sábado, 13 de agosto de 2011

PROGRAMA A VOZ DO SINDSEP 13 DE AGOSTO 2011

Não perca daqui a pouco o programa a Voz do Sindsep pela FM 98,7. 
Hoje teremos como pauta:
1- A audiência pública marcada para o dia 17 de agosto entre O SINDSEP e a administração municipal, às 15 horas.
2- Mobilização no dia do município.
3- Segurança Pública.
4- Educação pública.
5- Recursos do Fundeb.
6- Pentecoste vai completar 139 anos de emancipação política. Temos o que comemorar de fato, ou é apenas balela?
cultura,tem ?
7-  Saúde, descaso, local de acesso as pessoas no posto próximo ao hospital com os batentes altos e outras coisas semelhantes,
8- Os recurso do Fundeb que já ultrapassa os 10 milhões e estamos ainda em agosto, quando falta ainda cinco meses. Lembrando que a meta é de 15 milhões para esse ano e que no ano passado foram menos de 13 milhões. Deu pra pagar tudo e ainda daria para ratear o resto mas... Significa dizer que durantes todos os meses está entrando na conta do fundeb mais de 1 milhão de reais. Do jeito que vai com certeza vai ultrapassar os 15 milhões. Lembre-se, desse dinheiro, 60% é exclusivamente para pagamento de professores.
9- Precisamos ficar atentos a esses recurso para que não tome rumo ignorado. E, pode ter certeza que o SINDESEP está de olho.
10- Participação social já. 

Você vai querer o que é seu ou vai continuar achando que os que tomam conta do dinheiro vai dar tudo só porque é bonzinho? Onde que isso acontece em algum lugar desse país?
Servidor e sociedade como um todo, acordem. É hora de você decidir o que você quer pra sua vida.

Professor Valdeni Cruz  

Petrobras resiste a incluir tecnólogos nos editais de concurso público

Um assunto que ainda não entrou na agenda
Luiz Augusto Caldas Pereira, Dante Barone e Luiz Pereira Caldas
 A Petrobras, que emprega 12 mil pessoas em Campos (RJ), em cinco concursos sequentes vetou a inscrição de tecnólogos e proíbe que sejam contratados pelas empresas terceirizadas. A informação foi dada por Luiz Augusto Caldas Pereira, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, ex-diretor geral do Cefet no município carioca, na mesa-redonda Desafios do ensino tecnológico e profissionalizante, na 60ª Reunião Anual da SBPC em Campinas (SP) em 2008.

"É uma questão política e não de conteúdo da formação de tecnólogo", disse Luiz Pereira Costa, ao informar que a política de recursos humanos da Petrobras é traçada por engenheiros. Após reuniões com a empresa estatal para tratar do assunto quando era diretor do Cefet, ele conta ter concluído ser preconceito o motivo do veto. Segundo ele, o ministro Fernando Haddad está lidando com o assunto, “que só se reverte politicamente".

Com relação à eliminação do veto da Petrobras aos tecnólogos, José Ferreira Costa, reitor do Instituto Federal do Maranhão, que participou da mesa-redonda com Dante Barone, da SBPC, disse na ocasião que “o MEC tem sido muito tímido”. Este repórter cobriu este painel na Reunião da SBPC para o “Jornal da Ciência”.

Cláudio Ricardo Gomes de Lima
Ainda hoje está em vigor a resistência da Petrobras em incluir os tecnólogos nos editais da companhia, confirma Cláudio Ricardo Gomes de Lima, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Ele disse que tem cobrado do ministro da Educação, Fernando Haddad, uma agenda para tratar do assunto com o presidente da companhia, Almir Gabrielli, mas a proposta não tem avançado devido a outras prioridades do titular do MEC.

O presidente do Conif acrescentou que a cada edital da empresa que exclui os tecnólogos recebe uma onda de cobrança. Também reitor do IFCE, ele diz que cogitou do Conif entrar com uma representação no Ministério Público contra a Petrobras, porém foi dissuadido por outros membros da diretoria da entidade nacional. “O governo cria todo o aparato legal e dá prerrogativas plenas para o exercício profissional do tecnólogo e por isso é um contra-senso esta barreira, que virou um tema recorrente no Conif”, afirmou.

