sábado, 26 de maio de 2012

Trecho que liga Trairi a Itapipoca é inaugurado e oferece mais segurança à população






população que passava diariamente pelo trecho Barrento-Canãa, na CE-346, ganhou mais segurança ao trafegar. Na sexta-feira (25), o Governo do Estado do Ceará, inaugurou, em Trairi, no Litoral Oeste, a pavimentação asfáltica do trecho. "Além de fazer um trajeto mais seguro, a população dessas localidades vai incrementar sua renda com a produção que será escoada. Isso é melhoria de vida para muitas famílias", destacou Cid Gomes.
 
Ao todo são 20,1 quilômetros de extensão que além de ligar os municípios de Trairi e Itapipoca, liga às belas praias do Litoral Oeste do Estado como Flexeiras, Mundaú, Guajiru e Emboaca. As melhorias na estrada receberam um investimento de mais de R$ 8,7 milhões do Tesouro Estadual.
 
O trecho passou por serviços preliminares como terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalizações horizontal e vertical, construção de obras d'arte correntes e especiais, urbanização e revestimento em tratamento superficial duplo e conservação. 



Fonte: Diário do Nordeste

LITURGIA PARA O DIA DE PENTECOSTES - CELEBRAÇÃO DA VINDA DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS SOBRE A IGREJA


Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 2,1-11)


Domingo, 27 de Maio de 2012
Pentecostes


Leitura dos Atos dos Apóstolos:

1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar.
2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam.
3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.
4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava.
5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo.
6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua.
7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós, que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus em nossa própria língua!”


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 103)


— Enviai o vosso Espírito, Senhor,/ e da terra toda a face renovai! 
— Enviai o vosso Espírito, Senhor,/ e da terra toda a face renovai!

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!/ Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!/ Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras!/ Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
— Se tirais o seu respiro, elas perecem/ e voltam para o pó de onde vieram./ Enviais o vosso espírito e renascem/ e da terra toda a face renovais.
— Que a glória do Senhor perdure sempre,/ e alegre-se o Senhor em suas obras!/ Hoje seja-lhe agradável o meu canto,/ pois o Senhor é a minha grande alegria! 



Segunda leitura (1º Coríntios 12,3b-7.12-13)



Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 3bNinguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo.
4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito.
5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor.
6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos.
7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum.
12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.
13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Evangelho (João 20,19-23)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.
22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Fonte: Canção Nova

NOVENA DO ESPÍRITO SANTO EM PENTECOSTE




VINDE ESPÍRITO SANTO E ENCHEI OS CORAÇÕES DE VOSSOS FIÉIS E ACENDEI NELES O FOGO DO VOSSO AMOR. ENVIAI SENHOR O VOSSO ESPÍRITO E TUDO SERÁS CRIADO E RENOVAREIS A FACE DA TERRA. AMÉM




Neste sábado, 16 de maio, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, celebrou a última Novena em honra do Divino Espírito Santo. Missa celebrada por Dom Bendito, Bispo Emérito da Diocese de Itapipoca. Em sua homilia falou aos presentes da importância de se invocar o Espírito Santo para nos auxiliar em nossa caminhada de cristãos. Sempre com a palavra de Pastor alertou a todos os fiéis para sejamos firmes na fé, buscando uma vida de comunhão com Deus através da força que o Espírito concede a todos aqueles que se abrem a sua graça. a Santa Missa foi concelebrada pelos Padres Davi e Cleyton.

Lembrando que amanhã, Domingo acontecerá Missas às 7:00 da manhã e às 9:00 e o encerramento da Festa, com a tradicional procissão pelas ruas de Pentecoste, dará início a partir da 17 horas.

Professor Valdeni Cruz 


Poste seu cometário abaixo  e diga de onde está vendo este blog

PENTECOSTE NÃO PAGARÁ QUINQUÊNIO À EDUCAÇÃO‏


De acordo com a Audiência realizada na PRT, ontem, dia 25 de maio, o município de Pentecoste, representado pelo Prefeito Municipal e pela Procuradora do Município, não pagará o quinquênio aos servidores da Educação, alegando não ter possibilidade de recursos financeiros que possa ser destinado para esse fim. 
É um resultado que causa indignação aos servidores da Educação que luta e trabalha por um município melhor e todos os dias direitos são negados.
Apesar disso, o Sindsep que representa todas as categorias, lutará por outros meios para que esse direito seja concedido aos servidores o quanto antes.
Lute, trabalhe, filie-se ao Sindicato!! Fortaleça essa luta!!!

