sábado, 24 de novembro de 2012

DISCURSOS DA POSSE DO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA





Joaquim Barbosa assume o STF e critica desigualidade da Justiça


Joaquim Barbosa falou dos desafios da Justiça, da atuação do judiciário e disse que a Justiça tem que ser mais rápida e os juízes independentes.


Em Brasília, foi até tarde da noite a comemoração da posse do ministro Joaquim Barbosa como presidente do Supremo Tribunal Federal. No discurso de posse, ele criticou a desigualdade no acesso à Justiça no Brasil.
Em uma cerimônia com toda a liturgia do Supremo, com a presença de Dilma Rousseff e várias autoridades e artistas, Joaquim Barbosa conseguiu dar um tom pessoal. Ao discursar, falou pouco. E prometeu uma justiça sem firulas, rodeios e rapapés. E agradeceu a ‘querida mãezinha’.
O hino nacional tocado no bandolim. Foi assim que Hamilton de Hollanda homenageou o novo presidente do Supremo. E ele não foi o único artista a prestigiar a posse de Joaquim Barbosa.
A família foi em peso da cidade de Paracatu, em Minas, e ficou na primeira fila. Depois de receber autoridades, Joaquim ouviu as saudações dos colegas.
Ao falar da trajetória do primeiro presidente negro do Supremo, o ministro Luis Fux citou o líder sul africano Nelson Mandela e o ativista americano Martin Luther King.
“Sonhe como sonhou Mandela pela igualdade e Martin Luther King, que no Madison Square Garden, revelou ter sonhado que um dia homens seriam iguais, trabalhariam e rezariam juntos. E vê-se hoje que os sonhos não inventam”.
O procurador-geral da República lembrou que o novo presidente do tribunal veio do Ministério Público e aproveitou para criticar o projeto que tramita no Congresso e que pretende diminuir o poder de investigação do órgão. “Privar o Ministério Público dessa atividade de defensor do direito e promotor da Justiça é apartá-lo de si mesmo, é desnaturá-lo até não restar pedra sobre pedra. A quem interessa retirar o poder de investigação?”, questionou Roberto Gurgel.
Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil disse que, ao conduzir o julgamento do mensalão, Joaquim Barbosa ajudou a aproximar o judiciário da sociedade. “Fixou em cada cidadão, em cada cidadã, a real compreensão de que ninguém está acima da lei. E que a igualdade preconizada na lei maior, existe sim. Quem infringe a lei deve responder pelos seus atos”, disse Ophir Cavalcante.
Joaquim Barbosa encerrou a solenidade falando dos desafios da Justiça. Foi um discurso objetivo. Em pouco mais de 15 minutos, o ministro falou sobre a atuação do judiciário. Disse que a Justiça tem que ser mais rápida, e os juízes independentes, distantes de qualquer tipo de influência.
“O judiciário que aspiramos a ter é um judiciário sem firulas, sem floreios, sem rapapés. O que buscamos é um judiciário célere, efetivo e justo. De nada valem as edificações suntuosas, o sofisticado sistema de comunicação e informação, se naquilo que é essencial a Justiça falha. Porque é prestada tardiamente e não rara porque presta um serviço que não é imediatamente fruível por aquele que o buscou”.
O presidente reconheceu as limitações do poder judiciário. “É preciso ter honestidade intelectual para reconhecer que há um grande déficit de Justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados como iguais quando buscam o serviço da Justiça”.
http://g1.globo.com

Justiça - Condenado, Macarrão decidiu: não pagará sozinho


  

Abandonado, melhor amigo de Bruno implodiu a trama montada para proteger o grupo. Confissão é a prova de que não existe a "ética dos bandidos" que citou o promotor do caso


     Macarrão no banco dos réus durante o quinto dia de julgamento


Há quem acredite que entre os criminosos impere, acima da lei, o senso de uma ‘ética dos bandidos’. Ética e crime não podem nem devem habitar a mesma expressão, mas foi o formato encontrado pela ingenuidade para supor sobre “os limites” da ação dos grupos criminosos. Uma delas é a de que, mesmo nos acertos de contas entre gangsters as famílias devem ficar de fora – algo que os filmes de máfia já desmontaram há tempos. Outra seria a que garante pactos de silêncio de forma a preservar os cúmplices de um mesmo crime, como vinha ocorrendo no Caso Bruno, no qual os advogados de defesa conseguiram conservar por dois anos e meio o silêncio da turma que comia churrasco enquanto Eliza Samudio era mantida em cárcere privado com o filho recém-nascido, à espera da morte. A estratégia começou a ser quebrada nesta semana - e já culminou na condenação de dois réus, Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e Fernanda Castro, ex namorada do goleiro. Os demais serão julgados em março do ano que vem. Macarrão foi condenado a 15 anos de prisão, por homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado. Ele se livrou apenas da acusação de ocultação de cadáver. 

A madrugada de quinta-feira foi uma aula sobre o quanto não se deve confiar na existência de algum tipo de princípio vindo de criminosos. Macarrão, que na última semana mirou os jurados e a juíza Marixa Fabiane Rodrigues com o olhar sofrido dos injustiçados, tatuou nas costas, na véspera do sequestro de Eliza Samudio, um juramento de amor ao ex-patrão: “Bruno e Maka, amizade (que) nem mesmo a força do tempo irá destruir, amor verdadeiro”.  Bruno faria uma tatuagem idêntica, disse Macarrão, agora sentindo-se traído. O que eles não sabiam sobre o tempo: passado o prazo de validade de uma amizade sustentada pelo dinheiro – no caso, dinheiro de Bruno – e desgastado o amor capaz de manter em silêncio dois amigos prestes a encarar 10 anos de xilindró, ‘Maka’ não suportou a pressão. Abriu o bico. E tentou salvar a própria pele. “Se alguém destruiu a vida, foi ele quem destruiu a minha”, disse, mostrando que teria, talvez, algum talento para a escrever clássicos da canção brega-romântica na categoria dor-de-cotovelo.

A pena do réu seria de 20 anos de prisão, mas a confissão durante o depoimento em plenário serviu de atenuante. Em 2015, Macarrão poderá solicitar regime semiaberto. "Foi uma vitória com certeza. Como esse caso foi o maior e o mais importante da minha carreira, posso dizer que, tratando-se de um réu confesso de homicídio, foi a minha maior vitória. A confissão foi uma estratégia acertada porque o beneficiou. Não houve acordo. Neste momento, Macarrão está tranquilo", disse o advogado de defesa de Macarrão, Leonardo Diniz.
Para manter o assunto dentro do campo da filosofia de churrasco e botequim, fiel ao universo dos réus, Macarrão cansou de ser ‘mulher de malandro’. Tolerou enquanto pôde o desprezo de Bruno, que foi muito além de não fazer a tatuagem, como combinado. Na semana em que foi preso, o goleiro foi filmado dizendo que “agora ficava difícil confiar” nele (Macarrão). O ex-capitão do Flamento escreve uma carta pedindo ao amigo para assumir o crime, o “plano B” revelado por VEJA em julho. Até aí Maka suportou. Mas chegou a hora de encarar os jurados e Bruno passou dos limites: operou, com seus advogados e o do ex-policial Bola – o tão temido quanto fanfarrão Ércio Quaresma – um desmembramento do processo, para tornar mais fácil sua defesa em um julgamento com menos réus e mais tempo para seus advogados.
É bom ressaltar: nos dias de hoje, por obra da Lei Maria da Penha, até a mulher do 'malandro', daquele que gosta de bater, tem seus direitos garantidos. E o malandro vai preso sem chance de pagar fiança.

A acusação abraçou Macarrão quando Bruno o abandonou. Sensíveis, acostumados às sensações e aos pesadelos que assombram quem ocupa o banco dos réus, promotor e assistentes de acusação perguntaram a Maka: “Vai pagar o preço sozinho, ou vai entregar os que mataram Eliza?” Macarrão ficou com a segunda opção, e deu à Justiça o que faltava, a afirmação em juízo de que Eliza Samudio foi assassinada, e que o mentor do crime foi o goleiro Bruno. Entre eles, passou a haver, além da coleção de artigos do Código Penal, o crime de traição.

Macarrão foi parcial, e manteve segredo em relação à participação de Bola. Por “ética”? Lealdade? Certamente não. Como deixou claro, tem medo de morrer, e para o Ministério Público o matador do grupo é exatamente o ex-policial.
No momento do debate no Fórum de Contagem, na sexta-feira, o competente promotor de Justiça Henry Vasconcelos citou sua hipótese para o fato de Bola, que asfixiou e esquartejou Eliza, ter poupado o filho da vítima, o pequeno Bruninho. “Criança eu não faço, não”, teria dito o assassino. Para Henry, ele teria “parâmetros éticos que não condizem com o de bandidos mais vulgares”. Pela violência e frieza com que agiu o grupo, é mais seguro crer em uma hipótese mais simples para explicar a opção do algoz de Eliza: matar o bebê não estava no preço.
(Cecilia Ritto, Leslie Leitão, Marcelo Sperandio, Pâmela Oliveira e Pollyane Lima e Silva)
http://veja.abril.com.br

QUEM COMO O NOSSO DEUS?


A paz de Jesus!!!!

“Quem como Deus?” Esse foi o grito de humildade e obediência de São Miguel Arcanjo durante a batalha, onde lúcifer se declara contra Deus. Nesse momento o Senhor se calou, pois Ele não nos obriga a nos decidirmos por Ele, então, Ele esperou a decisão de Miguel, e assim que Miguel pronunciou esse grito, reconhecendo, se voltando e declarando quem era o teu Senhor, Deus veio em seu auxílio e o fortaleceu para a batalha e assim Miguel expulsou lúcifer do Céu. Espero ter sido clara nesse trecho. – Durante uma grande tribulação que se passava, no momento da escuridão, da angústia vivida pelo Arcanjo Miguel, Deus se calou e esperou que ele se decidisse, Deus esperou ele proclamar quem era seu Senhor. Irmãos são assim conosco também, quantas vezes diante de nossas tribulações, perguntamos onde está Deu? Vacilamos na fé, e nos esquecemos de olhar e ver que as pegadas não são nossas, mas sim do Senhor que nos carrega no colo. Qual foi a adoração de Miguel? – foi a humildade e a obediência, foi reconhecer-se nada sem o Senhor, foi a fé, ele acreditou, ele sabia que o Senhor estava presente, e o Senhor se manifestou.

“Deus naquela luta venceu servindo- se de Miguel (São Pio)”´, e hoje irmãos o Senhor quer também servir-se de nós para lutarmos em Seu favor, lutarmos do Seu lado, do lado daquele que tudo pode o Senhor espera nossa decisão por Ele, com humildade e obediência,assim como fez São Miguel Arcanjo, perfeito adorador do Verbo Divino.

Adorar é render-se ao Senhor, reconhecer-se totalmente dependente Dele, mergulhar em Sua presença, confiar que Ele tudo fará para nosso bem, deixar que Ele conduza tudo em nossa vida, colocá-lo no centro e não tirarmos os olhos Dele, oferecer tudo o que somos e temos ao Senhor, fazermos tudo com Ele e para Ele. Louvarmos e glorificarmos o Teu nome a todo instante, termos a certeza de que Ele é nosso respirar, nosso ar, nossa vida. Sem Jesus não temos vida, precisamos Dele para viver, e assim amar, sorrir, ser feliz. Ele é O alfa, O ômega, O único rochedo, não existe outro e nem existirá.

Vamos proclamar essa decisão agora e em um momento de reflexão, declararmos o Senhorio de Jesus em nossas vidas. Convido você que terminou de ler esse texto a orar da sua forma agora, assumindo Jesus em sua vida. Eu quero Senhor, eu me decido por Ti, não sou nada sem Ti, Tu és o meu respirar, e por Ti que me levanto todas as manhãs é para Ti que vivo e é Contigo que quero estar. Tu és o meu Senhor!!!! Jesus, único e digno de todo meu louvor e adoração!!!!!

São Miguel Arcanjo, guardai-nos e defendei-nos no combate!!!!

Deus abençoe a todos!!!!!!

http://coracaoadorador.wordpress.com



MENSAGEM PARA ESTE SÁBADO

Olá Brasil!

Bom dia a todos!




