sábado, 30 de julho de 2011

Você nasceu para dar Certo!



Quantas vezes o fracasso aparece no quintal de nossa casa, bate em nossa porta e quer ocupar espaço em nossa vida. O mais engraçado é que às vezes abrimos a porta e dizemos: “Pode entrar”.
Chegamos aos 45 minutos do segundo tempo de nossa vida com um saldo de “bolas murchas” que nem mesmo
 sabemos dizer do que realmente aconteceu! Mas o fracasso está ali para nos levar mais e mais ao chão!
“Nesta hora é incrível como sempre aparecem pessoas com o “dom” de nos levar para mais baixo ainda, dizendo palavras como: “a vida é assim mesmo”, “nascemos pra sofrer”, “não adianta, não vai mudar”. Estas pessoas esqueceram que a vida é para ser vivida e não uma morte decidida!
Não sei o que te fez parar neste texto, pode ser que esteja se sentindo mal, um fracassado, já tenha tentado mudar de atitude, mas ainda a tristeza está falando mais alto que antes. E a conclusão que chega é a de que o passado com seus erros venceu, ele é o grande vencedor.
Queria entrar no quintal de sua casa, bater em sua porta e ocupar 3 minutos do seu tempo para te dizer:
Seu passado não tem o poder de impedir a sua felicidade! Você nasceu para dar certo! Se ainda não deu certo ainda é porque não acabou e as possibilidades estão em suas mãos! Acredite você é um acerto e não um erro. Mesmo que tenha cometido muitos erros, eles não têm o poder de fazer de você um erro. Uma vida de erros, não te faz uma pessoa-erro! Você é um acerto!
Mesmo que o jogo da vida tenha chego aos 45 minutos do segundo tempo, Deus prorroga o tempo e dá mais alguns minutos de acréscimo, isso é Misericórdia!
Feche a porta de seu coração para o fracasso, e se você já chegou ao chão e as forças são tão poucas que te impedem de se levantar, pode gritar: “Jesus eu confio em vós!”
Ele com mão forte tem o poder de mudar o placar, só Nele o fraco é forte e o derrotado sai vitorioso!
Hoje, escolha as respostas em Deus, tudo vai ser diferente. Descubra o Senhor nos pequenos detalhes da sua vida. Ele está ai!
Quero com você proclamar este grito: Nasci para dar certo!!!
Por isso também deixo espaço para você comentar. Não perca tempo, proclame aqui neste espaço que você toma posse desta verdade! É um gesto exterior mais que reflete nosso interior. Comente para o mundo que você nasceu para dar certo!
Tamu junto!
Adriano Gonçalves

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Menos de dois meses após trocar a Band pela Record, Datena dá meia volta


"Até um dia." Foi assim, como numa despedida, que o apresentador José Luiz Datena encerrou a edição desta sexta-feira de Cidade Alerta, jornalístico mundo-cão que voltou a comandar na Record há pouco mais de um mês, quando retornou à emissora após oito anos na Band. Agora o apresentador - conhecido por seu estilo sensacionalista e sua pouca afeição aos contratos, cujas rescisões já lhe valeram multas milionárias, até hoje não pagas - se prepara para fazer o caminho inverso: voltar para a Band.


A informação é dada como certa na emissora do Morumbi, que oficialmente reconhece apenas a "negociação" com o apresentador. A Record, que dois meses atrás havia se disposto a perdoar a dívida contratual assumida por Datena ao deixar o canal, em 2003, também não se pronuncia a respeito. Mas, depois do "Até um dia" desta sexta, é quase certo que Datena será anunciado de novo na Band já na próxima semana, e que volte a comandar o também mundo-cão Brasil Urgente, hoje com Luciano Faccioli.

A meia-volta de Datena seria motivada pela falta de liberdade sentida pelo apresentador na Record. Pelas regras da emissora, ele não poderia reclamar no ar da forma como costumava fazer na Band.


