sábado, 8 de março de 2014

ALGUNS PROFESSORES DE PENTECOSTE, DA REDE MUNICIPAL, AINDA NÃO ESTÃO TENDO O DIREITO DE 1/3 PARA PLANEJAR

Atenção!

Imagem do Google
Senhora Prefeita e Senhora S. De Educação! Na escola municipal de Umburanas em outras escolas, os professores ainda não estão usufruindo de 1/3 de planejamento. Porque motivo ainda não está cumprido? Hoje falei com um professor dessa escola e ele me disse que não estão usufruindo desse direito e que tem coordenador e direitor por ai que não concorda com esse direito; Não acha tão importante. Quem foi que disse que ele ou ela tem que concordar ou achar importante?

Será que diz isso por que não está em sala de aula? Ou seria porque gosta de assumir um papel de carrasco de seus pares? O terço de planejamento é um direito constitucional conseguido a duras penas. É um direito que está em vigor desde 2008 dentro da Lei do Piso. Mas recordemos um pouco a história. Os escravos, os camponeses, os negros, quando estavam todos sob castigo de seus algozes, desejavam serem livres e quando conseguiam essa liberdade e passavam a exercer um cargo de destaque, passavam a tratar os seus irmãos como eram tratados antes. Seria pesado demais dizer isso para esta situação, no caso dos diretores e coordenadores das escolas? Talvez. Mas fica a pergunta: porque será que você Põe tanta dificuldade em não querer que as coisas aconteçam? Está do lado de quem? Você por acaso não é professor? Estaria, ainda que sem muita consciência, agindo como um carrasco em relação aos seus pares?  Porque não luta junto com seus amigos e caros professores para que seus direitos sejam respeitados? Seria somente por causa do status ou por causa de uns míseros 200 reais que se recebe a mais? Em nome de que e de quem você deseja ser o capataz de seus colegas de trabalho?

Alguns dizem: é porque não temos professores para suprir as horas que ficam descobertas. Pois contrate. E no caso da zona rural é simples: basta pagar às horas de planejamento dos professores. Ai sim, eles não poderão planejar na escola, terão que fazer isso em casa.

Como é que funciona esta questão do 1/3? Quem tem 20 horas aula semanais, deve trabalhar 13 horas em sala e 7 horas de planejamento. Quem tem 40 horas semanais, deve trabalhar 27 horas em sala e 13 horas em planejamento.

Gostaria de ressaltar que não falta de dinheiro para Pentecoste. O FUNDEB de Pentecoste, somente nestes dois primeiros meses do ano já recebeu quase 4 milhões de reais. Desse modo, dizer que não tem dinheiro seria uma piada.

Outro ponto importante. Por se tratar de um direito constitucional, os professores que não estiverem usufruindo desse direito, podem se reunir e fazer sua própria carga horária, cumprido o que foi dito antes. O que pode acontecer se fizerem isso? Nada. Exatamente Por se tratar de um direito, ninguém pode ser punido por cumprir.

Portanto, se alguém vier a lhe afrontar por esses motivos, use-o tudo contra os agressores de seus direitos. O ministério público existe para ouvir e defender os cidadãos quando estes se sentem lesados em seus direito.

Portanto, caros colegas professores das escolas onde ainda não está sendo cumprido o direito de 1/3 de planejamento, organizem-se e passem a cumpri o que é seu por direito. Conversam com seus diretores e seus coordenadores sobre a situação. Não havendo acordo, acordem entre si. Façam sua parte, ou seja, cumpram as horas de aula em sala e o restante, cumpra planejando. Deixe que a coisa se resolva por quem tem que resolver. Qualquer desrespeito cometido por quem quer que seja, use-o a seu favor.

Professor Valdeni Cruz


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...