sexta-feira, 4 de junho de 2010

O silencio

O silêncio não é a melhor resposta






Amigo leitor, na última segunda-feira, dia 31/05, aconteceu a posse dos 05 (cinco) novos conselheiros do Conselho Tutelar de Pentecoste – CONTUPE. O evento ocorreu no Centro Social Urbano – CSU de Pentecoste e contou com diversas autoridades municipais e membros da cúpula palaciana.

O evento seguiu com seu cerimonial de costume: abertura do evento, composição da mesa, palavra das autoridades, juramento, etc. Até aí, tudo bem. Mas, o que mais chamou atenção dos presentes foi o desastroso discurso (em tom de defesa) do gestor municipal sobre alguns fatos recentes no município.

Ao usar da palavra, o Excelentíssimo Sr. Prefeito afirmou que os adversários vão para a rádio falar mal de sua administração. Ele referia-se aos programas produzidos e apresentados por educadores e educandos do PRECE: “Coração de estudante.” na Difusora AM 1560 kHz e o “Educação em debate.” na FM Comunitária 98,7. Então, inspirado do alto de sua sapiência, ele proferiu a seguinte pérola (Muito original, por sinal!): “O silêncio é a melhor resposta.” Ele afirmou ainda que orientou a sua equipe a ficar calada e não se pronunciar sobre as críticas. Disse, também, que aguarda o resultado positivo do relatório do TCM. Alguns dos presentes ficaram quase em êxtase com as “sabias” e “socráticas” palavras do gestor.

É caro leitor, a coisa ficou ainda pior quando ele tentou justificar as fotografias divulgadas no blog: http://www.noticiasdepentecoste.com/ sobre as precárias e injustificáveis condições de armazenamento de medicamentos na secretaria de saúde de Pentecoste. Medicamentos armazenados dentro de banheiro! Ele alegou que as pessoas tentaram montar aquela situação para lhe prejudicar. Um insulto à inteligência do povo pentecostense! Além disso, alegou que a oposição está preocupada com seu governo, porque “Eu faço muitas obras”, palavras do administrador. Ele fingiu que explicou e alguns fingiram que acreditaram.

Então, vamos aos fatos. Primeiro, o PRECE não faz oposição política à “Administração Novo Tempo”. Até que provem o contrário, ainda não assumimos uma postura político-partidária. É bom dizer que o PRECE, enquanto instituição, nunca assumirá tal posição. Isso, no entanto, não impede que alguns dos seus membros possam se manifestar politicamente. Mas, mesmo isso, ainda não acontece. Temos priorizado o trabalho suprapartidário. Aliás, após a reeleição do prefeito, muita gente afirmava o seguinte: “O PRECE ajudou o prefeito e se reeleger.” Reafirmamos que a posição do PRECE como movimento social é fazer controle social, acompanhar, fiscalizar e, como movimento educacional, educar e esclarecer a população sobre diversas questões. Nossa oposição não é especificamente à gestão do Bosco, mas sim a toda e qualquer gestão que tenha vícios, que manipule o dinheiro público como seu, que seja fechada ao diálogo e à participação popular, que não seja transparente, que oprima seus funcionários através da intimidação e da reprodução da cultura do medo, que não valorize os professores, dentre outros. Entendemos a indignação com tudo isso como uma questão de educação.

Dessa forma, sempre que nos pronunciamos nos programas de rádio sobre algum ponto referente à gestão municipal, abrimos o espaço para a participação da administração, para que ela se defenda, discorde das críticas, apresente contra-argumentos, mostre para a população de Pentecoste que realmente é uma administração séria. Inclusive, entramos em contato com o secretário de saúde municipal pedindo uma explicação no caso da queima de medicamentos. Mas, oficialmente, o silêncio imperou.

Quanto às obras, elas são muito insignificantes em relação ao todo. Também, destacamos que a administração local jamais viveu momento de tamanho conforto em relação à conjuntura nacional, pois tem como parceiros: Governo Estadual e Federal no auge de uma estabilidade financeira. É de Osvaldo Martins Rizzo, do site Congresso em foco, a frase: “É de prosaica sabença que o setor da construção de obras públicas constitui-se em um dos maiores focos da prática de corrupção em todo o mundo.” Pois é, nessas circunstâncias, realmente é interessante construir. O que é fato é que Pentecoste está com o nome envolvido em algo muito sujo: “Operação Província: fraude milionária em licitações de mais de 50 municípios do Ceará.” O município está sendo investigado, há indícios fortíssimos de corrupção. Sr. prefeito, nós também aguardamos o “resultado positivo” do relatório do TCM.

Nessa conjuntura, o silêncio não é a melhor resposta. Aliás, a bíblia diz que “Até o tolo, estando calado, é tido por sábio.” (Pv 17:28). Contextualizado para uma linguagem regional, “Até o besta, calado, passa por sabido.” Ele “passar por”, o que não significa que ele seja. Pois é, sabemos que essa não é uma estratégia nova da administração. Na época das eleições, o PRECE promoveu um debate entre os candidatos e o prefeito não foi. Naquele período, já se comentava a história das empresas fantasmas. Essa não é a melhor resposta, pode até ser a condição mais confortável para a administração, mas não é a estratégia mais inteligente. A população de Pentecoste não é tola e sabe que as eleições para deputado estão chegando. O prefeito já prometeu uma votação estrondosa aos seus deputados. Pois é, talvez ele já tenha uma primeira resposta nessas eleições.

Além de o silêncio não ser a melhor resposta, trata-se de uma tremenda falta de respeito à população pentecostense. É um desrespeito não só aos 12.260 votos, correspondentes a 52,58 % dos eleitores, que elegeram o prefeito. O desrespeito é a toda a população do município, ao povo ordeiro, simples e batalhador que luta de sol a sol para colocar o sustento dentro de casa.

Então, amigo leitor, destacamos que nem o tempo, nem nosso trabalho param. Todos os impérios tiveram seus apogeus e quedas, glorias e prantos, força e debilidade, pois há um tempo para todas as coisas debaixo do sol. Essa é a dinâmica da vida. Mas, até quando olharemos esses fatos sem nos posicionarmos? A que oposição o prefeito se referia? Ao PRECE? Quem realmente é oposição em Pentecoste?

Assim, temos a certeza de que não é tempo de silêncio nem por parte da administração, nem da população do nosso município. Dessa forma, seguimos na luta pela construção de outro município, O MUNICÍPIO QUE QUEREMOS.

Postado por Raimundo Moura às 04:44

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...