Ver ata da Audiência:



Publicado pelo Sindsep Pentecoste

Poste seu cometário abaixo  e diga de onde está vendo este blog

OFICIAL: PSD APÓIA A PRÉ-CANDIDATURA DE LUÍZA PERDIGÃO E DR. VALERIA


AGORA É OFICIAL: LUÍZA PERDIGÃO E DR. VALÉRIA SÃO PRE-CANDIDATAS

LUÍZA PERDIGÃO E DR. VALÉRIA, AMBAS CANDIDATAS A PREFEITA E A VICE-PREFEITA




PSD decide apoiar a Pré- candidatura de Luiza Perdigão PV (Partido Verde) e Dr. Valéria a Prefeita e Vice-prefeita de Pentecoste(PSD).

Está decidido. O PDS, Partido Social Democrático, em reunião nesta manhã de sábado, decidiu por unanimidade apoiar a Candidaturas de duas mulheres para concorrerem ao Cargo Majoritário de Prefeita e de Vice-Prefeita de Pentecoste.

Depois de várias reuniões e calorosos debates, o Partido chegou à conclusão de que, para Pentecoste no momento, não haveria uma melhor possibilidade de escolha dentro do contexto político no qual vivemos, que não Luiza Perdigão.

O PSD também viu que Dr. Valéria seria a pessoa ideal para compor a Vice na Chapa com Luiza Perdigão. Como todos sabem D. Valéria vem durante todos esses anos trabalhando como defensora do povo. Ela vem desempenhando um trabalho de alta relevância em nosso município como vereadora e que agora chegou sua vez de ir além. Portanto, juntando duas forças e ainda sendo duas mulheres, Pentecoste terá a chance de ter representantes capazes de mudar o cenário que se apresenta desde sempre.

Fazendo uma análise política sem qualquer paixão, de nosso município, percebemos claramente que não teríamos mudanças nesse cenário com os que se propõem a se apresentar como Pré- candidatos ao pleito eleitoral de 2012. Sendo assim, o partido viu na Pré-candidatura de Luiza Perdigão uma possibilidade mudança.

Luiza, para muitos é desconhecida até o presente momento, por muitos dos pentecostenses. Isso porque a mesma teve que trabalhar e morar fora da cidade. Porém, sempre esteve acompanhado os rumos de nosso município. Esta mesma Luiza Perdigão é filha natural desta cidade e, por incrível que pareça, conhece Pentecoste talvez até mais do que muita gente que nunca arredou o pé daqui. Ela é filha de família tradicional do município.

O partido, ouvindo a fala de Luiza Perdigão, resolve dar um voto de confiança. Segundo a palavra dos membros filiados presentes na reunião, ela é a candidata que tem as maiores condições de tentar fazer de Pentecoste uma cidade diferente. Diferente no sentido proporcionar um crescimento mais universal, contemplando as várias classes sociais. O PSD viu nas propostas da Pré-Candidata uma coerência a respeito de tipo de política que pensamos poder mudar alguma coisa. Viu em suas colocações, um tipo de governo que poderá contemplar os jovens, a saúde tão sucateada, a cultura, a educação, bem como o esporte. Políticas que se implementadas poderão impedir que muitos de nossos jovens venham a ingressar no mundo das drogas e do crime.

A Pré-candidata demonstrou muitos conhecimentos técnicos e dados estatísticos sobre a realidade na qual vive nosso município. Demonstrou firmeza no que pensa e no que defende. Apresentou-se como alguém que gosta do dialogo e que não tem medo de conversar aberta e francamente sobre todos os tipos de assunto. Reconhece que os desafios de Pentecoste são enormes e que não é fácil quebrar com esta política retrógrada de décadas enraizada na cultura do povo. Porem, disse que apesar de todos os desafios está confiante e vai lutar para chegar a vitoria e, que sendo eleita assumirá com afinco a proposta de transformar Pentecoste numa cidade melhor e mais justa para todos.

Ela pautou-se ainda em sua experiência de trabalho pela Prefeitura de Fortaleza. Lá sempre trabalhou com equipe de pessoas e disse que este é o caminho: formar grupos que desenvolvam trabalhos onde a sociedade participe nos rumos da mudança desejada para cada realidade. Mostrou-se muita tranquila em relação ao diálogo entre grupos diversos.

Falou que não pretende mostrar um plano de governo pronto, mas que prefere traçar um plano de governo ouvindo os partidos e as pessoas para que assim seja construído um plano que parta da realidade e das necessidades reais do município.