367 OS ADOLESCENTES e A RELIGIÃO

O fato existe e aparece cada dia mais claro. A Igreja Católica e muitíssimas outras Igrejas, de certa forma, perderam o contato com os jovens e com certos adolescentes. Os bispos, padres, catequistas e pais destes jovens não falam numa linguagem que seja interessante para eles. Conseqüentemente, aderem por algum tempo e depois abandonam a prática da religião dos pais, ou, já de inicio rompem com ela, partindo, sem drama nenhum, para uma estudada indiferença. Tudo começa por não irem ao culto ou à missa!
Alguns mudam de grupo religioso, onde se sentem mais aceitos onde a linguagem parece bater com o seu projeto de vida. Uma estatística séria revelaria o que já se sabe sem estatísticas. Numa cidade de 200.000 habitantes e cerca de 65.000 jovens entre 9 e 22 anos as Igrejas conseguem atingir nos tempos fortes, cerca de 15 mil. Nos fins de semana, cerca de 8 mil nas mais diversas Igrejas. Nos grupos constituídos para catequese e liderança: 1.000 a 3.000.
Não chegam a 3% os jovens realmente dispostos a ser evangelizados numa diocese ou numa paróquia. Os jovens dizem que a culpa é da Igreja, que não tem uma linguagem agradável e interessante, como os que promovem shows, novelas, televisão e rádio. Dizem claramente que gostam mais dos comunicadores de rádio, músicos, e apresentadores de T. V., artistas da palavra e dos gestos, porque estes falam de um mundo que bate com o da sua realidade ou o dos seus sonhos. Por isso é que enchem estádios para ouvir um artista e pagam caro, enquanto não sentem o mesmo zelo para ouvir os pregadores religiosos. Falta alguma coisa neles…
Recebo vasta correspondência dos jovens e de seus pais, por conta de meus programas de rádio, televisão e Internet. Vi conversões maravilhosas e duradouras entre eles. Vi também decepções profundas naqueles corações sequiosos de novidades e de conhecimento. Conheci milhares que aderiram de corpo e alma ao cristianismo e que hoje, adultos são líderes católicos e evangélicos. Conheci, porém, os outros, e são muitos, que deixaram sua Igreja, e hoje, ou estão no espiritismo, nos grupos pentecostais ou messiânicos, em correntes de misticismo, ou simplesmente continuam marxistas, materialistas históricos e ateus.
Um dia, um deles, no aeroporto, mostrando se amigo e efusivo, secundado por três amigos, disse serenamente: -Padre, foi bom ser seu amigo, e muita coisa boa ficou daqueles livros e canções, mas você não é a Igreja. Deixei de ser católico. Não posso dizer que sou feliz e achei o que queria. Mas como estou, faz mais sentido.Não virei vaquinha de presépio que aceita tudo passivamente para salvar a sua alma! Respondi a ele que não romper com um amigo católico já é manter laços, uma vez que igrejas são feitas de gente e é com elas que se dialoga. O diálogo é a porta de todo e qualquer entendimento.
A Igreja Católica e, com ela outras Igrejas, não se iludem mais quanto a números. Hoje, percentualmente é menor o número de jovens que aderem a Cristo, mesmo que encham as igrejas. Aderir a um discurso ainda não é aderir ao Cristo. Se faltar a misericórdia para com os sofridos e os pobres ainda não é adesão. Sem essa dimensão ainda não é conversão. Os jovens brasileiros precisam da dimensão da caridade e da preocupação com a dor do outro para entenderem Jesus.
De doutrina a maioria tem uma vaga lembrança, mas na verdade ganhariam NOTA 1 ou 2 num teste de conhecimentos gerais sobre a Igreja que seus pais freqüentam. Precisamos achar a linguagem e o jeito. Voltar para 1940 não resolve. Fingir que estamos em 2.040 também não. Temos que redescobrir a palavra do Papa de agora, do catecismo de agora, e lidar com os fatos de agora. Medalhinhas, imagens e escapulários talvez até ajudem, mas continuarão sendo apenas a outra face da medalha. Os símbolos precisam ir mais longe do que aqueles objetos no peito ou nas páginas da Bíblia. Precisam levar a pensar um país mais fraterno e menos injusto. Nem sempre levam!


Pe. Zezinho

O VIRUS DA CORRUPÇÃO

Descobriu-se o controle da maioria dos casos de câncer. Debelou-se a varíola e a febre amarela; circunscreveu-se o ebola, controla-se a dengue, a tuberculose e centenas de enfermidades que, ontem, levavam à morte. Mas o vírus da corrupção e do dinheiro fácil prossegue desafiador, em todos os países do mundo. Mas, dentre todos, o Brasil é um dos mais infestados.


