sábado, 24 de fevereiro de 2018

Fisioterapeuta pontua doenças típicas de profissionais de Serviços Gerais


 

22 DE JANEIRO DIA DOS AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS

tn_Rosilene-Costa---Fisioterap
Na data em que se comemora o Dia do Auxiliar de Serviços Gerais, especialista sugere ações em prol da melhoria da qualidade de vida

Pouco lembrada no país, o dia 22 de fevereiro é o Dia do Auxiliar de Serviços Gerais, grupo de profissionais que diariamente prepara todos os ambientes de trabalho para ser possível iniciar as atividades diárias de todos os outros profissionais.
Caso esse profissional não existisse, não seria possível, nenhum outro profissional, realizar suas atividades diárias, pois, ninguém, quer trabalhar em um lugar que não esteja limpo, cheiroso e agradável. 
De forma geral o indivíduo que trabalha como Auxiliar de Serviços Gerais tem como funções serviços de rotina de limpeza, manutenção e conservação de espaços interiores e exteriores, tais como pátios, jardins, dependências, patrimônios, vias e bens imóveis, de forma a atender as necessidades de limpeza, manutenção e conservação destes espaços. 
O que se percebe é que esse profissional é vital para o pleno funcionamento das empresas, sejam elas pequenas, médias ou de grande porte. Mas em muitos momentos, empresários e contratantes não percebem que as demandas físicas desses profissionais são demasiadamente maiores que da maioria dos demais funcionários. 
De acordo com a Dr.ª Rosi CostaFisioterapeuta que compõe o corpo clínico da Spa Life Fisioterapia, a ciência que estuda o movimento humano, utilizando recursos físicos no tratamento e na cura e que diagnostica, previne e trata distúrbios da biomecânica, há muito tempo vem demonstrando que os profissionais de Serviços Gerais precisam possuir uma dinâmica de trabalho que respeite as características do corpo de cada indivíduo, bem como das demandas do trabalho propriamente dita. 
Estatísticas comprovam que grande parte dos profissionais que ocupam o posto de Auxiliar de Serviços Gerais em algum momento da carreira vão ser diagnosticados com “Lesões por Esforços Repetitivos (LER)” ou “Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho (DORT)”, que são termos usados de uma maneira generalizada e que abrangem os distúrbios ou doenças do sistema músculo-esquelético-ligamentar. 
“As doenças enquadradas neste grupo compreendem uma heterogeneidade de distúrbios funcionais e/ou orgânicos, que manifestam em seu portador sintomas comuns, muitas vezes inespecíficos como: Fadiga Muscular, Dor Parestesia, Sensação de peso, Mal estar, Processos inflamatórios em tendões, ligamentos e bursas sinoviais, Contraturas musculares, dentre outros”, pontua a especialista. 
Atitudes simples podem ampliar a qualidade de vida dos trabalhadores como a inclusão de pelo menos duas breves pausas de 15 minutos por dia de trabalho para a realização de alongamentos. “O alongamento é um grande aliado para diminuir riscos de doenças relacionadas à má postura e atividades repetitivas e deve ser visto como um instrumento de prevenção”, pontua a especialista. 
De acordo com a Fisioterapeuta o ideal é iniciar alongando o pescoço, depois é necessário alongar os braços, ombros e pulsos, após isso é a vez de alongar o tronco e por último as pernas e os pés. 
Outra sugestão da fisioterapeuta é a criação de um plano de Ginástica Laboral, que nada mais é do que uma série de exercícios que são realizados pelos funcionários, no local de trabalho, com acompanhamento e orientação de um profissional e tem com o objetivo proporcionar boas condições físicas e mentais à equipe. No geral, os exercícios são baseados em técnicas de alongamento, respiração, reeducação postural, controle e percepção corporal e compensação dos músculos. 
“A técnica é bastante antiga e tem sido cada vez mais aplicada em grandes empresas, já que os inúmeros benefícios refletem diretamente na produtividade dos funcionários. Importante nesse caso é incluir os profissionais de Serviços Gerais com os demais funcionários da empresa”, finaliza. 
Mais informações sobre o procedimento podem ser obtidas na Spa Life Fisioterapia que fica localizada na Rua 16 março, 39 – sobreloja 109 – Centro – Petrópolis/ RJ, através dos telefones (24) 2242-7342/ (24) 98815-6146 ou ainda através da Fanpage https://www.facebook.com/SpaLifeFisioterapiaEEstetica/.

SERVIÇO
Spa Life Fisioterapia
Diretora Técnica: Dr.ª Rosilene Costa – Fisioterapeuta Funcional
Rua 16 março, 39 – sobreloja 109
Centro – Petrópolis/ RJ
(24) 2242-7342/ (24) 98815-6146

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Mito da Caverna de Platão - texto resumido - paralelo com a realidade atual

O que é o mito  O Mito da Caverna, também conhecido como “Alegoria da Caverna” é uma passagem do livro “A República” do filósofo greg...