Hoje, sábado, nossa cidade interiorana do Sertão Central, Pentecoste, amanheceu nublada. Uma sensação de menos calor. Sentimos saudades de chuvas a bastante tempo e hoje sentimos como que uma esperança de que ela esteja as portas. Clamamos a Deus que abra as comportas do céu e envie chuvas abundantes para nossa Terra seca e rachada. Estamos há mais de 7 meses sem chuvas e a cada dia a coisa fica pior.
Mas apesar de tudo quero neste dia poder celebrar as vitórias. Vitória de um novo dia, uma nova oportunidade que nos é dada para que façamos deste dia um dia melhor. Que estejamos dispostos a olhar o mundo e as pessoas ao nosso redor com outros olhos, com olhos de amor e de repeito e, se necessário, de compaixão.

Paz e bem a todos!

Professor Valdeni Cruz


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Evangelho para hoje (Lucas 20,27-40)


Sábado, 24 de Novembro de 2012
Sto. André Dung-Lac e Comps.


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.
34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se,35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.
37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Em Fortaleza Professores pedem benefícios


Representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindiute) estiveram na Câmara Municipal, ontem, para um debate sobre o Orçamento 2013 na área da educação e também sobre o Piso Nacional do Magistério. O líder do PSB, Elpídio Nogueira, se comprometeu a levar as reivindicações da categoria para serem avaliadas pela equipe de transição de Roberto Cláudio.

Na próxima quinta-feira, dando prosseguimento a essas discussões com as entidades de classe, a Casa receberá membros do Sidfort, que vão conversar sobre o funcionalismo público e a Lei Orçamentária. Em seguida, representantes do Orçamento Participativo (OP) e de setores da área da saúde também apresentarão seus protestos na Câmara.

A reivindicação do Sindiute é, principalmente, que no momento em que se discute o orçamento municipal para o próximo ano, que se coloque os benefícios para os trabalhadores da área da educação. De acordo com Gardênia Baima, uma das diretoras do Sindiute, é natural que os professores contribuam para o debate sobre o orçamento, tendo em vista que existem interesses por parte deles e questionamentos ainda não respondidos pela Prefeitura.

"Buscamos a abertura da conversa, esperamos dar uma ajuda para a atual gestão e para a próxima gestão, tendo em vista que a nossa data base é primeiro de janeiro de 2013. Queremos saber se o orçamento comporta esse reajuste, daí a importância de nossa presença aqui", disse ela.

Uma reclamação da sindicalista foi em relação à indicação política de diretores de escolas públicas. Conforme defendeu, esse modo de escolha não pode ser perpetuado e repetido. Para ela, o correto é realizar um debate sobre seleção para esses cargos.

http://diariodonordeste.globo.com

Luizianne almoça com Elmano e Dilma em Brasília


A prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, o ex-candidato a prefeito Elmano de Freitas e a presidente Dilma Rousseff almoçaram juntos na tarde desta sexta-feira (23) no Palácio da Alvorada, em Brasília. Durante o encontro, foram discutidos assuntos como o futuro político de Luizianne e o balanço de sua gestão frente à Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeita, o almoço durou cerca de três horas e os petistas conversaram sobre a política durante a gestão de Luizianne, falaram sobre o futuro político da atual prefeita de Fortaleza e sobre o papel político dela no Nordeste e no País após o fim do seu mandato.
Esse foi o primeiro encontro da atual prefeita de Fortaleza com Dilma após as eleições de 2012. Durante a campanha de Elmano, Dilma se recusou a gravar depoimentos e participar de comícios com o ex-candidato. A presidente se esquivou da campanha do petista para não se envolver no pleito entre dois aliados. Lula veio no lugar dela e marcou presença na campanha de Elmano.
Luizianne se mostrou desgostosa com o apoio de Dilma ao governador Cid Gomes (PSB) nos últimos meses, mas não se sabe se falou sobre o assunto na reunião. No último dia 8 de novembro Cid foi homenageado no Palácio do Planalto pelo Programa Estadual de Alfabetização na Idade Certa, criação do Governo do Estado que foi adotada pelo Ministério da Educação.
http://diariodonordeste.globo.com

TRANSCENDÊNCIA E IMANÊNCIA DE DEUS - TEOLOGIA - FILOSOFIA


TRANSCENDÊNCIA E IMANÊNCIA DE DEUS NA CONTEMPORANEIDADE NUMA PERSPECTIVA RELIGIOSA.
SOUZA, Antônio José de [1]

RESUMO:

Este artigo propõe-se, de forma tímida, refletir sobre a Transcendência e Imanência de Deus numa perspectiva atual. Afinal, o que é religião?
Se nos reportarmos ao passado, descobriremos como a religião com suas expressões estavam ligadas aos costumes, ao estilo de vida e a rotina, marcando o despertar, as refeições e o repousar do povo. Deus era o centro. Era Aquele que gerenciava a existência de todos,  o Senhor Supremo e infinito que no alto do céu anotava no livro da vida os acontecimentos dos seus súditos. Nesta atmosfera de fé e piedade, os descrentes, sem amor a Deus e sem religião, eram raros.
O tempo passou e trouxe consigo os novos ares da modernidade, da secularização onde reconhecer-se religioso equivale a confessar-se habitante do mundo encantado e mágico do passado.
PALAVRAS-CHAVE: Transcendência, imanência, religião, modernidade, contemporaneidade, ceticismo.

INTRODUÇÃO:

Este artigo propõe-se, de forma tímida, refletir sobre a Transcendência e Imanência de Deus numa perspectiva atual. A questão é que não se pode dissociar tal temática as manifestações inerentes à religiosidade que é a base do que costumamos chamar de religião. Afinal, o que é religião?
Se nos reportarmos ao passado, descobriremos como a religião com suas expressões estavam ligadas aos costumes, ao estilo de vida e a rotina, marcando o despertar, as refeições e o repousar do povo. Deus era o centro. Era Aquele que gerenciava a existência de todos, o Senhor Supremo e infinito que no alto do céu anotava no livro da vida os acontecimentos dos seus súditos. Era o Provedor e Condenador. Nesta atmosfera de fé e piedade, os descrentes, sem amor a Deus e sem religião, eram raros.

O tempo passou e trouxe consigo os novos ares da modernidade, da secularização onde reconhecer-se religioso equivale a confessar-se habitante do mundo encantado e mágico do passado. Onde está  Deus? Onde fica Deus em tudo isso? Continua Deus a sobrevoar o mundo com Sua túnica alva de barba comprida com feição de descaso e desdém para com o mundo que criou? Ou, manifesta-se em tudo e em todos, preso a natureza, a simplicidade das coisas e ao homem?

