sábado, 24 de maio de 2014

PROGRAMA A VOZ DOS SINDSEP


PROGRAMA A VOZ DO SINDSEP PENTECOSTE

Daqui a pouco, ao meio dia, teremos o Programa a voz do sindsep pela Rádio Difusora Vale do Curu.
Contamos com sua audiência.
Freqüência AM
Fone: 91935480 

Mensagem do dia.

Política

O que a política?

Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.

Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc.

O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação. Monarquia e República são os sistemas políticos tradicionais. Dentro de cada um desses sistemas podem ainda haver variações significativas ao nível da organização. Por exemplo, o Brasil é uma República Presidencialista, enquanto Portugal é uma República Parlamentarista.

Num significado mais abrangente, o termo pode ser utilizado como um conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição. Por exemplo, uma empresa pode ter uma política de contratação de pessoas com algum tipo de deficiência ou de não contratação de mulheres com filhos menores. A política de trabalho de uma empresa também é definida pela sua visão, missão, valores e compromissos com os clientes.


É natural que com o passar do tempo, seja necessário proceder a uma alteração de algumas leis ou políticas estabelecidas por um determinado país. No Brasil. a expressão "reforma política" remete para as alterações propostas para o melhoramento do sistema político e eleitoral. Essas propostas são debatidas no Congresso Nacional e são aceites ou recusadas.

Para que serve a política?



Jornalista de profissão, de paixão e de sobrevivência
 
Para que serve, afinal, a Política? 

O termo Política geralmente é utilizado para caracterizar escândalos protagonizados por figuras públicas, corrupção, jogo de interesses e fisiologismo. É natural que esse termo, assim como qualquer outro que sai das paredes positivistas da academia e se torna de uso corriqueiro, ganha uma nova amplitude semântica e se esvazia do seu verdadeiro significado. Entretanto é necessário buscar as origens para não perder de vista o verdadeiro valor da Política.
Desde a antigüidade existe a preocupação de organizar a população sob a tutela de um governo, arrecadar e geriri os recursos e garantir o bem comum. Filósofos como Platão e Aristóteles dedicaram boa parte dos seus escritos ao estudo da Política; definiram formas ideais e degeneradas de governo e exaltaram as virtudes que não só o homem público, mas todo cidadão deveria exercer (vide Ética, de Aristóteles). No entanto a gerência dos recursos do Estado não constitui por si só o objetivo geral da Política.
Não é possível comparar as formas antigas de governo com as atuais, são contextos em grande parte distintos. Mas o objetivo é o mesmo enquanto houver Política: a felicidade e o bem-estar geral. Evidentemente há implicações nem sempre tão nobres ára se chegar a esse fim, discussões bem mais amplas e dezenas de outros conceitos. Mas ao se falar de Política, não se pode esquecer dessas palavras: felicidade e bem-estar geral.


Sobre Deveres e Direitos

Introdução
Todos os brasileiros, independente da condição social, cor, etnia ou religião, possuem direitos e deveres. Portanto, os cidadãos, para exercer sua cidadania plena, precisam conhecer, ter consciência da importância e colocar em prática seus direitos (exigindo-os e usufruindo-os) e deveres (exercendo-os). Em resumo, o cidadão exerce a cidadania quando cumpre seus deveres com o Estado e a sociedade e usufrui de seus direitos.
Direitos e deveres na legislação brasileira
Os direitos e deveres do cidadão estão previstos na Constituição do Brasil, principalmente no Título II, Capítulo I (Dos direitos e deveres individuais e coletivos). 
Principais direitos e deveres do cidadão brasileiro:
DEVERES
- Respeitar e cumprir a legislação (leis) do país;
- Escolher, através do voto, os governantes do país (presidente da República, deputadores federais e estaduais; senadores, prefeitos, governadores de estados e vereadores);
- Respeitar os direitos dos outros cidadãos, sejam eles brasileiros ou estrangeiros;
- Tratar com respeito e solidariedade todos os cidadãos, principalmente os idosos, as crianças e as pessoas com deficiências físicas;
- Proteger e educar, da melhor forma possível, os filhos e outras pessoas que dependem de nós;
- Colaborar para a preservação do patrimônio histórico-cultural do Brasil;
- Ter atitudes que ajudem na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
DIREITOS
- Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade;
- Direito à educação, saúde, moradia, trabalho e lazer;
- Proteção à maternidade e à infância;
- Liberdade de manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato;
- Seguir a crença religiosa que desejar;
- Exercer a profissão que quiser, respeitando as exigências relacionadas às qualificações profissionais;
- Não ser tratado de forma desumana ou degradante. Não ser submetido a atos de tortura física, psicológica ou de qualquer outra natureza.
Suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...