Bandidos explodem caixas eletrônicos e enfrentam qualquer aparato porque sabem como recuperar o dinheiro manchado. E se forme presos sabem que em pouco tempo estarão nas ruas.  Políticos e seus parceiros corruptos, entre os quais empresários de grande porte e até religiosos atuando no Congresso, conseguem burlar as leis. Quando podem, levam sua parte. E nada os detém na hora de desviar dinheiro para si, para seus partidos, para o caixa dois, ou na hora de levar vantagens com as informações obtidas no cargo que exerce. Alguns parecem estar lá, mais como olheiros que descobrem onde está o dinheiro do que como representantes do povo que votou neles.

A coisa pública para eles não existe. Se puderem meter a mão nela, a coisa também será deles.  Se fossem apenas dois ou três, talvez o Estado já os tivesse derrotado. Mas parecem as lendárias formigas gigantes da Amazônia. Não há quem resista. Não há como exterminá-las com os recursos de hoje sem incendiar a floresta.

O território é deles. Em algumas regiões e morros controla-se até o tráfico que fatura milhões, mas a eles, que encastelados na coisa pública desviam bilhões, ninguém controla. A imprensa denuncia e prova, eles perdem por algum tempo e depois voltam poderosos como sempre, a controlar o quê: as verbas e os apadrinhados.

Há o pequeno e o grande corrupto. O grande, todos já viram que é quase impossível derrubar do seu galho. Levam tiros por todos os lados, mas não caem; antes, voltam rejuvenecidos após as eleições que os reinstalam no poder, para, de novo, serem pilhados em falcatruas. Deixar de roubar o povo? Jamais! Aquele dinheiro está lá pedindo para ser roubado! As leis são falhas, Ou se são boas, sua execução é lenta e leniente…

Há o que aprende, mas conversão não parece ser o forte dos saqueadores dos bens do povo. E não são cinquentinha, nem duzentão: são 70, 150, 700, 900 milhões de reais que magicamente desaparecem e que leva anos até se saber quem os levou. E eles negam peremptoriamente. Descobertos, vão presos, ou morrem, mas não revelam onde esconderam sua pilhagem. Piratas modernos, lembram o cão que esconde o osso e só ele sabe onde escondeu; e não adianta pressionar que não vai latir nem se denunciar.

É diabólico, mas seria safadeza? Seria maldade premeditada contra a nação? Ou seria doença como o é o alcoolismo e a dependência de tóxicos? Existe o vírus da corrupção que já vem de berço ou se contrai nos corredores de câmeras e assembléias e Congresso? Veio depois dos primeiros anos de política ou existia antes e, por isso mesmo seus portadores entraram para a vida pública, porque lá havia com o que alimentar sua fome de se apossar?

Pode-se votar num cidadão ou numa cidadã com esta irresistível tendência de surrupiar? Pode, tanto que o povo vota! Há uma lei em tramite chamada “ficha limpa” que já foi descaracterizada porque atingia gente demais… Veremos se, um dia, a lei da ficha limpa funcionará. No Brasil há sempre o recurso ao recurso!…E talvez esteja aí o X da questão. Eles sabem que poderão recorrer dez ou vinte vezes. Deve ser por isso roubam dez ou vinte milhões… 

Elevando-nos às Alturas



Águia Dourada
Em Isaías 40.31 lemos: “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”
A águia mencionada na Bíblia é a águia dourada da terra de Israel, a mais rápida de todas. Sua velocidade varia entre 175 e 225 quilômetros por hora e às vezes é ainda maior.
O que ajuda as águias a alcançar essa velocidade tão grande é sua estrutura óssea, pois elas têm ossos ocos que pesam pouco. Por outro lado, suas enormes asas permitem alcançar grande altitude, velocidade e força. O Antigo Testamento não apenas compara Deus à águia, mas elogia e louva seu vôo ligeiro. Vejamos algumas passagens:
Êxodo 19.4 diz: “Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim”.
2 Samuel 1.23, falando sobre Saul e Jônatas, diz: “...eram mais ligeiros do que as águias...”
Jó 9.26 fala: “Passaram como barcos de junco; como a águia que se lança sobre a presa”.

