Postagens

Mostrando postagens de Novembro 6, 2011

Presidente italiano terá reuniões para definir futuro governo

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, apresentou neste sábado sua renúncia ao presidente Giorgio Napolitano, abrindo oficialmente uma crise no governo que levará amanhã o chefe de Estado a realizar uma rodada de consultas com alguns dos principais políticos do país. Napolitano começará amanhã uma rodada de consultas para determinar se será formado um governo de tecnocratas, à frente do qual estaria o economista Mario Monti, ou se convocará eleições antecipadas. Monti, 68 anos, foi designado senador vitalício na última quarta-feira pelo chefe do Estado, o que foi interpretado como um respaldo à sua candidatura, que também reúne apoios internacionais, como o do presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o da chanceler alemã, Angela Merkel. Napolitano se reunirá no começo da manhã com os presidentes do Parlamento - Renato Schifani, do Senado, e Gianfranco Fini, da Câmara dos Deputados. Depois, ouvirá a opinião de seus antecessores no cargo, Oscar Luigi Scalfaro (1992-1999) e Carl…

CENSURA X LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Muitos usam, poucos entendem, esta é a primeira parte sobre um assunto que muitos deveriam conhecer, e um aviso aos navegantes, para usa-lo teras que começar por si.
Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas acções de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte.
O propósito da censura está na manutenção do status quo, evitando alterações de pensamento num determinado grupo e a consequente vontade de mudança. Desta forma, a censura é muito comum entre alguns grupos, como certos grupos de interesse e pressão (lobbies), religiões, multinacionais e governos, como forma de manter o poder. A censura procura também evitar que certos conflitos e discussões se estabeleçam.
A censura pode ser explícita, no caso de estar prevista na lei, proib…

CENSURA CONTRA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Intimidação e Violência
Os Relatores Especiais para a Liberdade de Expressão da ONU e da OEA descreveram o problema da violência contra os que exercem sua liberdade de expressão como “censura pela morte”, já que o objetivo destes ataques não é apenas silenciar as vítimas, mas também enviar um recado a todos os que possam vir a discutir determinados assuntos.
O Estado está diretamente implicado na violência contra os que exercem seu direito à liberdade de expressão quando agentes públicos estão envolvidos em ataques – o que infelizmente se mostra algo comum. Nestes casos, o Estado está sob a obrigação direta de pôr fim nesta forma de restrição. Além disso, o Estado tem a obrigação mais ampla de tomar medidas positivas para impedir qualquer tipo de ataque que objetive silenciar comunicadores sociais, ainda que cometidas por outros atores.
É importante ressaltar que quando a liberdade de expressão de indivíduos sofre restrições, não é apenas o seu direito individual que está sendo violado, …

Aconteceu em um ambiente esportivo.

Ontem, 11, no Castelão, que está sendo modernizado para a Copa do Mundo, o governador Cid Gomes e o ex-governador Tasso Jereissati reaproximaram-se, deram-se as mãos e inauguraram, com o ministro Aldo Rebelo, a sala Fares Lopes, no novo prédio da Secretaria de Esportes do Governo do Ceará.
Fares Lopes, o saudoso homenageado, era amigo de Cid e Tasso e irmão do cantor Raimundo Fagner, que agora, pessoalmente, ajuda a reconstruir uma boa amizade trincada pelo vai-e-vem da política.
http://blogs.diariodonordeste.com.br/egidio/

Falta agilidade aos processos de cassação

Deputados criticaram que, a menos de um ano das eleições, várias ações de perda de mandato ainda aguardam decisão
A menos de um ano das eleições municipais, marcadas para 7 de outubro de 2012, na Justiça Eleitoral ainda existem processos sobre a cassação de prefeitos eleitos em 2008. Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral suspendeu a realização de eleições suplementares em dois municípios cearenses. Ficou mantida apenas a eleição em Icapuí, marcada para amanhã.
Ao serem abordados sobre o assunto, deputados estaduais cearenses defenderam maior agilidade no julgamento de ações que impliquem na perda do mandato. O petista Antônio Carlos diz acreditar que a legislação deve ser mais rigorosa quanto aos prazos para julgamento, evitando que as campanhas eleitorais subsequentes sejam iniciadas quando alguns mandatos ainda estão sendo questionados.
Já o tucano Fernando Hugo destaca a insistência com a qual tem tratado do assunto, clamando ao Tribunal de Justiça do Estado que aceite seus proj…

