sábado, 29 de novembro de 2014

SERVIDOR DE PENTECOSTE RECEBE DURO GOLPE CONTRA SEUS DIREITOS

Professor Valdeni Cruz




Caros amigos servidores de Pentecoste, bom dia!!!

Gostaria de iniciar minhas palavras com um profundo sentimento de indignação a postura da Senhora Prefeita de Pentecoste, a Sra. Ivoneide Moura.

É do conhecimento de todos que os servidores de Pentecoste, aqueles que fizeram o Concurso para 20 horas, no ano de 2003, ganharam na justiça em todas as instâncias, o direito de trabalharem somente 20 horas e receberem o salário mínimo. Esse direito passou a valer desde novembro de 2013, quando do então despacho da atual Juíza de Pentecoste mandou cumprir o pagamento de um salário mínimo para todos os que estavam dentro da situação. De lá pra cá o Sindsep vem travando uma luta para manter este direito dos servidores em vigor, pois os mesmo passaram a ser ameaçados deste então a não usufruir de seus direitos. Muitas foram às ameaças sofridas pelos servidores nos seus postos de trabalhos quando decidiam cumprir o que o Supremo tinha determinado: trabalharem apenas 20 horas, ou 4 horas diárias. A gestão municipal não se conforma com a posição da justiça em favor dos servidores e tenta a todo custo descumprir este direito. Tendo se passado um ano, a Prefeita resolve, em plena véspera de Natal, colocar em ação seu plano de vingança contra os trabalhadores, atingindo de forma brutal os mesmos retirando-lhes meio salário de quem já ganha tão pouco. É uma lesa a dignidade daqueles que trabalham para garantir o mínimo na prestação de serviço a este município e, ao mesmo tempo, garantirem o mínimo para a sobrevivência sua e de seus familiares. Saibam todos que esta afronta não é contra o SINDSEP, pois, como já dissemos tantas vezes, sindicato não é um prédio, sindicato são os filiados, as pessoas. São elas que pagam o preço pelas atitudes daqueles que acham que são donos do mundo. Mas que fique claro: primeiro será feita a justiça dos homens e depois a justiça de Deus. Aqueles que tiram da mesa do pobre não ficarão impunes. E, se estão tirando por vingança contra estes, ah podem ficar certos, Deus os punirá com rigor, pois como diz a Bíblia: os pobres podem ser abandonados pelos homens, mas sua lembrança está na presença de Deus e ele mesmo se encarregará de fazer-lhes justiça.
É bom lembrar que durante este ano de 2014 a Prefeitura, mesmo tendo perdido tudo na justiça, resolve recorrer ao Supremo novamente com o pedido de EMBARGOS DECLARATÓRIOS, pedindo ao Supremo que se posicionasse de maneira mais clara sobre a decisão do ministro Joaquim Barbosa que Julgou o caso na época. Acontece que este mesmo Supremo vem se manifestando desde o momento que o Processo chegou ao Plenário para apreciação, negativamente, ou seja, o STF por unanimidade tem rejeitado os embargos. Para nós fica a surpresa: em se pauta a Senhora Prefeita para descumprir uma ordem do Supremo? Em que se baseia tamanho autoritarismo?
Apesar de tantos desmando no qual vive nosso país, creio que as leis deste país ainda estejam em vigor e que a justiça a de se manifestar para fazer justiça a quem de fato merece que é o servidor.

Portanto, companheiros, avante! Não esmorecer diante de mais afronta. É hora de redobrar a luta e confiança de que a justiça será feita. O SIDSEP continua firme junto do servidor.  


sexta-feira, 28 de novembro de 2014

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO




PENTECOSTE – CEARÁ

PERÍODO: 28 DE NOVEMBRO A 08 DE DEZEMBRO DE 2014.

TEMA: “Celebremos com Maria os 150 anos de uma

Igreja Comunidade de Comunidades, por uma conversão Pastoral”.

1484614_623310827791989_1641103141730927260_n


PROGRAMAÇÃO:

Dia 28 de novembro, (sexta – feira) – Abertura da Festa.

18:30h: Moto carreata saindo da Capela de N. Sra. de Fátima até a Igreja Matriz, onde haverá o Hasteamento da Bandeira e Missa.
Noitários: Equipe de Liturgia, Comunidade Várzea do Gado e Representação das demais comunidades.
Presidente: Pe. Adelino – São Luís do Curu
Coral: Menino Jesus de Praga – Várzea do Gado

Dia 29 de novembro, (sábado) – Primeiro dia da Novena.

Noitários: MESC, Acólitos, Secretaria de Saúde, Hospital, Postos de Saúde, Igreja Matriz, Capelas de Santo Antonio e São Pedro (Sede)
Presidente: Pe. Farias – Catedral de Itapipoca
Coral: MESC e ECC

Dia 30 de novembro, (domingo) – Segundo dia da Novena.