Ora, mas os recursos que emanam da modernidade se extirpam. E o que acontecerá quando a tecnologia não mais aliviar a dor e nem resolver problemas? Prostraremos-nos com a cara ao chão na busca por Deus... Mas, onde estará Deus? Talvez pensando nisso, Rubem Alves tenha escrito:
"E é quando a dor bate à porta e se esgotam os recurso da técnica que nas pessoas acordam os videntes, os exorcistas, os mágicos, os curadores, os benzedores, os sacerdotes, os profetas e poetas, aquele que reza e suplica, sem saber direito a quem... E surgem então as perguntas sobre o sentido da vida e o sentido da morte, perguntas das horas de insônia e diante do espelho..." (Rubem Alves. O que é religião? – 2008 p 12)

Se for a religião uma convivência com Deus, esteja Ele longe ou perto, ausente ou presente, silencioso ou participante, transcendente ou imanente, então, mesmo no apogeu da modernidade estamos mais próximos duma experiência pessoal com o Divino do que desejamos admitir.

A FILOSOFIA

No transcorrer da história duas visões filosóficas vêm travando uma celeuma entre a relação de Deus com o Cosmo. Uma das visões é o deísmo, que aparta Deus do Universo. A outra é o panteísmo, que mescla Deus com o Universo. A primeira reconhece que Deus é o criador de tudo e todos, mas por está farto deste laçou-o no vazio do espaço para se auto-reger-se elaborando suas próprias diretrizes. Constitui-se então, o que nos habituamos a chamar de transcendência. Já o último apregoa um Deus que se confunde com o Universo, que se manifesta nas criaturas, ou seja, postula uma crença num Deus imanente ao mundo. Na obra que leva o nome Monismo Teista, J. Evans escreve:
"Ao invés de existirem dois seres – Deus e o universo – há apenas um sistema de energia que é, ao mesmo tempo, Deus e o universo." (Ob. Cit., p 329.)

COMO ESTÁ DEUS PRESENTE NO UNIVERSO QUE ELE MESMO CRIOU?

No livro do Gênese encontramos um Deus em uma explosão criadora. Supostamente cansado de viver sozinho, espalha por suas obras fagulhas de sua divindade, pois viu que tudo o que fizera era muito bom (Gn 1, 31). Neste caso, poderíamos afirmar que as criaturas têm na sua essência um caráter transcendental, visto que, sua origem é transcendente por excelência, pois nada e nem ninguém é mais transcendental que Deus (Seu criador).

"Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança..."(Gn 1, 26). Se temos a condição de criaturas advindas de Deus, poderíamos dizer que estamos Nele assim, como Ele está em nós? Obviamente que sim, uma vez que a expiração para a nossa criação vem de Deus, somente dele. A questão é que nem todas as criaturas (homens e mulheres) reconhecem Deus por seu nascedouro. Os seus atos demonstram uma desarmonia com os propósitos Divinos. Alguns estão confusos com os apelos da modernidade que exige imediatismo, cientificismo e desembocam no ceticismo se distanciando de uma espiritualidade ideal. É chagada a hora de observarmos o que Leonardo Boff referenda:
"É a espiritualidade que une, que liga e re-liga e integra. Ela e não a religião ajuda a compor as alternativas de um novo paradigma civilizatório." (Leonardo Boff. Saber cuidar: Ética do humano – compaixão pela terra. 1999 p 21).

Mas, afinal qual a relação instaurada entre a obra e o seu Mentor? Que relação há entre o compositor e sua canção, os progenitores com sua criança, o poeta com sua escrita, o oleiro com sua cerâmica? Seria uma afinidade, uma consanguinidade, uma irmandade, um amor que cuida? Ou seria uma repulsa, um divórcio? Bem, todos os artistas deixam um pouco de si em todo que faz e se isso for verdade, nutrirá por elas uma carinhosa responsabilidade. Então, terá o Artista Divino se tornado presente em Sua obra de maneira tão imanente? Deixemos com Leonardo Boff a resposta:
"Deus, porém, jamais abandonou esse ser humano encurvado sobre si mesmo. Socorreu-o sempre, abrindo espaços para uma humanização que devolve, embora de forma frágil, a estatura originária do ser humano. (...) Chamam de graça: é a presença graciosa humanizante e divinizante de Deus." (Leonardo Boff. Ética e eco-espiritualidade. 2003 p 86).

CONLUSÃO: A CONTEMPORANEIDADE - UM MUNDO DESSACRALIZADO

Dispensam-se as documentações, afinal é só paramos um instante e perceberemos o caos em que vivemos e escutaremos as queixas nervosas. O homem lançou-se na lua como comprovação de sua superioridade e para revelar que o céu não é o seu limite. Rejeitou sua religiosidade. Calou, apagou, matou Deus. Em que ainda iremos encontrar apoio nos dias de hoje? Na razão como muitos disseram e ainda dizem? Hans Küng no seu livro titulado Por que ainda ser cristão hoje? Comenta:
"(...) Não pode simplesmente ser fundamentada de forma racional, unicamente com a razão, como o desejava Sigmund Freud." (Hans Küng. Por que ainda ser cristão hoje? - 2004. p 13)

A consequência da racionalidade cega é a grave crise de orientação. Pois, já não existe o sagrado, a sociedade moderna experimenta conflitos que ela mesma não consegue superar, avaliar e nem mesurar. É o que Rubem Alves denuncia:
"É altamente duvidoso que qualquer industrial, convencido de que a natureza é criação de Deus, e portanto sagrada, tenha perdido o sono por causa dos males da poluição." (Rubem Alves. O que é religião? - 2008. p 10)

Deus é transcendental a nós. Sua benevolência, Sua realeza é real. Somos frutos que brotam alimentados pela seiva que vem de Deus. Deus está acima de nós e nós dentro Dele. Pensar em um Deus alheio ao mundo é um risco demasiado, de modo que, podemos dizer que Deus também é imanente. Assim sendo, concluímos convencidos de que cabe o bom senso, pois ambas as posições filosóficas apresentam um aspecto da verdade.