Realidade de discriminação que persiste ainda hoje

O mais recente processo seletivo da Petrobras, lançado em julho, teve 173.686 candidatos inscritos, informa a Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional da companhiaem nota à imprensa distribuída nesta sexta-feira, 12 de agosto. Nenhum vaga foi ofertada neste concurso para tecnólogo.

“O concurso é destinado ao preenchimento de 590 vagas, distribuídas por todo o país, além de formação de cadastro reserva. Desse total, 442 são para os cargos de nível médio e 148 para nível superior. As inscrições para o concurso foram encerradas em 31 de julho”.

O total de inscritos por vaga pode ser encontrada no link http://www.cesgranrio.org.br/pdf/petrobras0111/petrobras0111_candvaga.pdf

As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas em 28/08. A partir do dia 24 de agosto, os candidatos poderão obter o cartão de confirmação de inscrição no site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), instituição organizadora do processo seletivo.

O Plano de Negócios 2011 a 2015 da Petrobras prevê a política de ingressos sistemáticos de cerca de 14 mil novos empregados na companhia até 2015. Mais informações sobre o concurso, em andamento, podem ser consultada no site www.petrobras.com.br


Seminário na Câmara no dia 16 vai constituir o Fórum Nacional em Defesa da Extensão Tecnológica

Comissão de Ciência e Tecnologia, Comissão Especial do PNE e Conselho de Altos Estudos defendem investimento em extensão


Será criado na próxima terça-feira (16 de agosto), na Câmara, o Fórum Nacional em Defesa da Extensão Tecnológica (FNET), durante a realização do seminário A Extensão Tecnológica no Brasil, do auditório Nereu Ramos. Na ocasião, será composta a comissão com cinco membros para formalizar a formalização da entidade e que durante 180 dias assumirá a sua direção provisória.

O seminário, realizado pelo Conselho de Altos Estudos, da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e da Comissão Especial que trata do Programa Nacional de Educação (PNE), propõe estimular o crescimento das atividades de extensão tecnológica no País. A iniciativa visa ainda à elevação dos recursos públicos e privados destinados às atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológicos.

As três Comissões da Câmara defendem a consolidação de uma Rede Nacional de Extensão Tecnológica com a participação das entidades de ensino e pesquisa, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos Centros Vocacionais Tecnológicos e demais entidades dedicadas à educação tecnológica, à extensão tecnológica e à divulgação de informações tecnológicas.

O deputado Ariosto Holanda, membro das três comissões e autor do requerimento para a realização do seminário, diz reconhecer os esforços do governo federal, especialmente do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação para consolidar ações que promovam a inclusão social por meio da da difusão e popularização do conhecimento e da inovação. Todavia, defende a necessidade de promover iniciativas de extensão tecnológica para assegurar a sobrevivência e o crescimento da empresa nacional e, em especial, do pequeno empreendedor.

As três Comissões da Câmara, em manifesto a ser assinado durante o seminário, apontam para um quadro de escassez de recursos disponíveis para uma ampla e eficaz ação de extensão tecnológica, na escala que o avanço da economia brasileira demanda. Por isso, propõem o caminho da extensão tecnológica para enfrentar o desafio de reduzir a elevada mortalidade precoce das micro e pequenas empresas.

Os parlamentares apontam os benefícios sociais das atividades de extensão tecnológica, decorrentes da educação complementar e da profissionalização do trabalhador. Diante da existência de 50 milhões de analfabetos funcionais, que estão fora do sistema de educação formal, o Manifesto em Defesa da Extensão destaca a importância de oferecer oportunidades de educação no ambiente de trabalho, destinadas a combater o analfabetismo absoluto ou funcional que ainda afeta parcela expressiva dos adultos brasileiros.

Evangelho (Mateus 19,13-15)


Sábado, 13 de Agosto de 2011
19ª Semana Comum




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças, e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.





Comentário


As crianças nos ensinam a viver o reino de Deus.


Toda criança, com certeza, nasce pura, verdadeira e disposta a aprender. As crianças foram levadas a Cristo. A partir disso vemos a grande responsabilidade do adulto em mostrar às crianças algo especial, algo de importância, de valor. Eis o primeiro passo do cristão: levar os novos para Cristo, a fim de que eles façam a experiência de Deus, sintam a Sua acolhida, o Seu amor e a Sua salvação.
As mãos estendidas e a oração que Jesus fez pelas crianças, demonstram a ajuda e o desejo da presença de Deus sobre elas. Mãos que não machucam, mas que promovem a paz, que produzem o brilho nos olhos. Mãos ungidas pelo Pai do Céu a fim de abençoar, consolar e santificar.
“Os discípulos, porém, as repreendiam”. Será que os discípulos pensavam que a Boa Nova era só para os adultos? Que Cristo apenas veio para os grandes, para os sábios, que Ele não poderia “perder tempo” com crianças? Surpreende-me que, em algumas comunidades, ainda existam adultos que pensam em excluir, tirar as crianças da igreja na hora da Santa Missa, alegando que elas atrapalham a celebração, pois a celebração é coisa muito séria. Todavia, é preciso salientar que o ministério voltado para crianças e das crianças é muito importante.
Primeiro: porque assim como nos ensina o Evangelho de hoje, as crianças têm os mesmos direitos que os adultos de se achegarem a Jesus.
Segundo: porque um trabalho realizado pelas crianças tem mais aceitação de outras crianças do que quando realizado por adultos. Em outras palavras, os adultos têm que empenhar mais esforços do que as crianças para atingir os mesmos resultados que as crianças alcançam.
Terceiro: cito o velho ditado “É de pequeno que se torce o pepino”. Assim, uma boa liderança deve ser treinada desde a infância. E o trabalho infantil é o espaço ideal para este treinamento de liderança, garantindo a manutenção de líderes na Igreja e na sociedade.
Para Jesus, a criança era importante por sua personalidade ainda intacta, mesmo que embrionária. Era importante por ser a imagem do Deus Criador e Senhor de tudo e de todos. Era importante por ser uma criatura dependente do Criador, no caso Deus, enquanto indefesa, pura, simples, verdadeira e carente. E, por isso, Jesus escolhe as crianças para habitarem Seu Reino. Não que o Reino de Jesus seja infantil, seja uma “creche” ou casa de criança, mas é um Reino de espontaneidade e de amor, onde Deus continua sempre criando Suas criaturas, continua amando, protegendo e cuidando o que Ele criou por amor.
Os apóstolos queriam impedir que os pais trouxessem seus filhos a Jesus, pensando que as crianças eram um desgosto para Ele, mas Jesus desmascara o falso conceito que se tinha delas: “Deixai as crianças, e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”.
Com estas palavras, Jesus dá uma lição não de condescendência – como fazemos nós com frequência para agradar os pais – mas uma lição de precedência, isto é, se existia alguém com direito de estar perto d’Ele, este é aquele que for como uma criança na pureza, no olhar, pensar, sentir e, sobretudo, na inteira dependência a Deus.
Senhor Jesus, dai-me um coração de criança capaz de acolher ao Reino do Céu. Amém.
Padre Bantu Mendonça

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ALMOÇO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS NA PRÓ - INFANCIA MARIA DO CARMO

Hoje ao meio dia participei de um almoço em homenagem ao dia dos pais, na Creche onde minha menia estuda. Confesso que fiquei surpreso com tantos pais presentes, quando que pela própria tradição, quem mais participa da vida dos filhos são as mães. Graças a Deus que essa realidade está mudando em nossa sociedade que ainda insiste em ser machista. 
Foi preparado um ambiente agradável para recepção dos pais, que ao chegarem ao local foram recebidos pelas professoras de seus pequenos com muito carinho.
Durante o evento foi mostrado as atividades do dia-a-dia de nossos pequenos através de slides, acompanhado de musicas em homenagem aos pais. Ouve ainda o sorteio de presentes e depoimento de alguns pais que sentindo-se motivados pelo momento foram dar uma palavra de agradecimento.  
A Diretora Ana Mélia acolheu a todos dando as boas vindas e convidou-os a se sentirem a vontade, pois tudo que víamos havia sido preparados para os donos da festa, no caso os pais.
Por último, o tão esperado memento: O almoço. E, para surpresa de todos, havia comida vontade. Acertaram de cheio. A comida estava maravilhosa. Acho que os pais vão acabar se acostumando com a ideia.
Quero particularmente agradecer a Professora Toinha e a professora Olivina, que são as duas professoras da minha princesa. Ela ama essas professoras e fico feliz por isso. E, de modo geral, a todos que compõem aquele recinto educacional. 
Finalizando, quero parabenizar a todos quantos já vivem essa realidade da paternidade. É realmente algo extraordinário. Ser pai é uma das grandes dádivas de Deus e ao mesmo uma responsabilidade, pois estamos preparando o futuro desse país.
Parabéns Ana Mélia, juntamente com toda a sua equipe.
Saibamos nós que o que ficará é aquilo que plantamos de bom, pois no final iremos colher frutos que com certeza saciará a nossa fome. E plantar a melhor semente no coração de nossas crianças e está preparando o campo para a colheita dos melhores frutos nos anos vindouros. Isso acontece quando educamos com amor, fazendo de nossa profissão de educador um motivo de melhorar o mundo.

