terça-feira, 14 de maio de 2013

Palestre sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente


Professor Valdeni Cruz

Aconteceu nesta manhã, na Escola Vicente Feijó de Melo, uma palestra para tratar da questão do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. O público alvo de hoje foram alunos de 8º e 9º. A duração foi em torno de uma 1:30 min. Os palestrantes foram: Rubéns Cássio, Nimara Loureço e Valdelana Bezerra.

Numa conversa bem frança e direta, os palestrantes foram levantado questionamentos aos alunos quanto o modo de como se caracteriza um abuso sexual. Fora dados vários exemplo de como se observa os sinais de alguém que sofreu ou sofre violência sexual. Também foi dito para os alunos que muitas vezes os agressores são pessoas da própria família. Foram alertados, portanto, que denuncie os agressores. Mencionaram os órgãos competentes como acompanhar o problema para evitar que estas crianças e adolescentes sejam expostas a estes criminosos sexuais. Aqueles que sofrem violência sexual pode carregar o problema pro resto de suas vidas.   

Estavam presentes no auditório 47 alunos e, estes por sua vez acompanhados pelos seus professores, Valdeni Cruz e Marineide Moreira. Todos bastante atentos ao que estava sendo dito. 

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema mundial. Por ser ilegal, clandestina e em grande parte doméstica, é uma questão ainda pouco visível e difícil de ser qualificado, o que dificulta a responsabilização dos agressores. O mais frequente tipo de violência a que estão sujeitas crianças e adolescentes é aquele denominado estrutural, em função da precária situação socioeconômica das famílias das quais grande parte das crianças e adolescentes vítimas se originam. A defesa dos direitos e a proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração sexual vêm sendo promovidas mediante ações integradas com as áreas de educação, saúde, cultura e justiça, visando à reintegração social e ao retorno da criança ou adolescente ao convívio da família e da comunidade.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...