REFERÊNCIAS

·ALVES, Rubem. O que é religião? – 9ª ed. São Paulo: Loyola. 2008.
·BOFF, Leonardo. Ética e eco-espiritualidade. Campinas, SP: Verus Editora. 2003.
·BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes. 1999
·KÜNG, Hans. Por que ainda ser cristão hoje? / Tradução Carlos Almeida Pereira. Campinas, SP: Verus Editora. 2004.
·SHEEN, Fulton J. Filosofia da Religião. Rio de Janeiro: Agir. 1960.
Autor: ANTÔNIO SOUZA

http://artigos.netsaber.com.br

“O que eu dei foi oração”, diz mãe do ministro Joaquim Barbosa


A posse do novo presidente do STF aconteceu nesta quinta em Brasília
“O que eu dei foi oração”, diz mãe do ministro Joaquim Barbosa“O que eu dei foi oração”, diz mãe do ministro Joaquim Barbosa
Em declaração para a imprensa, Benedita Gomes da Silva, mãe do ministro Joaquim Barbosa, comentou que a única coisa que deu ao filho foi oração e que ele conseguiu chegar à presidência do Supremo Tribunal Federal por conta própria.
“O que eu dei foi oração, ele lutou por conta própria”, disse ela que é evangélica da Assembleia de Deus. Ao lado de parentes e artistas, o ministro Joaquim Barbosa tomou posse do novo cargo nesta quinta-feira (22).
Nascido na cidade de Paracatu, Minas Gerais, em 1954 o ministro se esforçou para conquistar seus sonhos, aos 16 anos ele se mudou para Brasília para morar com uma tia e cursar o ensino médio.
Foi nessa época que ele conseguiu trabalho como compositor gráfico do Senado e mais tarde como oficial do Ministério das Relações Exteriores.
Formado em Direito pela Universidade de Brasília, Joaquim Barbosa é casado com Marileuza Francisco de Andrade com que tem um filho, Felipe, nascido em 1982.
Sempre seguindo carreira pública, Barbosa foi nomeado pelo então presidente Lula em 2003 para o STF. Apenas em 2008 ele conseguiu se tornar ministro efetivo e também vice-presidente da mais alta corte do Brasil.
A posse de Joaquim Barbosa se tornou histórica por ele ser o primeiro homem negro a presidir do Supremo Tribunal Federal.
http://noticias.gospelprime.com.br

Mano Menezes é demitido da seleção brasileira


Decisão foi tomada em reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira (23) na sede da FPF


Mano Menezes não é mais técnico da seleção brasileira. Uma reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira (23), na sede da Federação Paulista de Futebol, definiu a saída do treinador. Participaram da reunião o presidente da CBF, José Maria Marin, e Andrés Sanchez, diretor de seleções da entidade.
Mano MenezesMuito ligado a Mano desde a época em que este era treinador do Corinthians, Andrés Sanchez ainda não revelou se continuará ou não com seu cargo na CBF. Ainda nesta sexta-feira (23), ele dará uma coletiva de imprensa, às 17h (de Brasília), para esclarecer a situação e comentar sobre o futuro da seleção. A nova comissão técnica será anunciada no início de janeiro.

Nem mesmo o título do Superclássico das Américas, vencido nesta quarta-feira (21), melhorou a imagem de Mano perante Marin. Para o presidente, o treinador nunca foi o preferido, dado que ele ainda havia sido escolhido na época em que Renato Teixeira era o comandante supremo.

A trajetória de Mano na seleção foi bastante conturbada. O treinador não conseguiu resultados expressivos contra equipes mais tradicionais (foram derrotas para Argentina, duas vezes, França e Alemanha) e também foi muito mal em competições oficiais, como Copa América e Olimpíadas. Na primeira, caiu diante do Paraguai nas quartas de final. Em Londres, ficou com a prata. Foram 102 jogadores convocados desde o dia 10 de agosto de 2010, quando estreou no Brasil.

Depois de obter sucesso à frente do Corinthians (onde ganhou a Série B, Copa do Brasil e Paulista), Mano aceitou o convite de assumir a vaga de Dunga na seleção brasileira, no dia 24 de julho de 2010. Ele, porém, não era a primeira opção da CBF, que negociou antes com Muricy Ramalho, então no Fluminense. Embora o atual comandante do Santos tenha aceitado o convite, a equipe carioca vetou a liberação

Ao assumir, ele recebeu a missão de renovar o elenco após as duras críticas sofridas durante a Copa do Mundo de 2010. A intenção era apagar os rastros de Dunga. Mano conseguiu 21 vitórias, seis empates e seis derrotas. Embora tenha apostado em jovens, por vezes chamou de volta astros como Ronaldinho Gaúcho e, mais recentemente, Kaká. No entanto, o símbolo dessa nova geração foi Neymar, principal jogador da era Mano e artilheiro, com 17 gols em 27 jogos.

A CBF ainda não anunciou quem será o substituto, que terá que preparar uma seleção competitiva em pouco tempo. Os favoritos, no entanto, são Muricy Ramalho, Luiz Felipe Scolari e Tite. A missão será preparar a equipe para a Copa das Confederações no Brasil em 2013 e a Copa do Mundo, em 2014.