O PSD é no momento, um dos partidos mais forte no cenário político, tanto no Brasil quanto no nosso município. Forte não no sentido financeiro, mas no sentido de defender a política democrática e limpa.  Política voltada para o bem comum que é o que queremos que aconteça em nosso Brasil tão marcado pela corrupção. O PSD é um grupo formado por diversos representantes da sociedade civil. Entre estes profissionais podemos citar: Professores, Sindicalistas, Blogueiros, Radialistas, Conselheiros municipais, Precistas, Estudantes, Associações e Advogados. Inclusive as duas Pré-Canditas são advogadas. O partido ainda conta com inúmeras outras representações que formam esta diversidade de pensamento político e social. O partido tem certeza de que se estiverem juntos com o propósito de coletividade e desejo de fazer a diferença, com certeza poderemos construir o MUNICÍPIO QUE QUEREMOS.

Portanto, Pentecoste já pode dizer que tem o primeiro Pré – Candidato a Prefeito, ou melhor, a Prefeita.  

Artigo escrito pelo professor Valdeni Cruz




Poste seu cometário abaixo  e diga de onde está vendo este blog

CPI pode virar farsa, diz líder tucano


Alvaro Dias afirma ao iG considerar ‘inevitável’ quebra de sigilo da Delta e convocação de cúpula de empreiteira

Adriano Ceolin e Fred Raposo, iG Brasília 

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), afirma em entrevista exclusiva ao iG que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira poderá cair em descrédito se não aprovar a quebra do sigilo bancário da Delta Construções Nacional. “Isso é inevitável. A CPI seria uma farsa se não fizesse isso”, disse o líder tucano. Pivô do escândalo, o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Cachoeira, é suspeito de ser sócio oculto da empreiteira.
Até agora só foi aprovado a quebra de sigilo da Delta Centro-Oeste. Na quinta-feira, a CPI adiou a votação do requerimento sobre os dados bancários da Delta nacional. Houve um acordo entre o PMDB, o PT e o PSDB para que o pedido só fosse analisado na próxima terça-feira. Congressistas de outros partidos, como o PSOL e o PDT, questionaram a decisão e afirmaram há “uma blindagem” para alguns políticos.
A suspeita do “acordão” existe porque as investigações envolvem três governadores dos partidos que têm defendido votações em bloco na CPI: Marconi Perillo (PSDB), do Goiás, Agnelo Queiróz (PT), Distrito Federal, e Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro. “A votação em bloco se configurou como jurisprudência. Os três governadores estão no mesmo patamar de suspeição, portanto os três devem comparecer à CPI”, afirma Dias ao iG.
O tucano argumenta que, nos últimos cinco anos, a empreiteira garantiu R$ 4,1 bilhões em empenhos - quando os recursos são reservados para pagamento no Orçamento. Ele lembra, porém, que 90% do valor é referente a verbas federais. “Há aí uma relação de promiscuidade que pode atingir figuras públicas do governo e da União”, afirma Dias. “É irrecusável investigar a Delta nacional, o senhor Fernando Cavendish (ex-dono da empreiteira) e outros diretores”.
Fim de amizade
O tucano comenta que as denúncias de envolvimento do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) no suposto esquema de Cachoeira causou o fim da amizade entre os dois. “Não há mais contato”, revela Dias. Demóstenes enfrenta processo no Conselho de Ética. Segundo o tucano, o goiano espera se safar da cassação na votação secreta. “No conselho, onde o voto é aberto, seu destino está traçado. (A cassação) Deve ser unanimidade”, diz.
O líder tucano também admite constrangimento da legenda, que ainda não discutiu nenhuma punição para Perillo ou para o deputado Carlos Leréia (PSDB-GO), que já admitiu ser amigo pessoal do bicheiro Carlinhos Cachoeira. “Eles deram todas as explicações às lideranças partidárias e se colocaram à disposição da CPI”, afirma. “A posição do partido é aguardar a investigação para tomar alguma providência”, conclui.

Evangelho (João 21,20-25)



Sábado, 26 de Maio de 2012 


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”
22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”
24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


São Filipe Néri


26 de Maio


São Filipe NériO "santo da alegria" nasceu em Florença, Itália, no ano de 1515.

Depois de ficar órfão, recebeu um convite de seu tio para que se dedicasse aos negócios. Mas, tendo vida de oração e discernimento, ele percebeu que Deus o chamava a um outro negócio: expressar com a vida a caridade de Cristo.

Néri foi estudar em Roma. Estudou Filosofia e Teologia, deixando-se conduzir e formar pelo Espírito Santo e, mesmo antes de ser padre, visitava os lugares mais pobres de Roma. Formou uma associação para cuidar dos doentes pobres.

São Filipe disse sim para a glória de Deus e iniciou a bela obra do Oratório do Divino Amor, dedicando-se aos jovens e testemunhando sua alegria. Vivia da Divina Providência, indo aos lares dos ricos pedir pelos pobres.