Noitários: Legião de Maria, Correios, SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos de Pentecoste) e Comunidades: Núcleo “C”, Núcleo “D”, Núcleo “E” e Núcleo “F”.
Presidente: Pe. Antonio Simplício – Fortaleza
Coral: Sublime Canto

Dia 01 de dezembro, (segunda – feira) – Terceiro dia da Novena.

Noitários: COT, Polícia Civil, Polícia Militar, Motoristas, Motoqueiros e Comunidades: Serrota, Vila Nova Serrota e Núcleo “A”.
Presidente: Pe. Régio – Paracuru
Coral: COT

Dia 02 de dezembro, (terça – feira) – Quarto dia da Novena.
Noitários: Pastoral do Dízimo, Banco do Brasil, Secretarias: Ação Social, Cultura e Turismo, Finanças, Obras, Agricultura, Meio Ambiente e Comunidades: Riacho da Porta, Gado Bravo,
Poço Frio, Núcleo “G”e Nova Canudos.
Presidente: Pe. Ribamar – Tejuçuoca
Coral: Luz Divina – Paraipaba

Dia 03 de dezembro, (quarta – feira) – Quinto dia da Novena.

Noitários: Juventude Missionária, COMIPA, Terço dos Homens e Comunidades: Maracajá, Madeira Cortada, Olho D’água e Cacimbas.
Presidente: Pe. Douglas – Croatá
Coral: Renascer

Dia 04 de dezembro, (quinta – feira) – Sexto dia da Novena.

Noitários: Pastoral da Catequese, Comerciantes e Comunidades: Lagoa Grande, Lagoa de Dentro e Vila Nova Maracajá.
Presidente: Pe. Aldenor – Fortaleza
Coral: Perseverante na Fé.

Dia 05 de dezembro, (sexta – feira) – Sétimo dia da Novena.

Noitários: Apostolado da Oração, DNOCS, e Comunidades: Alto Branco, Capivara, Muquém e Irapuá.
Presidente: Pe. Manoel – Providência
Coral: Apostolado da Oração.

Dia 06 de dezembro, (sábado) – Oitavo dia da Novena.

Noitários: Pastoral da Juventude, Pastoral da Criança, Secretaria de Educação, Escolas, Comunidades: Santa Luzia, Aliança, Coelho, Assentamento Lagoa Grande e Núcleo “B”.
Presidente: Pe. Edvaldo – Reitor do Seminário Dom Paulo Ponte – Fortaleza
Coral: Unção e Fé – Serrota.

Pós-missa: BINGO

Dia 07 de dezembro, (domingo) – Último dia da Novena.

Noitários: ECC, Pastoral Familiar, Comunicação, Rádios: 98,7 FM, Difusora Vale do Curú, FM Caxitoré 91.9, Somzoom Sat, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Comunidades: Ipueira Funda, Carnaúba, Escola de Agronomia e Xixá.
Presidente: Pe. Fernando Silva Pontes – Fortaleza Coral: Santa Cecília.

Pós-missa: LEILÃO

Dia 08 de dezembro, (segunda – feira) – Encerramento da Festa.

08:00h: Missa Solene
Responsável: Legião de Maria.
Presidente: Dom Frei Antonio Roberto Cavuto – Bispo Diocesano de Itapipoca
Coral: Santo Antonio.
17:00h: Procissão e encerramento com Missa.
Responsáveis: Conselho Paroquial e Equipe de Formação.
Presidente: Pe. Ailton – General Sampaio
Coral: Louvor e Adoração.

Observação: Leituras da Liturgia Diária.

Confissões

A partir do dia 29 de novembro às 18:00h na Igreja Matriz.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

OBRA PARA NA FRENTE DO BRANCO DO BRASIL


Professor Valdeni Cruz

Essa imagem foi tirara em frente ao Banco do Brasil. Trata-se da Obra de Revitalização dos entornos do mercado. Uma obra que, segundo os vereadores, foi orçado em 400 mil reais. Porém, ainda segundo ainda os vereadores, a obra não foi bem projetada e que o material não atende as especificações do Projeto inicial. A obra por sinal tá parada prejudicando os comerciantes. Ainda foi dito na câmara que o próprio engenheiro da prefeitura condenou a obra. O que nos deixa indignados com a tal irresponsabilidade. Diante disso, já sabemos quem vai pagar por tudo: a população.


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Professor deveria ganhar R$ 9.500, diz Cristovam Buarque a Roberto D'Avila