http://esportes.r7.com

VEREADORES DISCUTEM ORÇAMENTO E LEI ORGÂNICA

 Professor Valdeni Cruz


Como todos sabem, a Câmara de vereadores de Pentecoste se reúne, ou pelos menos deveria se reunir todas quintas-feira. Nesta quinta, 22 de novembro, os vereadores estiveram reunidos para  votarem em 1º turno o Orçamento para 2013. É claro que o orçamente tem que ser votado. Porém, este orçamento deveria ter a participação da sociedade, visto que se trata de recursos públicos e, portanto, todos deveriam ficar informados sobre os fatos para saberem quanto e onde serão aplicados os recursos públicos no próximo ano. 
Acontece que dificilmente ficamos sabendo o que vai acontecer na Câmara. Eu fico perplexo quanto a incapacidade de articulação de nossa Câmara de vereadores de fazer do Legislativo um lugar de interação dos legisladores com povo. Pasmem, as vezes em que aquela Câmara esteve lotada foi quando o sindicato e outras intuições convocou o povo para participar das sessões, através dos programas de rádio, dos blogs, redes sociais, etc. 
Uma Câmara que não tem um site,  um blog, nada que sirva de comunicação com o povo, não sei nem o que dizer, pois estamos na era da informação e nada nesse sentido existe em nossa Câmara. É lamentável.
Nunca é feito uma convocação por parte dos legisladores para que o povo  se façam presentes numa votação importante. Parecem que Eles esperam que ninguém vá mesmo e quando o povo vai  é como se se sentissem incomodados. Não sei porque, pois o povo vai para ouvir as discussões e tentar saber o que de fato está acontecendo. Mas talvez seja por não haver esses debates ou essas discussões, que o povo espera que aconteça, que se sintam incomodados. O que acontece de fato é que eles já recebem tudo pronto e simplesmente votam. Eles não demonstram qualquer reação a favor ou contra. Exceto, um ou dois. Durante estes anos todos e das vezes que participei das sessões da Câmara tive vergonha dos que se dizem representantes do povo, pois em anda ou em quase nada o povo se sentiu representado.
Sempre estiveram do lado que não precisa de defesa, ou seja, do Executivo. Tudo o que o executivo manda é uma lei para ales. Não usam de seu direito de fazer leis voltadas para o povo, em defesa do povo, em defesa do trabalhador. Uma Lei Orgânica que foi colocada em pauta se não fosse o "Sindsep" e a sociedade civil lutando para impedir as votações da mesma, nós estaríamos perdidos, visto que a Lei retirava aquilo que já havíamos conseguido a duras penas. Lembramos aqui do Quinquênio e da Licença Prêmio que é um direito garantido e que a Nova Lei retirava esse direito. Eles, os vereadores, nem sabe do que se trata. Porém, sem nenhuma consideração votariam a Lei se não fosse nossa luta pela não votação da Lei do jeito que ela estava. Mas, passado o tempo, a Nova Lei volta para a discussão da Câmara. Mas uma vez ninguém sabe. Soube hoje do assunto porque Dr. Valéria, advogada e vereadora e diga-se de passagem uma das que mais brigou dentro daquela Câmara para que as coisas fossem mais claras e a que mais se destacou dentro da Câmara, me falou da possível apresentação da Lei e da votação do Orçamento no 2º turno na Próxima semana. 
Portanto, precisamos ficar atentos, do contrário, a Lei será votada do jeito que estava antes, pois as discussões da Lei Orgânica nunca foram pra frente por falta de interesse do executivo. O próprio sindicato se propôs a fazer um longo debate sobre, mas foram empurrando pra frente e já estamos no fim do ano e agora eles dizem ter pressa por causa de um concurso que virá por ai.
Na realidade o que acontece que não há nenhum interesse em fazer a coisa certa. Tudo é feito da maneira que bem entendem. O povo fica sempre assistindo tudo acontecer e, por não entender, ou por estar anestesiado, simplesmente ignora a razão dos fatos. 

Portanto, mas uma vez, estejamos disponíveis para a luta.      

Evangelho de hoje (Lucas 19,45-48)


Sexta-Feira, 23 de Novembro de 2012
33ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

JOAQUIM BARBOSA ORGULHA O BRASIL NO DIA DE HOJE

JOAQUIM BARBOSA O PRIMEIRO NEGRO A PRESIDIR A SUPREMA CORTE DO BRASIL - O QUE REFORÇA A DEMOCRACIA BRASILEIRA! O BRASIL ESTÁ DE PARABÉNS!


Momento Histórico  - ao lado da Presidenta Dilma Ministro Joaquim Barbosa toma posse como presidente do STF  Suprema Corte do Brasil - Fortalece-se nossa democracia o Brasil está de parabéns


Sem dúvida que o Brasil vive hoje um momento histórico, quando o primeiro negro toma posse como presidente da Suprema Corte do Brasil. Se é um orgulho para os negros, para os pobres, pois o ministro tem origem humilde e tinha tudo para ser um marginalizado social, É UM ORGULHO PARA O BRASIL. Pois sua posse fortalece a democracia, pois é um exemplo vivo de que já existe alguma igualdade de todos perante a lei, que direitos humanos fundamentais deixam, em parte de ser teoria, e tornam-se práticas no Brasil. UM PRESIDENTE OPERÁRIO, UM PRESIDENTE DO STF NEGRO, SÃO FATOS QUE ENTRARÃO PARA SEMPRE NA HISTÓRIA DO BRASIL. LEMBRANDO QUE COUBE AO PRESIDENTE OPERÁRIO, AO PRESIDENTE LULA, INDICAR O PRIMEIRO NEGRO PARA O STF.

Mas o que torna a posse do Ministro Joaquim Barbosa simbólica, importante, histórica, não é apenas o fato de ser negro, MAS O FATO DE SER UM MAGISTRADO LIVRE, AUDACIOSO, DE QUALIDADE, QUE TEM UMA POSTURA QUE SIMBOLIZA O QUE A SOCIEDADE QUER DE UM JUIZ, CAPAZ DE SEGUIR O QUE ESTÁ PREVISTO NO ARTIGO 125/133 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, AUTÔNOMO, INDEPENDENTE,  COMO PREVÊ A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EXERCENDO O SEU PAPEL DE FORMA A TORNAR REAIS OS OBJETIVOS DA REPÚBLICA TAIS COMO CONSTRUIR UMA SOCIEDADE JUSTA, LIVRE, SOLIDÁRIA, ANIQUILANDO TODA E QUALQUER FORMA DE PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, DESAGUANDO SEMPRE NA EFETIVAÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E NO RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS E FUNDAMENTAIS DA REPÚBLICA BRASILEIRA.

CONCLUSÃO: Com certeza, a imagem do Brasil entre os povos deixa de ser apenas a imagem do país do samba, da natureza, da mulher bela e do futebol, para ser também a de um país que marcha rápido para ser um exemplo de democracia e de justiça social em todo o planeta. O Brasil pode estar longe do que sonhamos, mas já muito avanço e tem avançado. 

O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA É UM EXEMPLO PARA OS NOVOS JUÍZES, PARA QUE OS BONS JUÍZES PERMANEÇAM BONS E CADA VEZ MELHORES E UM RECADO PARA OS MAUS JUÍZES, QUE O BRASIL NÃO TEM MAIS LUGAR PARA TAIS TIPOS DE MAGISTRADOS. O BRASIL, SEM DÚVIDA, RUMA AOS SALTOS PARA UM NOVO AMANHÃ. CADA VEZ MAIS ME ORGULHO DE SER BRASILEIRO! ORGULHEMO-NOS!

