Professor Valdeni Cfruz
Projeto desenvolvido na Escola Valdemar Alcântara, nas salas do 8º e 9º ano
O projeto Família na Escola pretende
criar um diálogo constante sobre a importância da presença da família no
processo de escolarização de nossas crianças e jovens, mas de modo especial,
aos que já estão no 8º e 9º ano de maneira a favorecer a construção de parceria
no desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças
atendidas pela instituição.
Um trabalho como esse tem como intuito
promover uma interação significativa com os pais, professores, alunos, visando
oportunizar vivências que possibilitem o refletir sobre o processo de
desenvolvimento das nossas crianças e de nossos jovens, para que possam assumir
o compromisso com a aprendizagem informal e formal dos mesmos, colaborando com
a construção de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos em suas
vidas.
Dentro dessa condição, entendemos que a
escola é responsável pelo processo do ensino e aprendizagem de nossos educandos
como um todo. Porém, como é do conhecimento de grande parte da sociedade, nos
últimos anos temos enfrentado grandes desafios no sentido de oferecermos uma
educação de qualidade. Quando se fala que temos tido dificuldade, se trata na
verdade da mudança de paradigmas que vem ocorrendo na sociedade e, como
sabemos, a sociedade é formada por todos nós.
Mas temos uma sociedade bem menor, formada por um número restrito de
pessoas. Essa sociedade aqui citada é a família. É desta pequena sociedade que
se forma todo um tecido social. É dela que surgem as crianças e os jovens para
formar a comunidade escolar.
Ao chegar à escola estas crianças vão
revelando quem realmente são. Muitas delas demonstram desde cedo grandes
dificuldades em conviver com os demais; outros trazem em si idéias de
preconceito, de egocentrismo, de arrogância, comportamento violento e outros em
menor ou maior proporção.
No caso dos jovens, percebemos que o
que está acontecendo está mais direcionado a rebeldia, o que poderíamos dizer
que faz parte de sua idade. Porém, quando aprofundamos nossas observações sobre
seus comportamentos, percebemos que em muitos casos existem outras situações
bem mais complexas. E, por muitas vezes, chegamos à conclusão de que o problema
está dentro de suas próprias casas. Existem situações em que os jovens
desejariam estar em qualquer lugar menos dentro de seu próprio lar. Segundo
alguns relatos, há jovens que são maltratados tanto de forma física quanto
psicológica. Alguns são tratados como qualquer coisa menos como filhos. Quando
esses jovens não encontram apoio dentro de casa então se sentem rejeitados e os
reflexos dessa rejeição vêm parar dentro escola. Muitos outros apresentam falta
de limites, pois os mesmos não recebem o acompanhamento necessário dos pais
quanto aos limites que devem ter para poder conviver bem em sociedade e isso
gera um desconforto nos educandos na hora que lhes são impostas as regras em
sala de aula. A ausência de regras em casa faz com que eles queiram a todo
custo quebrar isso, pois não é comum para eles receber um sim quando sim e não
quando não.
Existem outros casos freqüentes que é o
desinteresse pela aprendizagem, sentimento de solidão, de baixa estima. Desse
modo, não veem vantagens ou expectativas para se dedicarem aos estudos. Isso
ocorre porque eles se sentem sozinhos. Mesmo que os professores tentem
motivá-los alguns deles não reagem à falta de estímulos que deveriam receber em
casa.
Diante desses fatos é que pensamos em
unir nossas forças a fim de criar mecanismos que levem esses jovens pensarem de
maneira mais decidida no seu futuro. Assim sendo, é que pensamos em desenvolver
esse projeto, para que juntos despertemos em nossos educandos o desejo de
buscarem sentido para suas vidas e a planejarem de maneira mais conscientes seus
projetos de vida. Daí a necessidade de ajuda e de apoio que eles têm das
famílias das quais fazem parte. Eles precisam sentir segurança nelas para que
ao chegar à escola se juntem as idéias de toda a comunidade escolar e assim cresçam
essas possibilidades de um futuro mais humano e mais justo, sendo eles mesmos
os protagonistas dessas mudanças.
O projeto foi desenvolvido em 4 etapas.
1º - foi uma grande discussão em sala de aula sobre o tema
2º - foi trabalhador em sala de aula de com recostes e colagens
3º - produção de texto sobre a importância da família
4º - encontro com os pais e os alunos no pátio da escola com apresentação dos alunos, apresentação de vídeos com a temática a respeito da família, palestra.
Confira as imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário