terça-feira, 2 de setembro de 2014

Projeto Família na Escola

Professor Valdeni Cruz

Desenvolvimento do Projeto Família na Escola Gov. Waldemar Alcântara com alunos do 8º e 9º ano da Manhã. O tema do Projeto é: COMO PREPARAR BEM OS NOSSOS JOVENS PARA O FUTURO. A primeira aula em sala foi uma conversação com os alunos sobre a importância da família na vida de cada um de nós. No debate falamos da família tradicional, pai, mãe e filhos, mas também tratamos de realidade de filhos que foram criados e educados somente pela mãe ou pelo pai. Ainda tratamos de outra realidade, ou seja, aqueles que são criados pelos avós ou tios, ou ainda os que foram adotados. Durante a conversa tratamos de uma questão pouco discutida em nossa realidade, que são as novas realidades de família:  casais de pessoas mesmo sexo. Em alguns casos eles já estão adotando filhos. Na aula não se tratava da questão se era certo ou errado, mas quanto ao fato de sabemos que é uma realidade que está presente em nossa sociedade atual e precisa que nossos jovens saibam que ela existem. 
Como pessoas que estão dentro do processo de aprendizagem, precisam tocar nesta questões mesmo que delicadas para alguns. Precisamos entender que mesmo que não concordemos e nem aceitemos, é preciso que tenhamos uma postura de repeito diante dessas novas realidade. E a escola é o local adequado para se trabalhar sobre estas questões de maneira que alunos aprendam a não terem preconceitos com o outro que pode até parecer diferente mas que é ser humano e, portanto, merece todo respeito.
A segunda aula programa foi para trabalhar com imagens diversas da família. Nesta se deveria recortar imagens de revisitas e livros que retratassem a família nas mais diversas situações. Em seguida, deveriam fazer a colagem em papel madeira e escrever mensagens de agradecimentos e apoio a família, o que pode ser conferidos nas imagens. Foi um momento riquíssimo.
Esse Projeto terá culminância na terça-feira, 09 de setembro. Desde já contamos com a presença de todos os pais para um grande encontro dos pais com os filhos. Está sendo preparado um momento muito importante para todos nós.
Quero agradecer a Direção de Escola Waldemar pelo apoio dado e pela confiança no meu trabalho enquanto professor daquela instituição.
Aos alunos do 8º e do 9º ano só dizer parabéns.


Também foi o dia da apresentação das equipes dos alunos do 8º ano que fizeram uma apresentação em sala de aula de uma pesquisa que eles foram fazer com pessoas da sociedade sobre o estilo de vida da juventude de seu tempo. O tema da pesquisa era: A JUVENTUDE DE ONTEM E A JUNVENTUDE DE HOJE. Os alunos deveriam entrevistar alguém e descrever essa entrevista e contar em sala como foi. Eles deram show.











Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...