Professor Valdeni Cruz      

AULA DE RELIGIÃO NA ESCOLA VICENTE FEIJÓ DE MELO 8º ANO A

Hoje pela manhã aconteceu mais uma aula de de Religião na Escola Vicente Feijó de Melo. Os meninos mais uma vez deram o seu recado. A aula tinha como tema: O QUE É SER FAMÍLIA. A través de cartazes eles demonstraram qual é sua ideia sobre família.
divididos em grupos eles recortaram imagens diversas de gravuras que demonstravam a família e ao lado dessas imagens escreviam frases referentes aos seus sentimentos sobre o que pensam sobre família.





Amigos jovens, nesta edição continuamos as nossas reflexões sobre o ideal da maioria de vocês: formar uma família. Isso deve ser, desde já, objeto de suas preocupações em vista de chegar lá com aquela bagagem de conteúdos e formação espiritual que lhes dê a segurança necessária para a vida em família.
O QUE É FAMÍLIA?
A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto. É a definição que conhecemos. Entretanto, esta convivência pode ser feliz ou insuportável, pois seus laços afetivos podem experimentar o encanto do amor e a tristeza do ódio. E a morada sobre o mesmo teto? Dependendo dessas fases contrastantes, ela pode ser um centro de referência, onde se busca e se vivencia o amor, ou... um mero alojamento.
A família não é algo que nos é dado de uma vez por todas, mas nos é dada como uma semente que necessita de cuidados constantes para crescer e desenvolver-se. Quando casamos, sabemos que, entre outras coisas, temos essa semente que pode germinar e um dia dar fruto: ser uma família de verdade. Devemos, portanto, estar conscientes de que é preciso trabalhá-la e cultivá-la sempre, constantemente, e com muito amor.
O professor de Religião, que sou eu, trabalhei esse tema com eles e desse modo fui fazendo questionamentos a eles sobre a realidade da família nos dias de hoje e de como a família é importante para a vida de uma pessoa.  foi um momento rico e pode ser conferido com as imagens abaixo.


 


Professor Valdeni Cruz

Assassinato de juíza foi 'ato de barbárie', diz presidente do STF


Patrícia Acioli foi morta a tiros na madrugada desta sexta-feira (12).
Cezar Peluso pediu também empenho da PF na apuração do crime.



Débora SantosDo G1, em Brasília
Em nota oficial, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, classificou como um "ato de barbárie" o assassinato da juíza Patrícia Acioli, na madrugada desta sexta-feira (12), em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.
“Crimes covardes contra a pessoa de magistrados constituem atentados à independência do Judiciário, ao Estado de direito e à democracia brasileira. A preservação do império da lei em nosso país exige a rápida apuração dos fatos e a punição rigorosa dos responsáveis por este ato de barbárie”, afirmou o presidente do Supremo na nota.
A magistrada, que levou 16 tiros, estava em uma lista de marcados para morrer, segundo informações da polícia. Peluso classificou o crime como “brutal” e afirmou que a juíza é um exemplo de profissionalismo e dedicação.

Mais cedo, Peluso telefonou para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e para o governador do Rio de Janeiro pedindo a intervenção da Polícia Federal no caso e o rigor nas investigações. O ministro da Justiça determinou a abertura de investigação da PF.

O presidente do STF enviará representante para o velório da juíza nesta sexta, no Cemitério de Maruí Grande, no bairro do Barreto, em Niterói.
Procuradores
A Associação Nacional dos Procuradores de República (ANPR) também divulgou nesta sexta nota em que lamenta o assassinato da juíza. No texto, a entidade afirma que Patrícia sofria ameaças há mais de 5 anos, mas não dispunha de segurança à sua disposição.
Na nota, a associação faz um alerta para a necessidade de garantias aos magistrados e procuradores que, segundo a entidade, sofrem ameaças e pressões freqüentes.
“Garantir que juízes e procuradores possam desempenhar sua função constitucional de investigar, processar e aplicar penalidades a criminosos significa prover as condições necessárias para o desempenho desta importante e indeclinável atribuição. Valorizar as magistraturas do país é dever do Estado, no entanto crescentemente negligenciado: cabe a ele assegurar adequados meios de trabalho aos magistrados que atuam na esfera criminal, sob pena de a sociedade tornar-se refém da bandidagem”, afirmou a entidade.

