quinta-feira, 19 de março de 2015

NOSSA ESPERANÇA DE CADA DIA

Professor Valdeni Cruz


Imagens do Google

Todo dia é um novo dia, mas para nós brasileiros este novo dia tem sido de novos desafios a sobrevivência da democracia, da ordem e moral em nosso país. É lamentável quando ligamos a TV, ouvimos o rádio, ligamos o computador e acessamos sites e nossas páginas nas redes sociais. Temos a impressão de que estamos vivendo num outro país. Parece que não é nosso Brasil, não é nosso povo que está passando pelo que está passando.
É um verdadeiro caos. Perdeu-se a decência completamente. Roubar virou a regra neste país. Justificar-se como se não tivesse feito nada tem sido a constante de nossos políticos e seus patrocinados. Por outro lado, assistimos a sociedade ruir pela perda de seus empregos, diminuição de recursos, arrocho salarial, aumento de impostos, aumento abrupto da inflação e, automaticamente a corrosão dos míseros salários recebidos por nossa gente.
A pobreza que vinha diminuindo a gora volta a aumentar. As pessoas que tinham se acostumado a comer mais e consumir mais, agora volta a ter a sensação de que o seu dinheiro não está mais dando pra nada e que suas contas sofrem sérias ameaças de não serem pagas e tantos outros transtornos que rondam a mente do trabalhador brasileiro.
Nossos estudantes da classe baixa que estavam começando a sonhar com a universidade começam a pensar na desistência ou mínimo ficam temerosos, mesmo aqueles que passaram para a Universidade Pública, pois mesmo sabendo que é pública quem vai do interior para a capital, onde estão concentras as universidades, é preciso que tenham alguns recursos para se manterem quanto a questão da moradia, alimentação, transporte  e outros.
Antigamente o difícil era chegar à universidade, agora o difícil é permanecer nela. Essa dificuldade deve-se ao poder aquisitivo desses jovens. Eles foram capazes de passar no Enem, de serem contemplados com bolsas de estudos integrais ou não, mas na hora de ingressar nos estudos percebem que existem outros abismos. E, como estamos vivendo numa crise tudo pode acontecer. Voltamos àquela máxima que ouvíamos antes: salvem-se quem puder. Eis a crueldade provocada pela corrupção. Corrupção esta que desvia bilhões de reais, o que daria para oferecer uma educação 3 ou 4 vezes melhor do que a que temos. Esses são alguns dos prejuízos que sofremos quando não somos bem assistidos pelo Estado no qual estamos todos nós inseridos.

Continuamos, portanto, com aquele desejo de sempre: viver num país melhor, onde os sonhos de nosso povo se realizem.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...