O que podemos aprender do vôo da águia?
Águia DouradaPrimeiramente, a águia se esforça para se elevar. Como é uma ave grande, precisa empenhar-se para levantar vôo, já que pesa em torno de sete quilos. Mas, uma vez alcançada a altura, ela sabe aproveitar as brisas e plana tranqüilamente com suas asas estendidas. Você sabia que as asas dela são mais fortes que as de um avião?
O crente-águia esforça-se em sua vida espiritual. Consagra-se diariamente, exercita-se espiritualmente através do estudo da Bíblia, da oração, do serviço, do testemunho, etc. Quanto mais busca a Deus, mais alto voa e, quando alcança as alturas espirituais, descansa na brisa de Deus e deixa que os ventos da graça e da misericórdia do Senhor ajudem-no a se sustentar e a descer.
Quando o crente cumpre sua parte, Deus faz a dEle. Porém, muitos crentes, ao invés de deixarem as suas asas estendidas, movimentam-se incessantemente até cansarem. Diríamos que não sabem mover-se em Deus. Devem aprender a esperar no Senhor.
Em segundo lugar, com referência ao vôo da águia, podemos afirmar que ela move as suas asas com precisão. Muitos cristãos não sabem quando devem dizer “basta”. É necessário depender de Deus, saber quando parar de bater as asas para deixar o Senhor atuar. Cuidado com o mau uso e com o abuso das asas. A doutrina da graça convida-nos a estendê-las e a descansar nas promessas do Senhor e na obra de Jesus Cristo na cruz do Calvário.
O legalismo faz-nos depender muito de nós mesmos e pouco de Deus, pois diz: “Faça isso, e mais aquilo e assim você agradará a Deus”.
A graça nos diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6). Tudo o que fizermos para Deus tem de ser feito com fé. Estenda as suas asas, deixe-as planar e firme-se na fé e na esperança. Deus o sustentará para que você não caia.
No Salmo 91.4 está escrito: “Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro...” E, em Judas 24 a Bíblia diz: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória...”
Em terceiro lugar, recordemos que a águia busca as alturas, ao contrário dos abutres, que fazem seus ninhos baixos, comem carniça e sobem pesadamente a um galho de árvore para fazer sua digestão. Podemos dizer que abutres e urubus são aves preguiçosas. A águia é mais ativa, o macho e a fêmea trabalham juntos em tudo. O abutre gosta da planície, do que está embaixo. A águia gosta das alturas, do que está em cima. Podemos dizer que o abutre representa o não-convertido e a carne, enquanto a águia representa o crente e o Espírito.
O crente não é como o abutre que, como ave gregária, anda com todo mundo. O crente associa-se com os poucos de Deus. As galinhas são de baixo, as águias são de cima; a galinha é medrosa, a águia é valente, brava e sabe se defender com as garras e o bico. O crente-águia é chamado a ser radical em sua guerra espiritual. Não retrocede diante do inimigo, mas avança sem temor e, como a águia, voa por cima das tormentas que encontra pelo caminho.
Irmão águia, voe por cima das circunstâncias, olhando para Cristo, como diz o apóstolo Paulo em Colossenses 3.1-3: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.” (Herman Hartwich - http://www.apaz.com.br)

SENTIMENTOS DE PAZ

As pessoas vivem sonhando com a paz e a procuram a qualquer preço. Não sabem elas que a paz está bem próxima delas.  Ela está perto de nós procurando espaço para poder fazer acontecer dentro nós esse sentimento que faz das pessoas que a possuem, serenas, acolhedoras e sábias para no dia-a-dia superar as adversidades. Jesus nos deu um recado importante. Disse que os homens procuram a paz nos prazeres da riqueza, do poder, da luxúria e da vaidade.... A paz de verdade é aquela em que sentimos o desejo amar, partilhar a vida com os outros; quando nos desapegamos do ódio e da avareza que tem corrompido os homens.  Muitas pessoas desenvolveram dentro si medos, fobias, síndromes, e vários tipos de doenças que vai levando as pessoas ao abismo dentro de si mesmas. Outros estão enchendo os consultórios de psiquiatras, psicólogos e outros. Tudo para ver se alivia e fardo que carregam em seus ombros.
Seria bem mais fácil desprender-se um pouco desta vida louca que se leva. Muitas horas de trabalho, para ver se consegue ficar rico. Com isso o homem vai se tornando cada vez mais tenso e mais escravos dos sentimentos e preocupação com dia de amanhã. 
O conselho de Jesus é que devemos buscar primeiro o reino dos céus e tudo virá por acréscimo. Difícil, pois estamos determinados a sempre possuir mais. Alguns consegue tudo mas perdem tudo. Perde os amigos, a serenidade, a humildade e as vezes perdem até a família e até Deus é riscado da vida.
Doce engano. Toda paz fora de Deus é uma ilusão tremenda. 
Muita gente está chamando loucos os que tem fé. Porem, esses não perceberam que quanto mais a humanidade se distancia dessa realidade mais sucumbirá para o abismo. Abismo de prepotência que tem feito os homens se matarem aos montes uns aos outros como se fossem bichos ferozes. É esse tipo de situação que temos visto todo os dias.
Tenho pra mim que é uma grande tolice achar que basta-se a si mesmo. Todos temos as mesmas necessidades de amor, de alegria  e de paz. Mas ninguém terá essa paz de verdade enquanto não reconhecer que a pode dar de fato; JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS. 