Veja a íntegra da nota do STF

“Em nome do Supremo Tribunal Federal, do Conselho Nacional de Justiça e do Poder Judiciário, repudio o brutal assassinato da juíza Patrícia Lourival Acioli. Crimes covardes contra a pessoa de magistrados constituem atentados à independência do Judiciário, ao Estado de direito e à democracia brasileira. A preservação do império da lei em nosso país exige a rápida apuração dos fatos e a punição rigorosa dos responsáveis por este ato de barbárie.

A juíza Patrícia Lourival Acioli deixa uma lição de profissionalismo, rigor técnico e dedicação à causa do direito. Que esse exemplo sirva de consolo a seus familiares, a quem encaminho minha solidariedade e sinceras condolências.

Ministro Antonio Cezar Peluso
Presidente do STF e do CNJ”

Evangelho (Mateus 19,3-12)


Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2011
19ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.
7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra, comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”.
11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

VII GINCANA DA ESCOLA ETELVINA GOMES BEZERRA


Dia do Estudante na ESCOLA ETELVINA PENTECOSTE.




Foi um verdadeiro show de apresentações culturais, apresentadas pelos próprios alunos.

Aconteceu no dia de hoje a VII Gincana que teve como tema: SER ESTIDANTE NOS DIAS DE HOJE. Foi uma verdadeira festa.
Alunos das series do 1º, 2º e 3º ano, dos turnos manhã, tarde e noite deram um show de apresentação. Num total de 10 apresentações, onde cada serie juntavam-se as demais turmas de mesma série para apresentarem as modalidades da gincana.
Dentre essas apresentações podemos citar: dança dos anos 60, paródias com o tema: Ser Estudante, peças teatrais, dramatizações, artes (pinturas), músicas, desfile de pessoas caracterizadas das profissões, desfile da garota nota 10.  Em cada apresentação ia ficando um gostinho de quero mais.

A escola Etelvina Gomes Bezerra está de parabéns por promover um evento como este. Através do qual possível ver que com um pouco de criatividade podemos fazer uma escola diferente, onde os talentos são descobertos quase que de repente. 

Nós professores ficamos maravilhados com a capacidade de alguns alunos que mete as caras diante dos demais colegas e fazem a coisa acontecer. É motivo de um sadio orgulho, para nós que lecionamos, pois passamos a ter cada vez mais certeza de que através da educação se muda a realidade de muita gente. Pena que há tão pouco incentivo para o desenvolvimento de projetos como esses, onde os jovens possam sentir que através da arte e da cultura se pode melhorar muito a vida dos deles e de seus colegas, evitando que usem seu tempo para coisas que levem a uma vida de insucesso.

Portanto, está de parabéns a nossa Diretora Josenis, com os outros coordenadores, bem como todos os professores que não medem esforços para darem o melhor de si, apoiando as iniciativas dos meninos e encorajando-os quando esses são desestimulados por outros que não tem coragem de fazer a sua parte. Nessa hora entra a pedagogia dos mestres que com sua palavra ajuda-os a irem em frente e a darem o melhor de si. Prova disso foi o que vimos hoje.

Sinto-me feliz por fazer parte do corpo docente dessa escola, que em meio as dificuldades vem fazendo sua parte. 

            Gostaria de dizer a você que ainda estuda, não desanimes diante dos obstáculos. Eles existem para que possamos aprender a fazer de nossa vida um caminho de sucesso. O sucesso só se adquire com persistência e determinação. Lembre-se que muitas vezes é dentro de uma escola que surgem as oportunidades. Não deixemos que as oportunidades passem por nós, mas estejamos atentos para percebermos quando elas vêm ao nosso encontro.

Parabéns a todos os que de alguma forma continuam sendo estudantes. Acredito que todos ainda estamos nessa escola da vida que vai se realizando todos os dias de nossa existência. Que estejamos sempre dispostos a aprender com os fatos nos cercam no dia-a-dia. Só assim seremos pessoas sábias e em condições de fazer o melhor por si e pelos seus pares.