Evangelho (Lucas 18,1-8)

Sábado, 12 de novembro de 2011
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé …

Entidades que defendem a Lei da Ficha Limpa criticam manduças propostas por Luiz Fux

BRASÍLIA e RIO - Entidades defensoras da Lei da Ficha Limpa criticaram nesta quinta-feira a proposta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux que pode beneficiar políticos que renunciaram para escapar de punição. Diante das reações, o ministro admitiu ontem que pode rever sua posição quando for retomada a discussão. Ele afirmou que não tinha a intenção de tornar a lei mais branda. O ministro Joaquim Barbosa pediu vista e disse que devolverá o caso ao plenário apenas quando a 11ª integrante da Corte tomar posse, em data ainda não marcada.
- Essa questão vai ser recolocada na sessão que vamos votar o pedido de vista. O julgamento ainda não acabou. Se nós entendermos que, de alguma maneira, essa proposição abre alguma brecha que tira a higidez da razão de ser da Lei da Ficha Limpa, nós vamos fazer uma retificação - declarou.
- Há aspectos práticos e também jurídicos que nós vamos debater para chegarmos a um consenso sobre a solução melhor que mantenha a higidez completa (da l…

Um Apoio onde apoiar a vida

Imagem
Estava lendo um trecho do Segundo Livro das Crônicas. Deparei-me com uma frase que me impressionou, de tão real. Era a dura censura de um profeta, um tal de Hanani, ao rei Asa, de Judá. O governante tinha pedido ajuda ao rei de Aram na sua luta contra o rei Baasa, de Israel. Procurou ajuda noutro rei e não no Senhor... No aperto, foi lógico: procurou o apoio nos exércitos de um rei amigo. No entanto, as palavras de reprovação do Profeta Hanani são tremendas: “Porque te apoiaste no rei de Aram e não no Senhor teu Deus, as forças do rei de Aram escaparão de tuas mãos” (2Cr 16,7).
É isto mesmo, e se repete tanto, ainda hoje, ainda agora, comigo e com você, caro Leitor meu: toda vez que nos apoiamos em nossos cálculos, em nossas muletas, sejam de que tipo for, terminamos perdendo tudo. Sim, porque nossas muletas, nossos apoios humanos, nossas falsas seguranças nos escapam! O que é perene realmente, a não ser o Senhor?
Pense, Leitor! Pense e pense novamente: o que é perene nesta vida? O que …

Professores estaduais decidem pelo fim da greve em assembléia geral

Professores da rede estadual de ensino decidiram encerrar a greve na tarde desta sexta-feira (11), anunciaram ao Diário do Nordeste Online o presidente e o vice-presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo e Reginaldo Pinheiro.
A assembleia aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate. A categoria vinha em campanha salarial e chegou a paralisar atividades por dois meses, mas voltou à normalidade por um período de 30 dias - prazo encerrado nesta sexta.
De acordo com Anízio, ainda há definições a serem resolvidas com o Governo do Estado sobre a proposta encaminhada aos professores, mas de um modo geral a proposta foi aceita. Uma nova assembléia foi convocada para o dia 25 de novembro - quando vai ser discutida uma contra-proposta do Governo.
O Sindicato Apeoc descartou a possibilidade de entrar em greve nesta tarde. "Retomar a greve hoje estava fora de cogitação. Espaços jurídicos seriam ilegais se tivessemos entrado em greve", disse Melo.
Diário do Nordeste

