Postagens

Mostrando postagens de Setembro 1, 2013

7 de Setembro - Independência do Brasil

Imagem
História da Independência do Brasil, Dom Pedro I, Grito do Ipiranga, 7 de setembro, História do Brasil Império,
Dia da Independência, transformações políticas, econômicas e sociais, dependência da Inglaterra no Brasil

Introdução

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem …

NEGOCIAÇÃO COLETIVA

Imagem
No Brasil, a negociação coletiva no âmbito trabalhista é um processo dialético de entendimento entre os atores representantes do capital e do trabalho. Sua relevância é absoluta para o equilíbrio das relações de trabalho, e é através desse processo que os agentes da produção vão dialogar e buscar não só condições de trabalho apropriadas às particularidades de cada segmento profissional, mas também tentar resolver suas desavenças e solucionar os conflitos coletivos de interesse. A Convenção 151  da OIT (Organização Internacional do Trabalho, da ONU), que estabelece o princípio da negociação coletiva entre trabalhadores públicos e os governos das três esferas - municipal, estadual e federal, foi ratificada pelo plenário do Senado.  Esta ratificação, fortalece os sindicatos, com o direito à liberdade de expressão, de representar e ser representado, de participar, organizar atos que busquem a ampliação dos direitos e melhorias nas condições laborais, mas acima de tudo, a convenção 151 faz …

EDUCAÇÃO: PROFESSORES DE PENTECOSTE TERÃO 1/3 DE PLANEJAMENTO A PARTIR DESTA SEGUNDA, 09 DE SETEMBRO DE 2013

Imagem
SINDSEP REIVINDICA E PENTECOSTE IMPLANTA 1/3 DE PLANEJAMENTO.
Atendendo a uma reivindicação do Sindsep, a Secretaria de Educação de Pentecoste começa a implantar a partir de setembro,o de 1/3 (um terço) de planejamento, como está garantido na Lei 11.738/2008, que estabeleceu o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica. O artigo 2º desta Lei diz que, na composição da jornada de trabalho deve-se observar o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos. Logo, 1/3 da jornada será dedicado à preparação de aulas e às demais atividades fora da sala. POR QUE, QUANDO E ONDE PLANEJAR? O planejamento escolar é uma tarefa do professor que inclui tanto a previsão das atividades didáticas, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente lig…

Desfile Cívico em Pentecoste - Ceará

Imagem
Professor Valdeni Cruz
Como sempre, Pentecoste realiza mais um desfile cívico. Tudo seria normal se não fosse às contradições que ocorrem durante o desfile.
 Foi em 7 de Setembro de 1822 a data em que foi proclamada a Independência do Brasil. Conforme a história, o episódio conhecido como “Grito do Ipiranga”, ocorreu às margens do Riacho Ipiranga, onde o príncipe regente Dom Pedro I gritou “Independência ou Morte” e declarou a liberdade política, econômica e social do país.
Esse fato marcou o fim do domínio português e a conquista da autonomia do Brasil. Muitas tentativas ocorreram e algumas pessoas morreram na luta por este ideal.
 Daí percebe-se a importância de uma data como esta ser lembrada e comemorada por todos os brasileiros.
O desfile cívico do dia 7 de Setembro serve justamente para lembrar uma data que simboliza a autonomia conquistada e a determinação do brasileiro, característica inerente dessa população. Em Itabuna, como em diversas cidades do país, centenas de pessoas se reú…

Francisco convidou toda a Igreja, os irmãos cristãos não católicos e os de outras religiões a rezarem juntos pela paz no mundo

Imagem
Atualizado às 9h43 Jéssica Marçal
Da Redação “Queremos um mundo de paz, homens e mulheres de paz”. Estas foram as palavras enfatizadas pelo Papa Francisco no Angelus deste domingo, 1º, com os fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano.  Ele anunciou, para o próximo dia 7, um dia de jejum e oração pela paz na Síria e no mundo. Acesse
Íntegra das palavras do Papa antes do Angelus “Decidi convocar para toda a Igreja, no próximo dia 7 de setembro, véspera da Natividade de Maria, Rainha da Paz, um dia de jejum e de oração pela paz na Síria, no Oriente Médio, e no mundo inteiro, e convido também a unir-se a esta iniciativa, no modo que considerem mais oportuno, os irmãos cristãos não católicos, aqueles que pertencem a outras religiões e os homens de boa vontade”, anunciou o Santo Padre. Francisco disse viver com sofrimento e preocupação as várias situações de conflito no mundo, mas nestes dias seu coração ficou “profundamente ferido” com o que está acontecendo na Sìria. Ele também fica angustiado c…

Evangelho deste Domingo, 01 de Setembro, de 2013

Evangelho (Lc 14,1.7-14)
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor! 1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”. 12E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um…

A Problematicidade de Deus em Nietzsche

“Já ouviu falar daquele louco que acendeu uma lanterna numa manhã clara, correu para a praça do mercado e pôs-se a gritar incessantemente: “Eu procuro Deus! Eu procuro Deus!". Como muito dos que não acreditam em Deus estivessem justamente por ali naquele instante, ele provocou muita risadas... “Onde está Deus!”, ele gritava. “Eu devo dizer-lhes: nós o matamos – você e eu. Todos somos assassinos... Deus está morto. Deus continua morto. E nós o matamos...”
- (Friedrich Nietzsche, Gaia Ciência (1882), parte 125.)

Nietzsche, em seu filosofar, não pode ser identificado como um filósofo portador de um discurso periculoso e trágico. Pelo contrário, essa suposta carga negativista e pessimista que se verifica nos seus escritos, ressoam, em quase todas as suas abordagens, como um manifesto de reivindicação e de superação da condição existencial humana. Em Assim falou Zaratustra, Nietzsche destaca a necessidade do anúncio do super-homem. Nele, Zaratustra, seu personagem principal, proclama a …

UMA REFLEXÃO SOBRE OS FATOS DA VIDA

Imagem
Professor Valdeni Cruz
Apesar de ser um estudioso dos conceitos filosóficos e sociológicos, também sou um estudioso de Teologia, no qual terminei o Curso de Bacharelado agora. Muitas vezes me refiro aos conceitos da filosofia para tentar entender compreender a dimensão do pensamento, da razão e da humanidade. Outras vezes, me pego mergulhado nos conceitos da sociologia para compreender a formação e a diversificação das sociedades dentro do processo histórico da humanidade, pois como também estou me formando em História, é justo que tudo esteja interligado. A história é uma parte importante pelo qual temos conhecimento do passado e, ao mesmo tempo, no dá condições de entender o nosso presente. Sendo assim, no presente fazemos uso de tudo o que já foi estudado e decodificado para que a humanidade encontre caminhos para melhor lidar com o mundo e o cerca, bem como ajuda a cada ser que se propõe a pesquisar e a estudar, uma melhor interação social com os demais seres. Mas gostaria de me ref…