Obras inacabadas, prejuízo para os cofres públicos e para a sociedade


As duas creches do FNDE deveriam ter ficado prontas em setembro de 2016, visto que o início das obras se deram em dezembro de 2015, onde o prazo para a conclusão das obras era de 9 meses. Acontece que já estamos com 1 ano de 6 meses do início destas obras e pelo que pode ser visto dificilmente estará pronta até o final deste ano.

Os ambientes onde já deveriam estar funcionando unidades educacionais, estão com as obras completamente paralisadas. E pior é ver que a estrutura do que foi feito já encontram-se comprometidas. O piso todo danificado, paredes rachadas, teto em descoberto, ferragens sendo corroída pela ferrugem  e vários outros danos, sem contar que como não tem quem vigie, o patrimônio fica a mercê de depredação por pessoas da comunidade que não tem consciência de que aquela construção é um bem público.

Depois ter feito a visita e conversado com pessoas da comunidade, o Presidente foi a Secretaria de Educação para saber os motivos da paralisação das obras. Foi recebido gentilmente pelo Secretário Regis Gato que deu algumas informações. Disse que as obras estão paralisadas por que a empresa responsável pelas duas obras abandonou os serviços. Que fez a primeira parte da obra e recebeu os recursos referentes. Isso porque que o dinheiro só é liberado de acordo com as etapas de construção da obra. Tudo porque muitas obras pelo país a fora já deixaram de ser construídas por que o dinheiro é liberado e gasto  sem que a obra seja terminada. Por causa disso o governo só libera o dinheiro agora de acordo com o andamento. E, segundo comentários, a empresa recebeu mais dinheiro do que o deveria sem ter concluído a etapa seguinte.

Por estes motivos foi feito o distrato com a empresa responsável e reavaliado as estruturas das construções pelo engenheiro,  que fez um novo projeto e enviou para o SIMEC (Órgão do Governo Federal), para que seja feito uma nova licitação e que uma nova empresa possa ser contratada para dar continuidade às obras. Perguntei como ficaria a questão do valor, visto que muita coisa tem que ser refeita.  O Secretário disse que, se a obra fosse assumida pela mesma empresa não haveria aumento de custos, mas como a empresa se desligou, deverá ser feito um novo ajuste e certamente novos recursos deverão ser demandados para a conclusão das obras. Isso significa dizer que nós iremos pagar mais por uma mesma obra, tudo por causa da irresponsabilidade de uma empresa, e porque não dizer da falta de fiscalização dos entes públicos, o que causará danos a todos nós. Segundo o Secretário, essa nova licitação deverá sair em 30 dias.

Quanto a Creche que está sendo feita pelo Estado no Bairro da Pedreira,  está paralisada e nem a placa se encontra mais no lugar. Perguntando um dos moradores que lá residem, disseram que está parada a mais ou menos um mês. O Secretário disse que já estraram e contato com o Governo para a situação seja resolvida.


O que nós enquanto cidadãos esperamos é que sejam concluídas estas obras o quanto antes, pois as mesmas irão receber dezenas de crianças, além de trazer qualidade de vida e cidadania para aquele bairro. 

Ao final, disse ainda que foi dado um prazo até terça-feira para que a empresa responsável pela construção das quadras cobertas de Serrota e da Escola Edson Tabosa concluam as obras, caso contrário, também haverá o distrato com a empresa, para que uma outra possa vir a concluir as obras.

A imagem pode conter: céu, grama e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

A imagem pode conter: atividades ao ar livre


A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre


A imagem pode conter: céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza


A imagem pode conter: céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A imagem pode conter: céu, casa e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

A imagem pode conter: pessoas sentadas, sapatos e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Edição e imagens/Professor Valdeni Cruz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO DO LIVRO "O PRÍNCIPE DE NICOLAU MAQUIAVEL"

O CONCEITO DE POLÍTICA EM ARISTÓTELES

O CARPINTEIRO - TEXTO MOTIVACIONAL