FONTE: DR. VALDECY ALVES

 http://valdecyalves.blogspot.com.br

PROFESSORES DE PENTECOSTE AGUARDAM RETROATIVO DO PISO DO MAGISTÉRIO


                                    

Os professores de Pentecoste estão aguardando o pagamento do retroativo do Piso do Magistério referente aos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano. Segundo a Secretária de Educação, o pagamento seria feito em junho. Em seguida prometeu que seria realizado em duas parcelas: uma em setembro e a outra em outubro. 
Até o momento, esse pagamento não foi realizado. A  esperança do Sindicato é que este seja feito até o dia 30 de dezembro de 2012. 

Os professores querem receber apenas o que é seu, de direito!!
Fique de olho!!!  


Publicado pelo Sindsep Pentecoste

CRIMINALIDADE A SOLTA


Professor Valdeni Cruz

Quando falamos de violência, muitas vezes imaginamos os grandes centros urbanos. Isso porque a mídia está sempre mostrando as diversas realidades ocorridas diariamente pelo país fora. Seja violência no transito, contra a mulher, assaltos, trafico, entre outros. Achamos que isso só esta acontecendo lá, bem longe de nós. Entretanto, não é bem verdade. Aqui mesmo em nossa cidade pequena e interiorana, conhecida como Pentecoste, no Estado do Ceará, não fica fora desta realidade. Só neste ano de 2012 já aconteceram diversos assassinatos, assaltos e alguns casos seguidos de mortes, roubos e o caso que mais repercutiu foi a assalto ao Banco do Brasil, onde a cidade foi pega de surpresa deixado-a de ajoelhada diante de uma turma de assaltante colocando a cidade em pânico. Os bandidos armados e muito bem articulados colocaram artefatos explosivos dentro do banco para explodir o cofre e dessa explosão quase que destruíram o banco. Era como num filme, mas era real. As pessoas trancadas em suas casas e os bandidos correndo nas ruas com escopetas e fuzis apontadas para as casas e todos apavorados dentro de suas casas. A segurança do município, esta ficou acuada dentro da delegacia sendo alvejada por tiros. As viaturas ficaram pipocadas de tiros e os policiais sem poderem esboçar nenhuma reação.

Esta, claro, não é uma realidade somente aqui no nosso Estado ou em minha Cidade, mas uma realidade em nível de Brasil. Porém, nós mesmos muitas vezes ficamos admirados com o que acontece lá fora e acabamos esquecendo o que acontece ao nosso redor. Na realidade estamos ficando refém do medo que toma conta de todos. Ninguém sai mais segura de casa para ir a nenhum lugar. Estamos sempre desconfiados de que algo possa acontecer.

Creio que o Brasil precise tomar uma postura que melhores as condições de segurança. Do contrário, vamos pagar um preço muito alto.

INSEGURANÇA NO CEARÁ

Foto: INSEGURANÇA TOTAL NO CEARÁ: no ano de 2012 já ocorreram 35.114 assaltos, no mesmo período em 2011 tinham ocorrido 29.606 assaltos. OU SEJA EM 2012 OS ASSALTOS AUMENTARAM 18%. O MESMO QUE SE DIGA QUANTO AO NÚMERO DE HOMICÍDIOS E ASSASSINATOS DE MULHERES QUE SÓ AUMENTAM. Observação: não confundir quantidade de assaltos com eficácia do roubo, POIS ROUBAR EM QUANTIDADE E OBTER MAIS DINHEIRO QUE NA MEGASENA ACUMULADA ISSO É ESPECIALIDADE DE PREFEITOS CORRUPTOS - estes são os assaltantes mais eficazes, mestres, que prejudicam milhares de pessoas por desviarem verbas de políticas públicas para suas contas, que na saúde é sinônimo de morte! ELES MATAM TAMBÉM MAIS QUE OS LATROCIDAS!
INSEGURANÇA TOTAL NO CEARÁ: no ano de 2012 já ocorreram 35.114 assaltos, no mesmo período em 2011 tinham ocorrido 29.606 assaltos. OU SEJA EM 2012 OS ASSALTOS AUMENTARAM 18%. O MESMO QUE SE DIGA QUANTO AO NÚMERO DE HOMICÍDIOS E ASSASSINATOS DE MULHERES QUE SÓ AUMENTAM. Observação: não confundir quantidade de assaltos com eficácia do roubo, POIS ROUBAR EM QUANTIDADE E OBTER MAIS DINHEIRO QUE NA MEGA SENA ACUMULADA ISSO É ESPECIALIDADE DE PREFEITOS CORRUPTOS - estes são os assaltantes mais eficazes, mestres, que prejudicam milhares de pessoas por desviarem verbas de políticas públicas para suas contas, que na saúde é sinônimo de morte! ELES MATAM TAMBÉM MAIS QUE OS LATROCIDAS!

Dr. Valdecy Alves, advogado

CORRUPÇÃO EM TRAIRI - CEARÁ

Em Trairi além da prisão e afastamento do atual grupo político que governava o município - acusados por corrupção - a oposição que venceu as eleições também tem grande parte dos seus membros na cadeia - acusados de corrupção eleitoral - o curioso é que a Procap - procuradoria dos crimes contra administração pública - órgão do ministério público estadual - anunciou em toda mídia que outros candidatos eleitos poderão ser presos - por corrupção eleitoral e rateamento das prefeituras - correm o risco de não tomarem posse - deve ter muito candidato eleito no ceará suando frio - pois a prova são ligações telefônicas grampeadas - essa forma de trabalho da Procap é realmente revolucionária - uma verdadeira vacina contra corrupção - oxalá prendam no presente muitos futuros ladrões - evitando futuros roubos - pois em muitos municípios não há gestores - mas quadrilhas e puro crime organizado desviando dinheiro sobretudo da saúde e da educação! Gente que não trabalha - parasitas que só roubam e o dinheiro do povo! Resultando em violação a direitos humanos universais, mínimos e básicos!