Professor Valdeni Cruz

PENTECOSTE: RECURSOS DO FUNDEB CRESCEM EM 2011



 Acompanhe o repasse de recursos do Fundeb para o município de Pentecoste!


Fonte: https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4651,0,1.bbx

Jan/11     R$ 1.428.199,12
Fev/11     R$ 1.651.282,64
Mar/11    R$ 1.304.534,79
Abr/11    R$ 1.743.910,01
Ma/11    R$ 1.342.024,04
Jun/11    R$ 1.572.592,13
Jul/11    R$ 1.202.523,88
Total   R$ 10.245.066,61


Publicado pelo Sindsep Pentecoste

Sindsep Pentecoste terá audiência com a Administração Municipal


Ministério Público Estadual convoca o Sindsep Pentecoste e a Administração Municipal  para Audiência no Fórum de Pentecoste.
Data: 17 de agosto
Horário: 15 h
Os servidores públicos aguardam ansiosos pelos resultados que serão obtidos a partir desse encontro! 

Publicado pelo Sindsep Pentecoste

11 de agosto: dia histórico para o desenvolvimento do Ceará



Qui, 11 de Agosto de 2011 18:55
01O Ceará viveu um momento histórico na manhã desta quinta-feira (11). A presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes deram início às obras de terraplenagem da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e inauguraram dois grandes empreendimentos que darão um novo impulso à economia do Ceará: o Terminal de Múltiplas Utilidades do Porto do Pecém (TMUT)  e o sistema de Correia Transportadora. “O Porto do Pecém, assim como todos os equipamentos logísticos de suporte que ele exige, é uma arma dos habitantes do Ceará, e do Nordeste, contra uma ideia muito forte que existe no Brasil, que o Nordeste não pode ter uma Siderúrgica, não pode ter uma Refinaria. Hoje estamos vendo o contrário”, disse a presidenta Dilma Rousseff durante a solenidade Ela ressaltou também que para que esse dia acontecesse, era necessário que o Estado tivesse a frente a liderança política do governador Cid Gomes.

04

A presidenta também lembrou a instalação da Refinaria Premium II no Ceará, que, segundo ela, junto com o Porto do Pecém refletem o modelo de desenvolvimento da indústria brasileira adotado durante a gestão do ex-presidente Lula, e que terá continuidade em sua gestão. “As ações do Governo no Nordeste tratam de construir Refinarias, mas também tratam de tirar os brasileiros da extrema pobreza. O Brasil é hoje o que é porque o Governo mudou o modelo de desenvolvimento do Nordeste”, exemplificou Dilma.

02
Sobre a crise mundial, Dilma considera um reflexo da crise iniciada em 2008, cujo o Brasil foi o primeiro “país a entrar e o primeiro a sair”, disse. “Estamos mais fortes para enfrentar a crise e não vamos enfrentá-la com recessão, mais com projetos como estes inaugurados hoje, que geram emprego e asseguram renda e o mercado interno”. completou. Ela também lembrou que o Governo vai cuidar das indústrias brasileiras, para que o País não se torne apenas um prestador de serviço, como aconteceu com muitos países afetados pela crise mundial. “Seremos um país que preserva suas siderúrgicas e suas refinarias. Nós no Brasil somos capazes porque o nosso destino está nas mãos dos povo brasileiro”, concluiu  a Presidenta.

05

Na ocasião, o governador Cid Gomes lembrou que há cinco décadas o povo cearense sonhava com a implantação da Siderúrgica. “Hoje ela começa a se materializar. Um empreendimento desses é capaz de mudar a base econômica e social de qualquer Estado, e de qualquer país”, discursou Cid. Segundo o Governador, a partir da implantação do empreendimento, que contou com investimentos de US$ 4,2 bilhões, o Ceará vai ter potencialidade para atrair as industrias de base e isso vai gerar mais emprego e renda para os cearenses. “O nosso país não pode ficar exportando matéria-prima. A gente tem que produzir. Isso significa emprego e renda para o nosso povo”, ressaltou. O Governador aproveitou a presença da Presidenta para ressaltar o apoio do Governo Federal na implantação de ações, que segundo ele estão transformando a face social da região Nordeste. Entre ações Cid destacou a construção da Ferrovia Transnordestina, a Transposição do Rio São Francisco e a construção do Cinturão das Águas no Ceará. “Em breve Dilma deve retornar ao Ceará para formalizar o início dos trabalhos do Cinturão”, anunciou.