Homem de oração, penitência e adoração, São Filipe Néri partiu para o céu com 80 anos, deixando para nós esse testemunho: renunciar a si mesmo, tomar a cruz a cada dia e seguir Jesus é uma alegria.

São Filipe Néri, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mudanças no Código Florestal beneficiam pequenos produtores, dizem ministros



Posted: 25 May 2012 01:28 PM PDT
Os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, da Agricutura, Mendes Ribeiro, e da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams, explicam mudanças no Código Florestal. Foto: Ichiro Guerra/PR
O ministro da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams, disse hoje (25) que as mudanças e vetos ao Código Florestal feitos pela presidenta Dilma Rousseff vão beneficiar os pequenos agricultores. Pela proposta apresentada pelo governo, haverá um escalonamento das faixas de recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) de acordo com o tamanho da propriedade.
Para propriedades de até 1 módulo fiscal, a recomposição deverá ser de 5 metros, não ultrapassando 10% da propriedade. Para propriedades de um a dois módulos fiscais, a recomposição será de 8 metros, limitada a 10% da propriedade. Proprietários de dois a quatro módulos terão que recompor 15 metros, não ultrapassando 20% da propriedade. Para propriedades acima de quatro módulos, a área recuperada vai de 30 a 100 metros.
“Os grandes proprietários têm condições de fazer isso. Nosso foco é dirigido ao pequeno produtor, que é de fato o produtor que requer um apoio complementar. As grandes áreas são lucrativas e produtivas e tem condições de recompor as áreas que foram desmatadas”, disse Adams.
“Os grandes produtores têm grande extensão de propriedade e condições de recuperar todas as áreas de preservação permanente”, acrescentou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Segundo a ministra, 90% das propriedades rurais no Brasil têm até quatro módulos fiscais e ocupam 24% da área agrícola do país. As propriedades com mais de 10 módulos representam 4% do total de imóveis rurais do país e ocupam 63% da área produtiva agrícola.
Blog do Planato

Por Ana Flor e Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA, 25 Mai (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff fez 12 vetos ao texto do Código Florestal aprovado pelo Congresso e editará uma medida provisória para preencher lacunas no texto que sancionou nesta sexta-feira.

A versão final do documento com os artigos vetados, porém, só será conhecida na próxima segunda-feira, o que gerou dúvidas em relação ao teor do documento.

"São 12 vetos, 32 modificações, das quais 14 recuperam o texto do Senado Federal, 5 correspondem a dispositivos novos incluídos e 13 ajustes ou alterações de conteúdo do projeto de lei", disse o advogado geral da União, Luiz Inácio Adams, em entrevista coletiva.

"Essas alterações serão promovidas através de medida provisória", completou.

Apesar de os pontos vetados não terem sido divulgados, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, garantiu que as mudanças no Código não preveem anistia a desmatadores.

"Não tem anistia", disse ela. "Todos terão que recuperar o que foi desmatado", assegurou.

Ainda assim, na avaliação do coordenador de campanhas do Greenpeace, Márcio Astrini, é impossível checar a informação da ministra sem ter acesso aos vetos da presidente.

"Você não tem informações suficientes para dizer que retiraram ou não a anistia", disse Astrini. "O que a gente queria era o veto total", acrescentou. "A resposta foi absolutamente incompleta. Eles anunciaram 32 modificações. Quais são as modificações?", indagou.

Por outro lado, a decisão de Dilma de não vetar completamente o texto aprovado pelo Congresso foi comemorada pelo presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho.
"Nós vamos ter o texto apenas na segunda-feira, mas é uma vitória não vetarem o texto inteiro. Seria de uma arrogância da Presidência e uma humilhação ao agricultor brasileiro se tivesse sido tudo vetado", disse.

ESCALONAMENTO

A proposta do governo, anunciada nesta sexta-feira, prevê que o percentual das Áreas de Preservação Permanente (APP) a ser recuperado dependerá do tamanho da propriedade, acrescentou a ministra Izabella.

As APPs são regiões a serem protegidas com a função de preservar recursos hídricos, estabilidade geológica e biodiversidade, entre outros.

O texto enviado pelo Congresso ao Planalto deixava as regras de recuperação nas APPS indefinidas nas margens de rios com mais de 10 metros de largura, o que, na opinião de críticos, trazia enorme insegurança jurídica.

Na avaliação do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, o texto com os vetos sancionados e a MP a ser editada pelo governo não só garantirão essa segurança jurídica como também não prejudicarão a capacidade do país de produzir alimentos.

"Esse é o Código daqueles que acreditam que o Brasil pode produzir com todo respeito ao meio ambiente", afirmou o ministro.

