Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 19, 2014

Francisco incentiva maior participação da mulher na Igreja

Contribuição feminina 
POR ANDRÉ CUNHA SÁBADO, 25 DE JANEIRO DE 2014, 12H09

Destacando o papel importante da mulher na Igreja, o Papa Francisco incentivou uma presença eclesial feminina ainda mais ativa Da redação, com Rádio Vaticano O Papa Francisco recebeu, no final da manhã deste sábado, 25, na Sala Clementina, cerca de 300 participantes no Congresso Nacional do Centro Feminino Italiano. O evento, que acontece em Roma, teve início nesta sexta-feira, 24 e segue até amanhã, com o tema: “Aquele passo a mais: regenerar a vida, cultivar a esperança”. O objetivo desta Associação feminina é trabalhar para a construção civil, social e cultural de uma democracia unida e a convivência, baseada no respeito dos direitos humanos e da dignidade da pessoa, segundo o espírito e os princípios cristãos. Em seu discurso aos presentes, o Santo Padre recordou os quase 70 anos de atividades do Centro feminino Italiano, em prol da formação e da promoção humana, além do testemunho sobre o papel da mulher …

Cardeal Hummes fala sobre a formação dos seminaristas

Imagem
POR ANDRÉ CUNHA
SEXTA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2014, 14H13MODIFICADO: SEXTA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2014, 16H54




A formação dos seminaristas, os futuros padres da Igreja, é tema de palestra de Dom Cláudio Hummes, em Aparecida (SP)
CNBB Dom Cláudio Hummes fala sobre a formação dos novos padres, durante encontro nacional de formadores. (FOTO: CNBB) O presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, cardeal Cláudio Hummes, foi o conferencista do terceiro dia do 2º Seminário sobre a Formação Presbiteral, que é realizado em Aparecida (SP). Em sua fala, o cardeal recordou as palavras do Papa Francisco dirigidas aos bispos brasileiros durante a JMJ Rio 2013 e também destacou a sua simplicidade como pastor da Igreja.  “Tudo isso são grandes interpelações para a formação de nossos seminaristas. O Papa ensina a sermos pastores. Ensina com seu exemplo e sua palavra”, disse dom Cláudio. Citando o discurso de Francisco, o cardeal lembrou que é preciso rever a formação dos padres. “O Papa fa…

SEM RESPEITO AOS PROFESSORES, EDUCAÇÃO DE PENTECOSTE TENDE A PIORAR

Imagem
Professor Valdeni Cruz
Preciso dizer que começo o ano letivo de 2014 com profunda indignação e tristeza. Estava meio triste hoje e não sabia por quê. Perguntei-me sobre essa dança do crioulo doido que acontece na educação desde sempre. Mas me refiro ao momento atual. Vivemos uma crise em todas as áreas da sociedade, onde se vive uma onde violência, de corrupção, da falta de valores e uma das únicas possibilidades de mudarmos estas realidades seria a educação. Seria, pois com os modelos de educação que temos hoje não podemos acreditar que isso mude. A falta de compromisso, de respeito e de valorização pelos profissionais da educação, leva a educação para o fundo do poço e não adianta virem os salvadores da pátria com outro discurso que não adianta. É apenas mais um engano. Vou me dirigir de forma direita ao nosso município de maneira especial, pois é a realidade que conheço há pelo menos 12 anos. Durante todo este período tenho ouvido discursos e mais discursos sobre a melhoria da educaç…

O ENTENDIMENTO DO PROFESSOR VALDENI CRUZ, DIRETOR SINDICAL, A RESPEITO DA DECISÃO DO SUPREMO SOBRE O SALÁRIO MÍNIMO EM PENTECOSTE

Imagem
Professor Valdeny Cruz

O advogado do Sindsep Pentecoste, Valdecy Alves Alves, entrou com um processo na justiça contra o município para que os servidores deste município de Pentecoste passassem receber um salário mínimo independente da carga horária, ou seja, estes que fizeram um concurso em 2003 para 20 horas. Como é do conhecimento de muitos, a Constituição Federal diz que ninguém pode receber menos do que um salário mínimo. Foi um concurso ilegal. Acontece que, em Pentecoste os gestores sempre agiram como se fossem os donos da verdade e superiores as leis deste país. Antes, porém, de entrarmos na justiça, fomos algumas vezes dialogar com o então prefeito da época para que este regularizasse a situação das pessoas, ou seja, que estes trabalhassem 8 horas diárias e recebessem o salário mínimo. Isso era visto como uma afronta e que se fizesse isso estaria beneficiando o sindicato. Acontece que para tentar derrubar a decisão da justiça foram gastos dezenas de milhares de reais só par…

Megaprojeto industrial e habitacional no Pecém

Imagem
O Village Viva Pecém já possui estudos ambientais concluídos e foi apresentado em audiência pública
O município de São Gonçalo do Amarante deverá receber um megaprojeto imobiliário, incluindo, além de habitação, áreas para serviços e um distrito industrial. Com vistas ao crescimento econômico e populacional do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), a Euroamérica Construtora, Incorporadora e Imobiliária planeja fazer, até o fim do ano, o lançamento do Village Viva Pecém, que já possui estudos ambientais concluídos e os teve apresentados, na semana passada, em audiência pública no município. O empreendimento está em processo de aquisição da Licença Prévia (LP) pela Superintendência Estadual do Meio  Ambiente (Semace) e, depois desta etapa da audiência, será levado para avaliação e possível aprovação no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, é provável que o empreendimento seja levado à reunião do Coema, a ocorrer em feverei…

REPASSES FUNDEB 2014 - MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Imagem
CONFIRA A PREVISÃO DE VALORES PARA OS MUNICÍPIOS DO CEARÁ – DEMAIS MUNICÍPIOS E ESTADOS DO BRASIL PEÇA POR E MAIL E TEMOS COMO ENVIAR!
Saiu a previsão dos repasses do FUNDEB do ano de 2014 para municípios e estados do Brasil, de acordo com o Portaria nº 019/2013, de 27/12/2013. DINHEIRO É O QUE NÃO FALTA PARA PAGAR O PISO LEGAL, PARA IMPLEMENTAR A CARREIRA DECENTE. Lembrando que o piso legal para 2014 é R$ 1.851,26, POIS A LEI É O QUE DEVE PREVALECER NUM PAÍS QUE SE DECLARA NO PREÂMBULO DE SUA CONSTITUIÇÃO COMO  "ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO". Uma lei não pode ser preterida por uma decisão administrativa do MEC que venha criar mais uma vez piso pirata. A LUTA TODOS PELO PISO LEGAL. NAS CAMPANHAS SALARIAL QUE SEJA REIVINDICADO O PISO LEGAL. ATÉ PORQUE A LEI DO PISO FOI JULGADA INTEIRAMENTE CONSTITUCIONAL PELO STF.
Abaixo tabela com A PREVISÃO DE REPASSES DO FUNDEB PARA O ANO DE 2014 dos municípios cearenses - Outros municípios e estados do Brasil podem pedir por e mail que te…