sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Lei Federal libera o transporte escolar para uso universitário


Com a sanção da Presidente Dilma, alunos de mais de 200 municípios Paraibanos serão beneficiados.
 
Os estudantes universitários poderão utilizar o transporte escolar municipal. A decisão foi da presidente Dilma Rousseff, que promulgou uma emenda, criando a Lei Federal n.º 12.816/13.

Com a criação da Lei Federal, os gestores municipais devem procurar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para regulamentar o uso do veículo oficial no transporte universitário, junto ao Governo Federal. De acordo com a emenda promulgada pela presidente, os veículos poderão ser usados na área rural, no transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior. 

No que tange a região universitária polarizada por Patos (alto sertão paraibano, potiguar e pernambucano), o que mais se vê é a preocupação dos estudantes em relação ao pagamento dos ônibus, já que para os mesmos virem até as faculdades, tanto particulares, quanto públicas, tem que desembolsar muitas vezes uma quantia quase que desproporcional ao seu orçamento.

Sem contar com as disparidades nos valores que em 90% beneficiam pessoas que ao longo desses anos lucraram muito com a criação de “empresas de turismo”, como podemos por como exemplo, os estudantes de Pombal (à 73km de Patos) pagarem um valor absurdo de R$75,00 (em média), já os alunos de Catolé do Rocha (à 128km de Patos) pagarem R$40,00.

Assim sendo, esses alunos poderão agora investir o dinheiro em mais material para estudos ou em outros investimentos pessoais que o beneficiem em sua vida profissional.

Thiago Florentino com informações do Portal Correio

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...