A Câmara, que conta com uma expressiva bancada ruralista, já impôs duas derrotas ao Planalto, aprovando textos que flexibilizavam e ampliavam as ocupações em áreas de proteção ambiental.

Ao ser encaminhada ao Congresso, a MP a ser editada deve primeiro ser submetida à análise de uma comissão mista formada por senadores e deputados. Depois, segue ao plenário da Câmara. Uma vez votada, é encaminhada ao Senado, mas se for modificada deve voltar aos deputados, que darão a palavra final sobre a matéria.

Caso a Câmara decida retomar os pontos que desagradaram o Planalto, Dilma pode se ver novamente em uma posição delicada. Adams, da AGU, no entanto, disse que a possibilidade não preocupa o governo.

"O que nós trazemos de acúmulo é de fato resgatar o debate que se travou no Congresso Nacional e o debate que se travou na sociedade de forma a encaminhar uma proposição que traz esse equilíbrio que é almejado por todos", disse.

"Então, desse ponto de vista, nós temos confiança sim de que o texto deve ser aprovado, porque ele representa esse acúmulo desse debate."

Pela Constituição, a presidente tinha até esta sexta-feira para sancionar ou vetar o projeto, aprovado pela Câmara no fim de abril.

A reforma do Código Florestal está em discussão no Congresso há mais de dez anos e provocou diversos embates durante sua tramitação.

(Com reportagem de Tatiana Ramil e Gustavo Bonato)

Evangelho (João 21,15-19)



Sexta-Feira, 25 de Maio de 2012
7ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.
16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”.
19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ENSINO MÉDIO É FUNDAMENTAL HOJE PARA MELHORAR O FUTURO DO BRASIL

Entrevista de Wanda Engel para Univesp TV sobre o Projeto Jovem de Futuro

Pentecoste decreta situação de emergência




O governador, Cid Gmes, reconheceu a situação de emergência em 17 municípios do Ceará. Acompanhe a publicação no Diário Oficial do Estado:

º097 FORTALEZA, 23 DE MAIO DE 2012 DECRETO Nº30.917, 18 de maio de 2012.

HOMOLOGA OS DECRETOS MUNICIPAIS CONSTANTES DO ANEXO ÚNICO, QUE DECRETAM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NAS ÁREAS DOS RESPECTIVOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ AFETADOS PELA ESTIAGEM, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso das atribuições legais conferidas pelo art.88, incisos IV e XIX da Constituição do Estado, fundamentado no art.13 do Decreto nº28.656, de 26 de fevereiro de 2007 e pela Resolução nº3 do Conselho Nacional de Defesa Civil – CONDEC. Considerando competir ao Estado à preservação do bem-estar da população, bem como das atividades socioeconômicas nas regiões atingidas por eventos adversos, causadores de desastres, para, em regime de cooperação, combater e minimizar os efeitos das situações de anormalidade; Considerando a constatação de situação anormal decorrente da irregularidade significativa na quantidade e na distribuição temporal e espacial das chuvas no território do Estado do Ceará;

Considerando que a irregularidade das chuvas e o registro de elevadas temperaturas vêm comprometendo o armazenamento de água, causando sérios problemas ao abastecimento para o consumo humano e animal, ocasionando perdas das pastagens e lavouras, contribuindo para intensificar as dificuldades econômicas, como o desemprego e a pobreza, consequentemente gerando demanda reprimida de água, alimentos básicos e perdas dos rebanhos, rendendo ensejo a focos de tensão social e gerando migrações; Considerando o comprometimento do padrão de qualidade de vida da população em função das escassas e irregulares precipitações pluviométricas, no decorrer da quadra chuvosa do ano em curso e, que os danos e prejuízos são muito significativos. DECRETA:

Art.1º – Ficam homologados os Decretos Municipais relacionados no ANEXO ÚNICO a este Decreto, que tratam da Declaração de Situação de Emergência, nas áreas dos respectivos municípios afetados que foram pela Estiagem;

Art.2º – Confirma-se por intermédio deste Decreto de Homologação, que os atos oficiais de declaração de situação anormal estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Defesa Civil – CONDEC e, em conseqüência desta aprovação, passam a produzir os efeitos jurídicos que lhes são próprios, no âmbito da jurisdição estadual;

Art.3º – Os Órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC sediados no território do Estado, ficam autorizados a prestarem apoio suplementar aos Municípios afetados pela Estiagem, mediante prévia articulação com o Órgão de Coordenação do Sistema em nível estadual, de acordo com o planejado préviamente.

Art.4º – Este Decreto de Homologação entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos, devendo viger por um prazo de 90 dias, a contar da data do Decreto Municipal.

Parágrafo único. O prazo de vigência deste decreto poderá ser prorrogado até completar 180 dias.