Professor Valdeni Cruz     


Construtora dos banheiros pertence a taxista

No mesmo escândalo em que uma associação cultural foi contratada para construir banheiros, O POVO descobre que um taxista e uma dona de casa são os proprietários da Construtora. No endereço registrado na Junta Comercial, a empreiteira só funcionou até 2004



Sala onde funcionaria a construtora, no Monte Castelo: vizinhos e administrador do prédio dizem que empresa saiu do local em 2004 (FOTO DEMITRI TÚLIO)Sala onde funcionaria a construtora, no Monte Castelo: vizinhos e administrador do prédio dizem que empresa saiu do local em 2004 (FOTO DEMITRI TÚLIO)

A Construtora Dourado Ltda, contratada pela presidente da Associação Cultural de Pindoretama, Renata Pinheiro Guerra, para construção de 200 kits sanitários naquela cidade, tem indícios de ser uma empresa de fachada. A empresa utiliza no contrato um endereço em Fortaleza, no bairro Monte Castelo, onde não há nada em funcionamento. Os dois proprietários são, na verdade, o taxista Joscélio Oliveira Dourado e a dona de casa Fátima Rejane de Queiroz Dourado. Hoje pela manhã, eles irão depor na Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público Estadual.

Ontem pela manhã, O POVO visitou os locais citados em recibos apresentados por Renata relacionados ao convênio da Associação com a Secretaria das Cidades, que deram início ao escândalo dos banheiros. A reportagem confirmou com vizinhos e com o administrador do edifício comercial que, desde 2004, a construtora não funciona mais no endereço registrado na Junta Comercial do Estado. Consta na documentação da Construtora Dourado que ela funcionaria na avenida Sargento Hermínio, nº 2.148, sala 202. Lá, o que se pode ver é uma sala totalmente vazia, de aproximadamente 25 metros quadrados.

“Estou aqui há seis meses e nunca vi nada funcionando aí”, diz uma funcionária de um escritório de representação na sala ao lado. Uma zeladora, que trabalha no prédio há um ano e dois meses também diz nunca ter visto atividade de uma construtora na sala 202. “Eles saíram daqui em agosto de 2004”, afirmou o responsável pela administração do prédio.

Também não há construtora no endereço dado como residencial pelo casal, no bairro Vila União. No imóvel mora uma família, que está lá há quatro anos. Vizinhos da casa apontada, que vivem ali há mais de 10 anos, nunca ouviram falar nos donos da construtora.

O POVO localizou Fátima Rejane em um terceiro endereço, no bairro Carlito Pamplona. Na rua Cruzeiro do Sul, em uma casa modesta, a sócia-proprietária da Construtora Dourado chegou a atender os repórteres, mas repetiu duas vezes que não tinha “nada a declarar” sobre a empresa. Um vizinho, que estava no momento, se admirou ao ouvir as perguntas, sobre a possibilidade de ela ser dona da empresa. “Construtora?!”, surpreendeu-se.

O sócio majoritário, Joscélio Dourado, não foi localizado em nenhum dos endereços. Seu nome consta na lista de condutores auxiliares do serviço de táxi (rendeiro) da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), cadastrado desde 21 de junho de 2006.

O POVO apurou que apenas duas notas fiscais de serviço foram utilizadas pela construtora. Seriam datadas apenas do ano de 2006. Foi a documentação que Renata Pinheiro Guerra apresentou como prova da execução da obra dos banheiros.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

O POVO conferiu três endereços, onde seria possível encontrar os proprietários e a sede da Construtora Dourado Ltda. Em nenhum havia indicação de funcionamento da empresa que teria feito os banheiros em Pindoretama.

SAIBA MAIS

No 14 de junho último, O POVO publica que Associação Cultural de Pindoretama recebeu R$ 400 mil da Secretaria das Cidades para a Construção de 200 kits sanitários. Mas terminado o prazo de construção, não se sabe onde estão as obras.

