terça-feira, 30 de abril de 2013

O DIA DO TRABALHO




Professor Valdeni Cruz
Rede municipal de Ensino
Rede Estadual de Ensino
Diretor Sindical
Presidente do Conselho Municipal de  Educação
Vice-Presidente do Conselho da Merenda Escolar - CAE





Imagem do Google

                        

O dia do trabalho está chegando. Primeiro de maio está marcado no calendário brasileiro como O DIA DO TRABALHO. É um dia para refletir sobre o próprio trabalho, naquele que trabalha, sobre os valores que giram em torno do trabalho.
    O trabalho é algo pertinente ao homem, ou seja, está ligado ao esforço daquele que, no uso de suas forças mentais ou físicas, cria, inventa e constrói por meio de seus esforços um objeto.
Esta data marca um momento para analisar o que representa o trabalho para nós e para a sociedade como um todo, na construção do mundo no qual estamos inseridos.
    É necessário trabalhar. É por dele que o homem se torna útil a si mesmo e ao meio em que ele vive. É por meio dele que o homem adquire seu sustento, constrói seu patrimônio e melhora a sua própria e a vida de um povo, de uma nação. Mas, analisando o trabalho num contexto anterior ao capitalismo, o trabalho era visto como uma forma de realização pessoal. Através dele as pessoas desfrutavam do que produziam. Trabalhava para manter a família e para realizar-se como pessoas. Sendo assim, muito tempo lhe restava para conviver com a família, os laços de amizades eram mais fortes e os sentimentos de partilha eram maiores, realidade esta que foi substituída pelo conceito capitalista: trabalhar para ganhar um salário e comprar coisas. O trabalho é visto como uma forma pela qual eu me torno alguma coisa, alguém.
   Com o surgimento da Revolução Industrial o trabalho passou a ter um sentido diferente. O trabalho passou a ser motivo de escravidão para aqueles que trabalham, pois passou a existir aqueles que compram o trabalho de outros. Este, por sua vez, vende seu trabalho por salário, enquanto que aquele que paga pelo trabalho constrói riqueza e domínio no mundo do trabalho.  Isso se chama sistema capitalista, onde o capitalista é aquele que detém o poder e oferece dinheiro a quem queira vender seu trabalho. E o trabalhador em nada vem a melhorar sua vida, pois recebe somente o necessário para viver, enquanto que o capitalista, aquele que detém o poder financeiro, este sim, fica cada vez mais rico. Ele é o dono do dinheiro, das ferramentas de trabalho. Esse sistema de trabalho começou a tomar força ainda no inicio da Revolução Industrial e foi se aperfeiçoando durantes esses dois últimos séculos. Hoje o trabalhador é ameaçado de todas as formas. Recebe um salário de fome e ainda está a todo tempo sendo ameaçado a perder este emprego, seja pelas máquinas que toma seu lugar, seja pela crise mundial ou ainda pela falta de qualificação. É desrespeitado ao lutar para melhorar por us salário. É visto como vagabundo que não quer trabalhar.
  É tempo de reflexão, de entender esse processo de escravidão em que vivemos. Estamos sendo manipulado de todas as formas. Queremos trabalhar sempre mais, pois se não trabalharmos cada vez mais, não vamos conseguir vencer, comprar, consumir... Vivemos nessa paranoia de trabalhar, não porque amamos o trabalho, mas é tudo por causa do sistema que te diz o tempo todo: quem trabalha cresce, vence, chega lá. Vamos alimentando esta loucura dentro de nós e acabamos não percebendo que por detrás disso tudo está nossa desgraça. Por causa desta loucura esquecemos que somos pessoas, que somos mais do que trabalho e bens materiais.
  Portanto, trabalhador de todas as áreas, tomemos cuidado para não ficarmos alienados achando que quem mais trabalha é quem mais vai ficar rico e que essa riqueza é tudo. Não! Todos nós almejamos uma boa vida, mas por causa dessa loucura tem muita gente que está perdendo o sentido própria existência.
  Trabalhemos e lutemos para que os outros não nos destruam. Você precisa trabalhar mais também precisa de salário digno e respeito acima de tudo.

Nunca se esqueça de que é o trabalho que existe por causa do homem e não o contrário.

Parabéns a todos os trabalhadores deste imenso Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Professor Valdeni Cruz


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...