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 18 de maio de 2012.

Cid Ferreira Gomes

GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

Francisco José Bezerra Rodrigues

SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

ANEXO ÚNICO A QUE SE REFERE O DECRETO Nº30.917 DE 18 DE MAIO DE 2012

MUNICÍPIOS:

1. BANABUIÚ (Decreto nº09/2012, de 24 de abril de 2012).

2. BREJO SANTO (Decreto nº08/2012, de 04 de maio de 2012).

3. CAPISTRANO (Decreto nº10/2012, de 02 de maio de 2012).

4. CRATEÚS (Decreto nº599/2012, de 04 de maio de 2012).

5. ITAPIÚNA (Decreto nº11/2012, de 07 de maio de 2012).

6. ITATIRA (Decreto nº07/2012, de 04 de maio de 2012).

7. JAGUARETAMA (Decreto nº05/2012, de 09 de maio de 2012).

8. LIMOEIRO DO NORTE (Decreto nº548/2012, de 09 de maio de 2012).

9. MIRAÍMA (Decreto nº14/2012, de 09 de maio de 2012).

10. MISSÃO VELHA (Decreto nº07/2012, de 04 de maio de 2012).

11. OCARA (Decreto nº12/2012, de 14 de maio de 2012).

12. PENTECOSTE (Decreto nº08/2012, de 07 de maio de 2012).

13. PORTEIRAS (Decreto nº51/2012, de 02 de maio de 2012).

14. QUITERIANÓPOLIS (Decreto nº06/2012, de 12 de abril de 2012).

15. QUIXERAMOBIM (Decreto nº3595/2012, de 12 de abril de 2012).

16. SABOEIRO (Decreto nº18/2012, de 11 de maio de 2012).

17. SENADOR POMPEU (Decreto nº05/2012, de 04 de maio de 2012).


Fonte: Roberto Moreira

PROJETO JOVEM DE FUTURO

O Projeto Jovem de Futuro visa à melhoria na qualidade de Ensino dos alunos do Ensino Médio. O Ceará esta implantando o projeto neste ano de 2012 em 100 escolas do Estado e, em 2014 deverá se estender a todas as escolas. Em Pentecoste, a Escola contemplada foi a Escola Etelvina Gomes Bezerra. Para tanto as escolas que foram contempladas com o Projeto, tem que dar resultados satisfatórios. A mesma será beneficiada financeiramente para compra de recursos didáticos, bem como a formação técnicas de professores para que melhorem suas ações pedagógicas visando à melhoria da aprendizagem dos alunos durantes os três anos de implantação do projeto. O projeto inicial foi desenvolvido pelo instituto Unibanco. O Governo do Estado do Ceará resolveu incorporar este modelo de projeto nas do Estado para tentar melhorar os índices de Educação do Ensino Médio que apesar de apresentar melhoras, ainda estamos muito a quem do que se espera para uma educação de qualidade. Assista ao vídeos e tire suas conclusões. O que é o Jovem de Futuro O Jovem de Futuro é um projeto de Gestão Escolar para Resultados, desenvolvido em conjunto com governos estaduais, visando à melhoria do desempenho escolar dos alunos e a redução dos índices de evasão. As escolas atendidas recebem apoio técnico e financeiro, equivalente a R$ 100/ano/aluno, para desenvolvimento de um plano estratégico de melhoria de resultados, com duração de três anos. As escolas têm autonomia para decidir como os recursos serão aplicados, de modo a suprir as principais lacunas que comprometem o desempenho dos alunos, como investimentos em ações de incentivo ao professor, incentivo a alunos, aquisição de equipamentos como computadores e até pequenas reformas nas instalações. Em contrapartida, as instituições se comprometem a melhorar as médias da escola no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em português e matemática, além de diminuir em 40% seus índices de evasão. "O Jovem de Futuro vem provar que existe um espaço transformador em cada escola pública e que qualquer uma que deseje melhorar seus resultados e dispuser dos instrumentos técnicos e financeiros adequados, é capaz de dar uma grande virada”, destacou Wanda Engel, superintendente do Instituto Unibanco. Na próxima quarta-feira, 10 de agosto, o Instituto Unibanco promove o seminário Avaliação de Impacto do Projeto Jovem de Futuro para apresentar os resultados do primeiro ciclo de implantação do projeto, que corresponde a três anos completos do Ensino Médio. A exposição caberá ao economista e subsecretário da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, responsável pela avaliação. O seminário, que será realizado em São Paulo, é direcionado a gestores públicos e escolares, professores da rede pública, especialistas, pesquisadores, profissionais de universidades, membros de institutos, fundações e ONGs. As inscrições gratuitas podem ser feitas através do e-mail: instituto.unibanco@institutounibanco.org.br http://www.ecodesenvolvimento.org.br