O jornal revelou, com exclusividade, que Renata Pinheiro Guerra, presidente da Associação, trabalhava no cerimonial do Tribunal de Contas do Estado e, em 2010, fez doações acima do permitido para a campanha do deputado Téo Menezes (PSDB).

Em depoimento ao Ministério Público, Renata Guerra admitiu não ter feito os banheiros. Ela alegou não ter conseguido mobilizar mão de obra e disse que as chuvas atrapalharam os trabalhos.

Fonte: O povo

Papa: " Maior problema Humano é a falta de Amor "

O papa enviou uma mensagem ao Padre Franco Moscone, Prepósito Geral da Ordem dos Clérigos Regulares Somascos, que estão celebrando um ano jubilar pelos 500 anos da libertação do cárcere do fundador, Jerônimo Emiliano.
“A pobreza de amor está na raiz de todo problema humano. As provações pessoais e institucionais a que somos submetidos servem para aumentar a nossa fé” – diz Bento XVI em seu texto.
As celebrações serão abertas em Veneza, no próximo dia 25 de setembro, com uma missa na Basílica de São Marcos. Durante um ano, haverá congressos dedicados à espiritualidade e à personalidade do santo.
“A libertação do padroeiro universal dos órfãos e da juventude abandonada foi um evento prodigioso que modificou o curso de uma trajetória humana e deu início a uma experiência de vida consagrada muito significativa para a história da Igreja” – prossegue o pontífice.
Ao sair da prisão, Jerônimo se voltou exclusivamente a Deus, amado e servido de modo especial na juventude órfã, doente e abandonada. Inspirado em sua história familiar, amadureceu a idéia de que a juventude precisa de um requisito essencial: o amor.
O papa lembrou aos Somascos que a atenção para com a juventude e sua educação humana e cristã caracteriza o seu carisma e continua sendo um compromisso da Igreja, em qualquer tempo e lugar: “O crescimento das novas gerações deve ser alimentado não apenas por noções culturais e técnicas, mas principalmente pelo amor, que vence individualismo e egoísmo e nos faz perceber as exigências de nossos irmãos e irmãs”.
“Que o exemplo luminoso de São Jerônimo Emiliano, definido pelo Beato João Paulo II ‘leigo animador dos leigos’ nos ajude a assumir toda a pobreza de nossa juventude: moral, física, existencial, mas sobretudo, a pobreza de amor”.
“Ele continuará a nos guiar com a força de Maria, modelo insuperável de fé e caridade. Assim como desatou as correntes que o aprisionavam no cárcere, Ela, com sua materna bondade, liberte os homens dos laços do pecado e do cativeiro de viver sem amar a Deus e seus irmãos, oferecendo-lhes as chaves que abrem o coração de Deus a nós e o nosso coração a Deus.

Cinturão Digital opera em menos da metade do Ceará

O serviço de banda larga abrange 60 Cidades, enquanto que em 2010 a estrutura envolvia 92 Municípios do Ceará
Dos 184 Municípios do Ceará, apenas 60 contam com o Cinturão Digital do Ceará (CDC), por meio do sistema de banda larga gratuita. Apesar da limitação das áreas de abrangência, o Governo Estadual afirma que o serviço cobre 90% das áreas urbanas do Ceará. Enquanto que, em 2010, havia estrutura para a instalação do Cinturão Digital em 92 Municípios, de lá para cá, pouco evoluiu na oferta do serviço, apesar do investimento maciço do Governo do Estado.

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), órgão vinculado ao Governo Estadual, Fernando Carvalho, negou, entretanto, que apenas um terço da população do Estado esteja operando com o Cinturão Digital. Segundo explicou, os 60 Municípios atendidos correspondem à cobertura de 90% da população urbana do Estado.

Justiça
A deficiência na operação seria decorrente de uma disputa com a operadora Oi, que decidiu entrar na Justiça contra a decisão do Governo do Estado de, por meio de licitação, escolher a empresa que fará a manutenção do Cinturão Digital.

O presidente do Etice disse que a pendência não está alterando a operacionalidade do serviço. "A Oi quer prover a manutenção do CDC, quando ela própria terceiriza a manutenção de sua rede com empresas especializadas. Quando notificados, cumpriremos todas as determinações da justiça", disse Fernando Carvalho.

Sobre o assunto, a Oi, por meio de sua Assessoria de Imprensa, informou que não quer se pronunciar sobre o assunto.