O Governador também ressaltou a inauguração do TMUT, que vai quintuplicar a capacidade de movimentação de contêineres no Porto do Pecém, e implantação da da Correia Transportadora. Para Cid, com a implantações desses projetos, o Porto do Pecém poderá concorrer com todos os portos do país, e ser uma central de chegada e saída de produtos. “Com a ampliação e a incorporação da nova tecnologia da Correia, o Pecém será um equipamento importante para todo o Nordeste, Brasil e América Latina”, destacou. Ele também fez questão de ressaltar que instalação das Correias respeita todos os padrões ambientais. “Me orgulha muito também saber que o TMUT foi construído pelo menor preço, é assim que funciona a política do Governo do Estado, e que por uma empresa cearense”, ressaltou.

03

A solenidade em São Gonçalo do Amarante também foi marcada pelos agradecimentos dos investidores das empresas coreanas Dongkuk e Posco. Segundo o presidente da Dongkuk, Saejoo Chang, a parceria com a empresa brasileira Vale, as potencialidades naturais do Ceará, a localização estratégica do Porto do Pecém aliados ao apoio dos Governos Federal e Estadual foram imprescindíveis para que as coreanas escolhessem o Ceará como local para instalação do Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). “ Nossa empresa também quer agradecer o apoio e a paixão que o Governador tem demonstrado por esse projeto”, ressaltou. Já o Presidente da Vale, Murilo Ferreira, apresentou os números do empreendimento ao público da solenidade. “ A Siderúrgica tem capacidade inicial de produzir 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano. O empreendimento vai gerar 23 mil empregos diretos e indiretos e vamos utilizar mão-de-obra local. Estre projeto atende demandas importantes e com ele abriremos caminhos para o Brasil”, definiu o presidente da empresa brasileira.

06

Sobre a CSP

A Companhia Siderúrgica do Pecém é um empreendimento estruturante que vai impulsionar o Estado para um novo patamar de desenvolvimento, permitindo maior competitividade. Além disso, a Siderúrgica vai gerar 23 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de construção da Usina e 14 mil durante sua operação. Sua prioridade é utilizar o máximo de mão-de-obra local, de forma a contribuir para o crescimento e desenvolvimento da região. As questões ambientais são uma prioridade. Cerca de 25% dos investimentos, aproximadamente R$ 2 bilhões, serão aplicados em equipamentos modernos e de alta eficiência para controle e monitoramento das emissões atmosféricas, descarte de efluentes e gerenciamento de resíduos. O investimento total e US$ 4 bilhões.

Terminal de Múltiplas Utilidades do Porto do Pecém (TMUT)

Com a construção do Terminal de Múltiplas Utilidades do Porto do Pecém (TMUT) será possível quintuplicar a capacidade na movimentação de contêineres passando das atuais 150 mil contêineres/ano para uma projeção de movimentação estimada em 750 mil unidades por ano. Ao todo, foram investidos R$ 414 milhões, sendo gerados 800 empregos diretos. As obras do Terminal incluíram serviços de ampliação da ponte em 348 metros e do quebra-mar em mais mil metros. Dentro da obra, ainda entrarão em operação dois berços de 350 metros cada, que fazem parte do cais do TMUT. Nessa ampliação, o porto, localizado em São Gonçalo do Amarante, disponibilizará mais 420 tomadas para os contêineres, destinados à movimentação de frutas e alimentos perecíveis, totalizando 1.300 tomadas.

Sistema de Correias Transportadoras

O Sistema de Correias Transportadoras (CT) inaugurado nesta quinta-feira (11) conta com seis quilômetros de extensão e capacidade para movimentar 2.400 toneladas por hora. O sistema é composto por três tramos, sendo um transportador convencional (interligado no píer 1 aos descarregadores de navios GSU e CSU), dois transportadores tubulares, com tecnologia alemã e fabricação totalmente nacional. Em sua implantação foram investidos R$ 156,3 milhões, sendo R$ 120,5 milhões oriundos de recursos do BNDES e R$ 35,8 milhões do Tesouro do Estado.

11.08.2011
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...