MEC anuncia mudanças na correção da redação do Enem


Brasília – Depois das últimas polêmicas envolvendo a correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio,  o Ministério da Educação anunciou que os estudantes vão ter acesso às redações corrigidas. A mudança, anunciada nesta quinta-feira (24) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, está prevista em um acordo firmado com o Ministério Público Federal no ano passado.
“O acordo será mantido. O que nós estamos concluindo com o MPF é a operacionalização do acesso porque ele tem que ser individualizado e ter absoluta segurança”, disse Mercadante. De acordo com o ministro, a expectativa é que, com a disponibilização do espelho da redação e com as mudanças anunciadas no processo de correção, acabe a “judicialização” ocorrida no ano passado. Mas o edital do Enem não vai prever que o estudante recorra da nota obtida. Em 2011, muitos candidatos entraram na Justiça para ter acesso à prova e alguns conseguiram, inclusive, que a nota fosse revista.
O ministro Aloizio Mercadante anunciou mudanças na correção das redações do Enem
O ministro Aloizio Mercadante anunciou mudanças na correção das redações do Enem
Para 2012, o Inep anunciou mudanças nos critérios de correção para tornar o processo mais objetivo. A redação do Enem valerá 1.000 pontos e cada texto será lido por dois corretores, que atribuirão a nota de acordo com a avaliação de cinco competências, como o domínio da norma culta, a capacidade de argumentação e a compreensão da proposta da redação (tema). Cada item valerá 200 pontos.
Até o ano passado, se as notas dos avaliadores tivessem entre elas uma diferença superior a 300 pontos, uma terceira pessoa era chamada para fazer uma nova correção. Para este ano, a margem de discrepância caiu para 200 pontos. A terceira correção também será aplicada se houver diferença superior a 80 pontos em pelo menos uma das cinco competências. Se a discrepância nas notas permanecer mesmo após a terceira avaliação, será convocada uma banca, formada por três professores, que fará a correção presencial.
“Todo texto tem algum grau de subjetividade, mas a mudança é para que a gente dê segurança ao estudante do rigor dos procedimentos”, disse Mercadante. Outra novidade é que os corretores participarão de um treinamento online, logo após a aplicação da prova sobre o tema específico de 2012.
Com Agência Brasil

ATÉ NO VATICANO TEM CORRPÇÃO


Mundo 
Presidente do banco do Vaticano é demitido após escândaloPublicada: 24/05/2012 17:32| Atualizada: 24/05/2012 16:51
Folha


O presidente do banco do Vaticano, o Instituto para as Obras Religiosas (IOR), Ettore Gotti Tedeschi, foi destituído de seu cargo, informou nesta quinta-feira a assessoria de imprensa da Santa Sé. Tedeschi é acusado de irregularidades, como lavagem de dinheiro.

O funcionário, consultado pela imprensa, não quis explicar as razões de sua renúncia. "Prefiro não falar. Do contrário, posso dizer as palavras erradas", comentou.

Em um comunicado oficial, o Vaticano explicou que Tedeschi foi destituído "por não ter cumprido várias funções de importância prioritária". A decisão foi tomada por "unanimidade" pelos diretores da instituição, indica a nota.

Nomeado em 2009 para acertar as contas do IOR, Gotti Tedeschi, simpatizante da Opus Dei e, durante anos, maior executivo do Banco Santander na Itália, foi acusado pela imprensa de ter cometido irregularidades e de violar as leis italianas contra a lavagem de dinheiro.

Depois das denúncias, feitas em 2010, a Justiça italiana abriu uma investigação judicial contra dois diretores do banco do Vaticano por violação das leis italianas contra a lavagem de dinheiro, colocando a instituição bancária da Santa Sé em questionamento depois dos escândalos que a atingiram na década de 80.

Nessa ocasião, o Vaticano manifestou sua "máxima confiança" nos diretores dos bancos envolvidos.

Na nota desta nesta quinta, a Santa Sé reconhece que se trata de uma medida necessária "para manter a vitalidade da entidade" e que a saída de dirigente "ajudará" o banco a "reativar relações eficazes e amplas entre o IOR e a comunidade financeira, baseadas no respeito mútuo aos padrões bancários aceitos".


Publicada: 24/05/2012 17:32| Atualizada: 24/05/2012 16:51 

Triste história de um professor





Meu nome é Maurício Girardi. Sou Físico. Pela manhã sou vice-diretor no Colégio Estadual Piratini, em Porto Alegre , onde à noite leciono a disciplina de Física para os três anos do Ensino Médio. Pois bem, olha só o que me aconteceu: estou eu dando aula para uma turma de segundo ano.

