Postagens

Mostrando postagens de Junho 14, 2015

MEC vai criar fórum para acompanhar piso salarial dos professores

Criado em 17/06/15 07h18
Por Mariana Tokarnia - Enviada Especial* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) vai publicar no próximo dia 24 duas portarias que avançam no cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE). A data marca um ano de vigência do plano e o fim do primeiro prazo estipulado na lei. As portarias criam o fórum de acompanhamento do piso salarial dos professores e uma comissão, com representantes de estados, municípios e da União, para tratar das metas do plano. O anúncio foi feito no 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, pelo secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques. O PNE foi sancionado na íntegra pela presidenta Dilma Rousseff após quase quatro anos de tramitação no Congresso Nacional. A lei estabelece metas e estratégias para melhorar a educação nos próximos dez anos. Entre elas, estão a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar dos 4 aos 17 anos. Está t…

EDUCAÇÃO - INTERDISCIPLINARIDADE

Imagem
Por Emanuelle Oliveira


A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB Nº 9.394/96 e com os Parâmetros. Além da sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores. A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que  contribui para o aprendizado do aluno.  Apesar disso, estudos têm revelado que a interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida. É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, sa…

Sindicato APEOC exige aprovação do reajuste salarial dos professores

Imagem
A falta de uma explicação da Assembleia Legislativa, que possa justificar razão maior da não inclusão, em pauta, para discussão e aprovação do projeto de lei que determina reajuste complementar de 6,15%, para os professores da educação básica do estado, decepciona as lideranças do Sindicato APEOC. O mencionado projeto chegou ao Poder Legislativo e foi entregue pessoalmente pelo governador Camilo Santana, em 28 de maio. E, mesmo com pedido de urgência para tramitação ainda não chegou ao plenário para início do processo de discussão e aprovação. Inexplicavelmente, tramitou lentamente nas comissões técnicas do Poder Legislativo, como se melhoria salarial dos profissionais da educação básica fosse ação isolada e ainda de menosprezado significado no contexto do processo educacional. Pagamento de salário digno aos profissionais da educação básica na rede pública de ensino ainda está distante da capacidade de perceber dos gestores públicos brasileiros, apesar dos seus reiterado…

Livros didáticos novos são encontrados em Ribeirão das Neves - são encontrados no lixo

Imagem
Cerca de mil unidades estavam em terrenos, na Região Metropolina.
Material seria destinado a escolas públicas, para alunos do Ensino Médio. G1 Após denúncia feita à Polícia Militar (PM), mais de mil livros didáticos novos, alguns deles ainda embalados, foram encontrados em um lote vago no bairro Santinho e às margens de uma estrada, na zona rural de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, neste domingo (14). A informação é da Polícia Militar (PM). Ainda de acordo com os militares, o material deveria ser entregue à escolas públicas da Grande BH. São livros de diversas disciplinas, como química e geografia. Livros didáticos são encontrados em Ribeirão das
Neves (Foto: Polícia Militar / Divulgação) Junto do material, havia um papel que, aparentemente, é um documento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), datado de outubro de 2014. O ofício informava que os livros são do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015, destinados ao Ensino Médio. Os p…

Comissão elabora 20 metas para o Plano Estadual de Educação do CE

Plenária com entidades civis e do governo ocorreu nesse fim de semana.
Texto vai passar por revisão e segue para Assembleia Legislativa. G1
Representantes de entidades educacionais, movimentos sociais e de órgãos do Governo do Cearáelaboraram em plenária neste fim de semana 20 metas para aprovação do Plano Estadual de Educação (PEE). Entre os objetivos listados, estão a universalização da educação básica, melhorias salariais para profissionais da educação, elevação da taxa de alfabetização, entre outros. (Veja abaixo a lista completa com as metas.)
De acordo com o coordenador da Comissão Estadual Representativa da Sociedade Civil para Elaboração do PEE, Lucas Fernandes, o plano tem validade de 10 anos para cumprir todas as metas. O documento foi discutido ao longo do último com a participação direta de cerca de 1.500 a 2.000 pessoas em sete regiões do estado. "Se compararmos o Ceará com o Brasil, temos algumas metas inclusive mais ousadas do que o Plano Nacional de Educação. Isso …

Plenária do Plano Estadual de Educação acontecerá nos próximos dias 13 e 14

Nos próximos dias 13 e 14 de junho, na Escola de Saúde Pública, em Fortaleza, será realizada a Plenária para aprovação do Plano Estadual de Educação (PEE). A ação é promovida pela Comissão Estadual Representativa da Sociedade na Elaboração do Plano. A entidade é constituída por movimentos sociais, órgãos públicos, entidades e instituições educacionais. No sábado (13), o evento acontecerá das 8h às 18h, e no  domingo (14), das 8h às 15h. 

O encontro reunirá delegados de todo o estado para deliberar o documento que será trabalhado pela Comissão de elaboração do PEE para envio ao Conselho Estadual de Educação e Assembleia Legislativa. A ação visa atender à Lei 13.005/2014, do Plano Nacional de Educação, que estabelece como prazo final o dia 24/06/2015 para estados e municípios aprovarem seus planos de educação. 

Antes desse momento, foram realizadas pré-plenárias em sete regiões do Estado,  abertas ao público, de modo a permitir que cada cidadão cearense contribuísse na melhoria da Educaçã…