenas para manter o que já foi plantado, conforme Ricardo Adeodato.

O sistema de gestão dos recursos hídricos é reforçado para abastecer a Região Metropolitana, com 3,5 milhões de habitantes e 90% da atividade industrial. Em Pacatuba, o açude Gavião está com 93,8% da capacidade. Uma situação de segurança “artificial”, segundo Adeodato. Isto porque o reservatório serve de chegada para o sistema do Eixão das Águas: uma transposição das águas do Castanhão (Alto Santo), abastecido pelo rio Jaguaribe. Do Gavião, 90% da água segue para suprir a Região Metropolitana e 10% vai para o polo industrial do Pecém.

Saiba mais

O POVO acompanha quase que mensalmente, em reportagens, o volume dos reservatórios no Ceará. Entre janeiro e agosto, os percentuais indicados nas matérias foram:


7 de janeiro - 31%
4 de fevereiro - 29,8%
1º de março - 29,7%
1º de abril - 30,8%
3 de junho - 32,43%
1º de julho - 31,37%
24 de agosto - 28,2%

Serviço
Acompanhe o monitoramento dos açudes no Ceará:
Acompanhe a situação das chuvas no Ceará:
Fonte:http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/08/26/noticiasjornalcotidiano,3303873/acudes-no-ceara-atingem-o-nivel-mais-baixo-do-ano.shtml

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...