Dr. Valdecy Alves, Advogado

PROVA DO SPAECE

Professor Valdeni Cruz


Hoje as escolas estaduais do Ensino Médio do Ceará estão realizando o 4º dia de provas do SPAECE para os alunos do Ensino Médio. Esperamos que nossos meninos aqui de Pentecoste obtenham bons resultados. Ontem, pude acompanhar o primeiro dia de prova do pessoal do 3º ano do E.M. e vi o quanto estavam concentrados e com muita vontade de realizarem uma boa prova. 
Nós professores, ficamos sempre na maior torcida para que todos se saim bem, pois sabemos que numa prova dessas pode está a decisão de vida de muitos de nossos meninos para o futuro. É por meio delas que muitos podem sentir-se que estão prontos para qualquer outro tipo de prova (concursos). Acho louvável este tipo de avaliação. Demonstra que nosso Estado está amadurecendo e entendendo que é preciso fazer mais fazer melhor pelos nossos jovens e crianças.
Portanto, desejamos mesmo e este espaço virtual, que no caso sou eu, desejo muito sucesso a todos os que se determinam a quererem o melhor para si.

Sucesso a todos!!!!! 

AULA DE GEOGRAFIA 9º ANO

Professor Valdeni Cruz

Hoje trabalhamos na aula de geografia com os alunos do 9º ano, o país da China. Considerado um país continental pela sua extensão territorial com 9,5 milhões de km². Sua população é de mais 1.300 bilhão de pessoas. 
Achina está em ascensão há alguns anos, crescendo em torno de 10% ao ano e é um dos países que mais tem gerado empregos nos últimos anos. Um país que tem se modernizado numa velocidade sem precedentes. Entretanto, continua sendo um país de fortes traços culturais herdados de seus ancestrais. A china é uma civilização com aproximadamente 5 mil anos e por isso mesmo mantém toda esta força das tradições incorporadas a vivência de seus povo.
Achina também é um país que tem aberto suas portas ao mundo através da exportações e importações cada vez mais abrangentes. Desse modo, não raro que empresários de várias partes do mundo queira investir na China.
Apesar de todos estes avanços da China, este ainda é um país desigual. Grande parte da população continua morando na zona rural onde o desenvolvimento chega a passos lentos.  
Aula Bastante proveitosa onde foi possível fazer comparações entre Brasil e China e outros países.  

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Evangelho de hoje (Lucas 19,41-44)


Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2012
Santa Cecília



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Análise: Brasil discute salário e se esquece da formação do professor


ILONA BECSKEHÁZY


ESPECIAL PARA A FOLHA

Parece óbvio aos brasileiros que tenhamos que aumentar a qualidade (e a equidade) da educação que oferecemos no país. Para isso, temos que começar respondendo a duas perguntas: quais são os componentes da excelência e da equidade educacional e quanto eles custam em seu conjunto no contexto brasileiro.

Poderíamos queimar etapas para responder à primeira pergunta se resolvêssemos ler e incorporar os achados das pesquisas internacionais que esmiúçam há décadas os sistemas competentes de ensino (excelentes e equitativos) e que já mapearam o que permite aos sistemas escolares ensinarem conteúdos, valores e comportamentos à maior parte de seus alunos, mesmo que eles tenham origens familiares muito diferentes.

Mas resolvemos queimar etapas na segunda pergunta, já respondendo que temos que gastar 10% da produção interna de riqueza com educação, que ela vem do pré-sal e que os professores devem ter aumentos de salário indexados à arrecadação de impostos, mesmo que não tenhamos a menor ideia de como todos estes gastos vão fazer com que nossos alunos aprendam mais e de forma mais justa.

Educação de qualidade, a partir de um contingente professoral de alto nível está para o desenvolvimento social e cidadão do país como o consumo e os valores da classe média estão para a estabilidade econômica e democrática.
Da mesma maneira que podemos nos intoxicar quando a classe média resolve gastar mais do que ganha, podemos nos envenenar se pagarmos muito a professores que sabem pouco sobre como dar uma boa aula. É a formação dos profissionais da educação que vem antes do salário, e não o contrário.

http://www1.folha.uol.com.br

Piso de docente terá reajuste menor em 2013


FLÁVIA FOREQUE


DE BRASÍLIA

O reajuste do piso nacional do professor em 2013 deverá ficar abaixo de 10%, menos da metade dos 21% previstos no início deste ano.
O número, que está sendo finalizado pelos ministérios da Fazenda e da Educação, é usado para corrigir o salário dos docentes da rede pública que lecionam do ensino infantil ao médio (educação básica).

Diante do baixo crescimento da economia brasileira, técnicos do governo já admitem que a correção pode ser até inferior aos 7,86% registrados em 2010, o menor desde a definição do piso nacional, há quatro anos.
O problema neste ano é que, com a menor atividade econômica, a arrecadação da União ficou abaixo das projeções. Como a atualização anual do piso está atrelada a uma cesta de impostos que compõem o Fundeb (fundo para a educação básica), a estimativa do reajuste dos professores em 2013 despencou.
A queda foi comunicada informalmente a alguns secretários de Educação e reacendeu o debate sobre mudanças na fórmula do reajuste.
Editoria de Arte/Folhapress

Hoje, nenhum professor de escola pública pode ganhar menos do que R$ 1.451 mensais para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Com base na estimativa atual, o ganho no ano que vem deverá ficar abaixo de R$ 145. Perdem os professores, mas os prefeitos e principalmente os governadores devem ficar aliviados, já que haverá impacto menor nas contas públicas.
Os governadores defendem uma alteração na metodologia atual e sua substituição por um reajuste atrelado à inflação, para garantir uma fórmula mais previsível. No mês passado, seis governadores questionaram no Supremo Tribunal Federal a regra em vigor.
Já os trabalhadores da educação, preocupados com o baixo reajuste no próximo ano, querem assegurar um índice que reponha a inflação e assegure um ganho real, calculado a partir do Fundeb.
Segundo a CNTE (confederação dos professores), pagam o piso ao professor da educação básica ao menos 14 Estados, além do Distrito Federal --onde estão 50% do total de 1,78 milhão de funções docentes da rede pública (um mesmo professor pode ocupar mais de uma função).

Procurado, o MEC afirmou que a reestimativa de recursos do fundo só é definida no final do ano. "Portanto, qualquer avaliação sobre o volume de reajuste, ou de eventual mudança na
fórmula, é precipitada", afirma, em nota.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...