quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A IGREJA E AS NOVAS MÍDIAS NO SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO

Curso vai orientar bispos para o uso das novas mídias sociais


Da Redação, com CNBB


Um Curso de Comunicação para Bispos vai ensinar a teoria e a prática das novas mídias sociais digitais ao episcopado brasileiro. O evento será promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, entre os dias 4 e 8 de novembro, em Recife (PE).
Segundo site da CNBB, o convite é aberto a todos os bispos. O número de inscrições é limitado e, até esta tarde, apenas cinco vagas estavam disponíveis. Para se inscrever, o bispo pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail: (61) 2103.8366 – comsocial@cnbb.org.br
O tema central do curso será “Comunicação e evangelização na era digital: uma abordagem teórico-prática”. O objetivo principal é refletir sobre as práticas e os desafios da evangelização no contexto da cultura gerada pelas novas tecnologias.
“Ninguém está fora da sociedade em rede. Então a Comissão deseja ajudar os bispos a perceberem a importância da presença efetiva e afetiva nas redes sociais. Não é considerar apenas o modismo das novas tecnologias, mas como meios de expressão e de existência”, ressalta o assessor da RIIBRA (Rede de Informática da Igreja no Brasil), padre Clóvis Andrade Melo.
O evento contará com a participação do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, dom Claudio Maria Celli. O representante do Vaticano é um dos principais incentivadores do processo de formação dos bispos na cultura midiática para a evangelização.
A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Irmã Élide Fogolari, comenta que as novas tecnologias vêm provocando uma cultura acelerada em toda a sociedade e também na Igreja. “Desejamos que o episcopado possa entender como comunicar com a comunidade presente na Igreja através da cultura massiva e da cultura digital”, diz a religiosa.
Teoria e prática
De acordo com a organização, a novidade do curso será a metodologia de trabalho composta por teoria e prática. Serão apresentados painéis, voltados ao diálogo e revisão de teorias comunicacionais da era digital na cultura da evangelização. Além disso, os bispos utilizarão laboratórios para praticar e conhecer as técnicas de produção em jornal, impresso e online, programas de rádio, internet e mídias sociais digitais.
Os painéis e as práticas laboratoriais contarão com assessoria de professores e especialistas da comunicação. “O curso será bem elementar para a criação de conta de e-mail, configuração da parte estética e visual dos correios eletrônicos. Além disso, serão oferecidas dicas práticas de cada ferramenta, como as mídias sociais digitais, entre elas o Facebook, modos de compartilhamento, de integração e interatividade”, explica padre Clóvis.

Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...