domingo, 1 de setembro de 2013

UMA REFLEXÃO SOBRE OS FATOS DA VIDA

Professor Valdeni Cruz

Apesar de ser um estudioso dos conceitos filosóficos e sociológicos, também sou um estudioso de Teologia, no qual terminei o Curso de Bacharelado agora. Muitas vezes me refiro aos conceitos da filosofia para tentar entender compreender a dimensão do pensamento, da razão e da humanidade. Outras vezes, me pego mergulhado nos conceitos da sociologia para compreender a formação e a diversificação das sociedades dentro do processo histórico da humanidade, pois como também estou me formando em História, é justo que tudo esteja interligado. A história é uma parte importante pelo qual temos conhecimento do passado e, ao mesmo tempo, no dá condições de entender o nosso presente. Sendo assim, no presente fazemos uso de tudo o que já foi estudado e decodificado para que a humanidade encontre caminhos para melhor lidar com o mundo e o cerca, bem como ajuda a cada ser que se propõe a pesquisar e a estudar, uma melhor interação social com os demais seres.
Mas gostaria de me referir de maneira mais direita, aos conceitos da Teologia para poder me referir a algumas situações neta tarde.
Num sentido bem literal, teologia significa o estudo de Deus. Como toda ciência, tem o objetivo de estudo. Como é possível estudar Deus que não vemos, tentamos estudar a partir da revelação, ou representações do que entendemos Deus.
Hoje é comum se atribuir a tudo o que ocorre no mundo, no que diz respeito a violência, guerras, crimes...a falta de educação, de valores, de políticas fortes, de liberdade....Há todo levantamento de conceitos sendo apregoados o tempo todo pelas mais diversas linhas de conhecimento. Ao que me parece, tudo tem sido superficial. Uns dizem uma coisa e outros dizem outras e a sociedade continua piorando.
Existem milhões de livros de psicologia, de tratamentos psicológicos para os homens se tratarem e áreas do mesmo ramo para isso. Porém, os males têm aumentado. As patologias têm sido cada vez mais presentes nos dias atuais.
Há tempos atrás, vamos falar aqui de 40 anos atrás, as pessoas tinham problemas e muitos problemas. Entre estes problemas, a falta de liberdade, dificuldades financeiras, atraso tecnológico, em se falando de Brasil, sentíamos a necessidade de tudo. Se passado esses anos todos, estamos todos nos lamentando de tudo: falta de liberdade, de emprego, de políticos honestos, de moral, de respeito... Mas uma coisa parece estar, de fato, se perdendo: a fé. É aqui que quero falar no campo teológico. Outro dia conversando com um amigo de trabalho ele se perguntava: será que esse mundo tem jeito? Ele se referia a toda onda de crimes que estamos vivendo aqui e em todos os lugares. Eu olhei bem pra ele e disse: sinto muito em lhe dizer, mas a coisa vai piorar. Nessa hora eu estava me referindo ao que disse JESUS no Evangelho de Mateus 24, sobre os acontecimentos dos últimos tempos. Claro, não me referia ao fim do mundo tão somente, mas ao fato de entender o que disse Jesus. O homem tenta em vão fazer o mundo ser feliz. Jesus foi categórico quando disse: SEM MIM NADA PODEREIS FAZER (Jo 15,5b). Mesmo que não queiramos aceitar, parece que tudo se encaminha para darmos crédito ao que disse Jesus. Ele também disse que o príncipe deste mundo é o demônio. E, como todos sabem o ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

(João 10:10). O ladrão ao qual se refere o Jesus é o diabo. Este, como foi expulso do céu, segundo as sagradas escrituras, quer o tempo todos acabar conosco, pois acabando conosco, atinge a Deus, ao qual ele odeia desde o momento que foi expulso. Foi expulso porque queria tomar o lugar de Deus. Portanto, não sejamos inocentes: o diabo está por detrás de todas as mazelas do mundo. O ódio é uma das principais características de satanás. Como se pode ver, quando alguém está tomado pelo ódio ele mata com facilidade. Por outro lado, o amor é capaz de perdoar. Logo se percebe que o amor se contrapõe ao ódio. Os dois sentimentos se encontram no calvário. Enquanto Cristo sofre tudo por amor, o diabo faz tudo por ódio, por não ser como Deus. Muitas vezes nossos sentimentos chegam a este grau. Quando amamos, somos capazes de suportar muitas coisas, quando não amamos, tudo se torna pesado. Gostaria de encerrar por aqui. Mas queria dizer ainda mais, o mundo sofre por uma crise de Deus. Se Deus não estiver quem estará? Se ele está conosco, mesmo em meios as maiores tribulações, venceremos. Corramos para onde quisermos, no fim só restará uma coisa: encontrar o criador de tudo. Friedrich Nietzsche dizia em seu livro, o Zaratustra, que Deus havia morrido. Tudo por causa de uma decepção com Deus. No entanto, depois de tentar fazer com que outras pessoas aceitassem seus conceitos mirabolantes, morreu louco. Pode-se constatar com facilidade que Nietzsche morreu. E Deus? Morreu? Alguns filósofos e sociólogos também tentam tirar a fé de muitos com seus conceitos um tanto quanto desequilibrado, das mentes simples, mas todos passaram. E nós estamos aqui podendo falar tanto por um lado quando pelo outro. Assim, use que sua poderosa inteligência para compreender tudo. São Paulo, grande Apóstolo, dizia: verificai tudo e ficai com o que é bom. Eu fico com as teorias de Jesus ainda, que não desmereça a ciência e os filósofos, pois mesmo que eles não creiam tudo pertence a Deus e tudo só existirá enquanto ele quiser. Pois, como está escrito: Um dia tudo que o hoje existe passará e só restará Deus e sua eternidade

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...