Qualidade da banda larga: problemas à vista

Imagem
Barão de Itararé

Na semana passada, foram publicados os regulamentos de qualidade da banda larga fixa e móvel. A pressão das empresas e a contratação de consultorias especializadas não foram suficientes para dissuadir a Anatel de aprovar parâmetros mínimos e médios obrigatórios para a prestação deste serviço no país. Contudo, os textos finais publicados revelam problemas que não haviam ficado claros na coletiva de imprensa dada pela agência no dia da aprovação dos regulamentos.
Já de início se confirma a retirada do limite de ocupação de rede da prestadora. No artigo que não existe mais, a empresa estava obrigada a investir na ampliação da sua capacidade quando atingisse 90% de ocupação da rede. Com isso havia a preocupação mínima de garantir que a oferta da empresa observasse sua capacidade de prestação do serviço, suprindo em alguma medida a ausência de relação mais clara entre a capacidade comprada por elas no atacado e suas ofertas no varejo. Outro ponto se refere ao software de medi…

Evangelho (Lucas 17,26-37)

Sexta-feira, 11 de novembro de 2011
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão n…

PARÁBOLA DOS TALENTOS

Imagem
(Evangelho de Mateus cap. 25 vers. 14-29 )  14- Pois será como um homem que, ausentando-se  do país,       chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15- A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro ,um a       cada um segundo a sua própria capacidade; e, então,       partiu. 16- O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar       com eles e ganhou outros cinco. 17- do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18- Mas o que recebera um , saindo, abriu uma cova e escondeu      o dinheiro do seu senhor. 19- Depois de muito tempo , voltou o senhor daqueles servos e       ajustou contas com eles, 20- Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou       outros cinco, dizendo : Senhor , confiaste-me cinco talentos ;       eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21- Disse-lhe o Senhor : Muito bem, servo bom e fiel ; foste fiel no       pouco , sobre o muito te colocarei ; entra no gozo do teu Senhor . 22- E, aproximando-se também o que recebera dois talen…

Dia da Família na Escola Vicente Feijó e assinatura da ordem de Construção da Quadra de Esportes

Imagem
Hoje foi comemorado mais um dia da Família na Escola Vicente de Melo. Com o pátio da escola lotado de pais e alunos, juntamente com a presença de professores e direção. Nesse dia, alem da apresentação de atividades referentes à família, também foi assinada a ordem de construção da Quadra de Esportes da Escola mencionada.   Antes das atividades a serem apresentada pelos alunos, foi feita uma mesa redonda formada pelas pessoas que vieram para esse ato de assinatura. Entre estes citamos o Prefeito João Bosco, o vereador João Flávio, professor Clayton Meneses e outros. No uso de suas falas exaltaram como sempre as obras faraônicas da gestão atual.   O professor Clayton munido de slides destacou através de imagens, para os presentes, as diversas obras já concluídas, bem como as que estão para serem iniciadas. Não podemos esquecer aqui o que foi dito para que fiquemos atentos. Este ano já chegaram alguns ônibus escolares. Segundo foi dito, tanto pelo Professor Clayton como pelo Sr. Prefeito, q…

SOLIDARIEDADE AO BLOGUEIRO RAIMUNDO MOURA

É lamentável e nos indignamos veementemente com atitudes como estas que ocorreram hoje na câmara de vereadores de Pentecoste, onde o Blogueiro Raimundo Moura foi desrespeitado por quem deveria respeitar a todos por ser um represente da Lei .  Mas, como disse em outra ocasião: a defesa e o argumento dos fracos e prepotentes é a ameaça. Como não pode convencer a população nem a opinião pública de sua conduta e de seu trabalho político, resolve atacar as pessoas que estão ai na luta contra os absurdos que ocorrem a luz do dia. Mas uma coisa é certa: casa construída sobre a areia ruirá e não tardará. Aguardemos... Deus faz justiça, ainda que pensemos que ele dorme e não percebe as afrontas que os homens de bem padece.  Raimundo Moura, saiba que toda atitude que visa desmascarar e a atrapalhar o que acontece na escuridão sempre causará um certo ódio aos que nesta escuridão se encontra. Sempre foi assim. No tempo de Jesus os fariseus, que diziam que faziam sempre as coisas certas diante do p…