Fernando Carvalho informou que o governo já investiu R$ 68 milhões no projeto. "O CDC é uma iniciativa pioneira do Governo do Ceará, que serve de modelo para outros Estados e até para o Plano Nacional de Banda Larga do Governo Federal", disse o presidente do Etice.

Ele ressalta que o CDC foi concluído e opera dentro do que foi planejado. São 3 mil quilômetros de fibra ótica que compõem o anel redundante do Cinturão Digital para todo o Ceará.

Projeto
O Cinturão Digital (CDC) é um programa do Governo do Estado cujo objetivo é levar internet de alta velocidade para 82% da população urbana e se inclui dentro do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

O CDC, implantado três anos antes do PNBL, utiliza a mesma tecnologia. A solução tecnológica está nos cabos de fibra óptica que possibilitam um acesso de alta velocidade não importando a distância. Seja de Fortaleza até um Município vizinho ou mesmo até a Europa, a velocidade será a mesma.

Com a integração aumenta a confiabilidade e a redundância, ou seja, com cabos de fibras ópticas do CDC e do PNBL espalhados pelo Ceará, a localidade estará sempre coberta, seja por uma rede ou outra, além da presença de pontos estratégicos em comum que levarão acesso rápido e barato à população.

Em Fortaleza, todos os órgãos do governo já estão conectados no CDC a 1 Gbps (Gigabit por segundo) e todas as 900 escolas da Capital estarão conectadas até fim deste ano. Escolas, postos de saúde, hospitais e delegacias já estão conectados à rede, isso foi possível após a instalação de quatro torres de antenas e rádios com tecnologia Wimax. As torres foram instaladas no DER, TVC/Funtelc, SDA e no Centro Administrativo do Cambeba, sendo beneficiados os equipamentos do Estado localizados dentro dessa rota óptica. Com isso, o governo espera realizar uma redução de custos de telecomunicações da ordem de R$ 15 milhões anuais, já no ano de 2012.

Acesso
Para a população, o acesso se dará por meio dos equipamentos de inclusão digital instalados pelas Prefeituras, Governos do Estado e Federal ou órgãos do terceiro setor, que podem ser Centros de Inclusão Digital e Telecentros. Entre o que se planejou para o futuro e o que existe na prática, há diferenças significativas.

De acordo com Fernando Carvalho, o aspecto positivo é que os Municípios estão sendo atendidos com internet gratuita e de banda larga. No caso de Tauá, há de se considerar que foi bem mais além. Naquela localidade, houve investimento considerável na tecnologia digital, resultando em avanços para a população local.

Já em outros Municípios do Estado do Ceará, enquanto houve benefícios nas áreas urbanas, a contrapartida, como reconhece o Etice, a população urbana é disparadamente a mais beneficiada, em detrimento das comunidades rurais.

Funcionamento
Para o Etice, a grande notícia é que o momento mais esperado dos últimos tempos em relação ao Cinturão Digital do Ceará chegou: toda a infraestrutura do CDC já está em pleno funcionamento. Com isso, órgãos do Governo do Estado estão interligados e conectados a uma internet de alta velocidade.

O momento está sendo comemorado, porque está funcionando como planejado. Para Fernando Carvalho, presidente da Etice, "esse é o grande momento do projeto". Isto mesmo diante da redução de Municípios atendidos pelo projeto.

Visto no site: icapui.ce.gov.br

Professores do Estado ameaçam greve geral

O Sindicato Apeoc não entrou num acordo, nessa noite de quinta-feira, no Palácio da Abolição, com o governador Cid Gomes (PSB), no que diz respeito às reivindicações salariais. Por conta disso, a categoria marcou para segunda-feira, a partir das 15 horas, no Ginásio Paulo Sarasate, uma assembleia geral.


O encontro reunirá os professores da rede estadual de ensino da Capital e do Interior sob a expectativa de uma greve geral, adiantam dirigentes do Sindicato Apeoc.

Clique e Veja tabela: Proposta do Governo.