Incansável defensor da educação no Brasil fala sobre seu projeto de escola ideal em entrevista na GloboNews: 'Educação de qualidade é questão moral'.
FACEBOOK
O senador Cristovam Buarque é um incansável defensor da educação como causa transformadora do Brasil: “A bandeira do Brasil, em vez de ‘Ordem e Progresso’, seria ‘Educação é Progresso’”, disse em entrevista a Roberto D`Avila neste sábado, na GloboNews.
A bandeira do Brasil, em vez de ‘Ordem e Progresso’, seria ‘Educação é Progresso’"
Cristovam Buarque
Inconformado com o Brasil atual, o senador acredita que só a indignação é capaz de mudar o país. "Eu não tenho dúvidas do que hoje o que falta é uma força moral. Eu me lembro inclusive que recomendei a Marina Silva que em vez de criar um partido, ela fosse uma espécie de Betinho do século XXI, trazendo uma liderança moral. E hoje a gente precisa. Só uma força moral vai fazer com que a educação fique boa", afirma Buarque, que foi ministro da Educação entre 2003 e 2004, durante o primeiro governo Lula.
"A saúde de qualidade é uma questão moral. Educação de qualidade é uma questão moral. Enquanto ficarmos apenas no discurso político-econômico, este país não desperta para a necessidade de acabar com essas duas indignidades. Isso sem falar na corrupção – que já é, em si, uma imoralidade sem precisar de nenhuma análise", avalia.
Mas o criador do programa Bolsa-Escola, precursor do Bolsa-Família, acredita que a grande transformação no Brasil só será possível com a federalização da educação. "Nenhum prefeito, nenhum governador tem condições disso; só o governo federal. Eu tenho chamado de 'adoção' pelo governo federal das escolas nas cidades cujas prefeituras não têm dinheiro para dar uma boa educação para os seus filhos”, explica sobre a política de educação ampla, que deverá levar uns 20, 30 anos.

Eu tenho chamado isso de 'Escola Ideal', com o professor ganhando R$ 9.500 por mês – porque menos que isso não consegue trazer os melhores quadros da juventude para o magistério"
Cristovam Buarque
Discípulo de Darcy Ribeiro, Buarque também defende as escolas públicas em período integral. E afirma que o salário dos professores deveria ser muito maior do que é na prática: "Eu tenho chamado isso de 'Escola Ideal', com o professor ganhando R$ 9.500 por mês – porque menos que isso não consegue trazer os melhores quadros da juventude para o magistério, que prefere ir para o direito, para a engenharia – com dedicação exclusiva, e ao mesmo tempo sem a estabilidade plena, sujeita a avaliações periódicas, e sabendo manejar os equipamentos modernos. Dar aula em uma lousa inteligente, usar televisão, celular como equipamento pedagógico. Isso se faz ao longo do tempo".
Cristovam sabe que não é fácil chegar a esse ideal e lamenta não ter reformulado as escolas do Distrito Federal quando governou a capital federal, entre 1995 e 1998. Mas garante que dinheiro para isso não falta no governo federal. "Não precisa de tanto dinheiro assim. Você pagar R$ 9.500 a um professor – desde que seja realmente bom, bem dedicado, bem formado e avaliado – leva a um custo de R$ 9.500 por ano por aluno. A gente vai ter 52 milhões de alunos daqui a 20 anos. Se você fizer as contas, isso vai custar 6,4% do PIB. Tem uma lei chamada Lei do Plano Nacional de Educação que já obriga a colocar 10%. Então, se você tem 6,4% para isso, incluindo a pré-escola, universidade e um grande programa de educação das massas do Brasil, custaria uns 9,4% do PIB. Além disso, já se gasta 5,5%. Só precisaria de uns 4% a mais. É possível", explica Buarque, ressaltando que o plano leva em conta uma estimativa do PIB para daqui a 20 anos, supondo que ele cresça 2% ao ano – "que é uma taxa pequena na história do Brasil".

domingo, 23 de novembro de 2014

POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO SÃO PEDRO DEVERIA TER SIDO ENTREGUE NO FIM DE AGOSTO, MAS...


ESTAMOS DE OLHO EM TUDO


Ontem a tarde indo até o final da parede do Açude Pereira de Miranda, pude dar uma olhada na construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro São Pedro que quando pronto deverá ser de grande utilidade para aquela população. Mas o que me chamou a atenção foi quando olhei para a guarita do DNOCS, que fica ao lado de onde está sendo construído a obra, pois lá está a placa de ordem de serviço, o valor da obra e o tempo de início e término da obra. A placa diz que o início é de 30 de abril de 2014 e o término da obra deve ser em 30 de agosto de 2014. Sabemos que toda obra pública tem um prazo de mais 30, 45, ou 60 dias depois data estabelecida, mas se analisarmos, já se passaram 90 dias do prazo fixado lá na placa. Eu pergunto: quando é que aquela obra será mesmo entregue? Do jeito que está ainda falta muita coisa para a conclusão. Sei também que se quiserem é depressa termina, mas é se quiserem. 

Uma outra coisa que vi estes dias nas redes é a notícia de que estão dando início da construção da quadra de esportes da Serrota, mas dai eu pergunto de novo: porque já começaram a obra de uma quadra e não cobriram a quadra da Escola Anchieta lá na ombreira, pois a mesma faz é tempo que está pronta para ser coberta. Eu não estou acusando ninguém de nada, só estou querendo saber qual é o motivo da demora para que se entregue essas obras. Não entendo porque as obras públicas passam tanto tempo para ficarem prontas. As obras privadas começam e terminam na maioria das vezes dentro do prazo e as obras públicas tem toda essa demora. Será que o dinheiro público não tem o mesmo valor do dinheiro das empresas e pessoas privadas?




Professor Valdeni Cruzr

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...