Era 21/06/11 e, talvez, “pela entrada do inverno”, resolveu também ir á aula uma daquelas “alunas-turista” que aparecem vez por outra para “fazer uma social”. Para rever os conhecidos.

Por três vezes tive que pedir licença para a mocinha para poder explicar o conteúdo que abordávamos.  Parece que estão fazendo um favor em nos permitir um espaço de fala. Eis que após insistentes pedidos, estando eu no meio de uma explicação que necessitava de bastante atenção de todos, toca o celular da aluna, interrompendo todo um processo de desenvolvimento de uma idéia e prejudicando o andamento da aula. Mudei o tom do pedido e aconselhei aquela menina que, se objetivo dela não era o de estudar, então que procurasse outro local, que fizesse um curso à distância ou coisa do gênero, pois ali naquela sala estavam pessoas que queriam aprender' e que o Colégio é um local aonde se vai para estudar. Então, a “estudante” quis argumentar, quando falei que não discutiria mais com ela.

Neste momento tocou o sinal e fui para a troca de turma. A menina resolveu ir embora e desceu as escadas chorando por ter sido repreendida na frente de colegas. De casa, sua mãe ligou para a Escola e falou com o vice-diretor da noite, relatando que tinha conhecidos influentes em Porto Alegre e que aquilo não iria ficar assim. Em nenhum momento procurou escutar a minha versão nem mesmo para dizer, se fosse o caso, que minha postura teria sido errada. Tampouco procurou a diretoria da Escola.
Qual passo dado pela mãe? Polícia Civil!... Isso mesmo!... tive que comparecer no dia 13/07/11, na 8.ª (oitava Delegacia de Polícia de Porto Alegre) para prestar esclarecimentos por ter constrangido (“?”) uma adolescente (17 anos), que muito pouco frequenta as aulas e quando o faz é para importunar, atrapalhar seus colegas e professores'. A que ponto que chegamos? Isso é um  desabafo!...Tenho 39 anos e resolvi ser professor porque sempre gostei de ensinar, de ver alguém se apropriar do conhecimento e crescer. Mas te confesso, está cada vez mais difícil.

Sinceramente, acho que é mais um professor que o Estado perde. Tenho outras opções no mercado. Em situações como essa, enxergamos a nossa fragilidade frente ao sistema.

Como leitor da tua coluna, e sabendo que abordas com frequência temas relacionados à educação, ''te peço, encarecidamente, que dediques umas linhas a respeito da violência que é perpetrada contra os professores neste país''.

Fica cristalina a visão de que, neste país:

NÃO PRECISAMOS DE PROFESSORES
NÃO PRECISAMOS DE EDUCAÇÃO

AFINAL, PARA QUE SER UM PAÍS DE 1° MUNDO SE ESTÁ BOM ASSIM

Alguns exemplos atuais:
 
Ronaldinho Gaúcho: R$ 1.400.000,00 por mês. Homenageado pela “Academia Brasileira de Letras"...

Tiririca: R$ 36.000,00 por mês. Membro da “Comissão de Educação e Cultura do Congresso"... TRADUZINDO: SÓ O SALÁRIO DO PALHAÇO, PAGA 30 PROFESSORES.

PARA AQUELES QUE ACHAM QUE EDUCAÇÃO NÃO É IMPORTANTE: CONTRATE O TIRIRICA PARA DAR AULAS PARA SEU FILHO.

Um funcionário da empresa Sadia (nada contra) ganha hoje o mesmo salário de um “ACT” ou um professor iniciante, levando em consideração que, para trabalhar na empresa você precisa ter só o fundamental, ou seja, de que adianta estudar, fazer pós e mestrado? Piso Nacional dos professores: R$ 1.187,00…

Moral da história: Os professores ganham pouco, porque “só servem para nos ensinar coisas inúteis” como: ler, escrever, pensar,formar cidadãos produtivos, etc., etc., etc....

SUGESTÃO: Mudar a grade curricular das escolas, que passariam a ter as seguintes matérias:

Educação Física: Futebol;
Música: Sertaneja, Pagode, Axé;
História: Grandes Personagens da Corrupção Brasileira; Biografia dos Heróis do Big Brother; Evolução do Pensamento das "Celebridades"
História da Arte: De Carla Perez a Faustão;
Matemática: Multiplicação fraudulenta do dinheiro de campanha;
Cálculo: Percentual de Comissões e Propinas;
Português e Literatura: ?... Para quê ?...
Biologia, Física e Química: Excluídas por excesso de complexidade.
Está bom assim? ... eu quero mais!...

ESSE É O NOSSO BRASIL ...
Postado por setecandeeiroscaja

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...