Blog doEliomar

Número de presos do Ceará é maior que a soma da população de três municípios do Estado

A população carcerária do Ceará é maior que a soma dos municípios de Guaramiranga, Granjeiro e General Sampaio. Segundo o relatório do efetivo de presos nas unidades penais do Estado divulgado pela Secretaria de Segurança e Cidadania do Ceará (Sejus) nesta quinta-feira (28), o Ceará conta com um total de 16.048 presos.
Estes 16.048 presos estão divididos entre os regimes provisórios, condenados, semi-abertos e abertos. Constituindo assim uma soma maior que a população de Guaramiranga (4.165), Granjeiro (4.626) e General Sampaio (6.216), todos estes, cidades do Interior do Ceará.
Nas cadeias públicas do Ceará estão alocados cerca de 5.800 presos, divididos entre 5.668 homens e 146 mulheres. Já as unidades policiais (delegacias) contam com 246 presos. Os presídios e penitenciárias do Estado contam com a maior população carcerária, isto é, cerca de 9.800 detentos.
Excedentes
Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) e as unidades da Casa de Privação Provisória da Liberdade (CPPL) contam com o maior contingente de presidiários entre as unidades que a Sejus é responsável. São ao todo 5 mil. Sendo que a capacidade das unidades da CPPL e do IPPOO II é apenas de 4.196 presos.
A situação nas cadeias públicas do Ceará é bem pior. Com uma população carcerária de 5.814 pessoas, há um excedente de 2.723 presos, pois a capacidade é de 3.091. Até mesmo os complexos hospitalares da Secretaria de Segurança estão contam com um número de presos além do limite.  São quase 30 pessoas a mais.
Nova penitenciária
Até o final de agosto,  a Sejus prometeu inaugurar a nova penitenciária do Ceará, localizada em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. A instituição contará com tecnologia semelhante a de aeroportos e terá capacidade total para até 500 presos.
Fonte: Diário do Nordeste

Evangelho (João 11,19-27

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?”27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Ou (escolhe-se um dos evangelhos)

Sexta-Feira, 29 de Julho de 2011
Santa Marta




Evangelho (Lc 10,38-42)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”.
41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário 

As palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo – que acabamos de ler no Evangelho – advertem-nos de que, no meio da multiplicidade das ocupações deste mundo, há um bem único para o qual devemos tender. Tendemos porque ainda estamos a caminho e não em morada permanente; em viagem e não na pátria definitiva; em tempo de desejo e não da posse perfeita. Mas devemos tender, sem preguiça e sem parar, a fim de podermos um dia chegar ao fim.
Marta e Maria eram duas irmãs, ambas irmãs não só de sangue, mas também pelos sentimentos religiosos. Ambas estavam unidas ao Senhor; ambas, em perfeita harmonia, serviam o Senhor corporalmente presente.
Marta recebeu-O como costumam ser recebidos os peregrinos; e no entanto, era uma serva que recebia o seu Senhor, uma doente que acolhia o Salvador, uma criatura que hospedava o Criador. Recebeu o Senhor para Lhe dar o alimento corporal, ela que precisava do alimento espiritual. Com efeito, o Senhor quis tomar a forma de servo e nesta condição de servo quis ser alimentado pelos servos, por condescendência e não por necessidade. De fato, também foi por condescendência que se apresentou para ser alimentado, porque tinha assumido um corpo sujeito à fome e à sede.
E assim pôde ser hospedado o Senhor, Aquele que veio para o que era Seu e os Seus não O receberam; mas a quantos O receberam deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Adotou os servos e fê-los irmãos; remiu os cativos e fê-los co-herdeiros. Mas ninguém dentre vós ouse dizer: “Oh! Bem-aventurados os que mereceram receber a Cristo na sua própria casa!” Não tenha pena, não se lamente por ter nascido num tempo em que já não pode ver o Senhor na sua carne. Ele não o privou dessa honra, porque Ele mesmo disse:“O que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes”.
Além disso, você, assim como Marta, – com sua licença o direi, e bendita seja pelos seus bons serviços – busca o descanso como recompensa do seu trabalho. Ela estava ocupada com muitos serviços, querendo alimentar os corpos mortais, embora de pessoas santas. Porventura, quando chegar à outra pátria, poderá encontrar um peregrino a quem hospedar, um faminto com quem repartir o pão, um sequioso a quem dar de beber, um doente a quem visitar, algum litigante a quem reconciliar, algum morto a quem sepultar?
Lá, não haverá nada disso. Que haverá então? O que Maria escolheu: lá, seremos alimentados e não daremos alimento. Lá, há de cumprir-se em plenitude aquilo que Maria aqui escolheu: daquela mesa opulenta, ela recolhia as migalhas da Palavra do Senhor. Quer saber o que haverá lá? O próprio Senhor fala a respeito dos Seus servos: “Em verdade vos digo, que Ele os mandará sentar à mesa e, passando no meio deles, os servirá”.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Canção Nova


Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...