quinta-feira, 28 de abril de 2016

CONHECENDO OS REPRESENTANTES DO SINDSEP – PENTECOSTE


O Sindsep de Pentecoste está completando 11 anos em 2016. Iniciamos nossas atividades em novembro de 2004. Uma Entidade Civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e politica exercida na forma de um estatuto, com sede no município de Pentecoste e fundamentado nas Convenções a Organização Internacional do Trabalho, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Tratados Internacionais, Constituição Federal, Constituição Estadual, Leis Ordinárias Federais, Leis Estaduais, Lei Orgânica Municipal e Leis Ordinárias Municipais.
Somos uma instituição votada para defender em todas as circunstâncias os direitos dos servidores seja em juízo ou fora dele. Atuamos sempre em defesa daqueles que prestam serviços ao município em todas as áreas do serviço público.

O sindsep é composto por uma Diretoria de 14 membros titulares e 14 membros suplentes. Em Pentecoste temos 3 servidores liberados: o Presidentes, A Secretária Geral  o Secretário de Finanças. Estes que são liberados é que ficam a frente de todos os trabalhos internos e externos da entidade. O Restante da Diretoria atua como apoio. Também é este grupo que planeja as movimentações e apresentam para a Assembleia para que a mesma decida ou não determinadas ações.


CONHEÇA O PRESIDENTE ATUAL DO SINDSEP

O Presidente atual é o Professor Manoel Valdeni Pereira Cruz. Nascido no ano de 1976, natural de Apuiarés. Filho de pai Agricultor de mãe Dona de Casa. O mais velho de um total de 9 irmãos. Desde muito cedo conheceu o trabalho de perto. Como todos aqueles que moraram na roça passou por diversas dificuldades. Estudou até a 6ª série na localidade onde nasceu. Não tendo estudo além da 6ª série na localidade, passou dois anos sem estudar.  Somente depois que se mudou pra Pentecoste é que deu continuidade aos estudos. Terminou Ensino Médio em 1996. Aqui em Pentecoste trabalhou no comércio, na Fábrica e, por um bom tempo, esteve a Serviço da Comunidade Católica Obreiros da Tardinha na época. Foi nesta Comunidade onde aprendeu a ser a pessoa que é hoje. Grato eternamente a todos quantos contribuíram para a sua formação enquanto pessoa.

No ano 2000 teve a possibilidade de fazer um Curso Pedagógico na Escola Etelvina. Curso este que mudaria para sempre sua história. Ao terminar o Curso, logo foi contratado pela Prefeitura de Pentecoste para Ministrar aulas. De inicio, na Escola de Vicente Feijó de Melo - Santa Inês, para Jovens e Adultos – TELECURSO - EJA.

No ano 2002 deu inicio ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e concluiu em 2004. Neste intervalo de tempo fez Concurso para Professor, no ano de 2003 e Passou. Assumiu a sua vaga em Agosto de 2003. Trabalhou na Escola Vicente Feijó até o ano de 2013. Teve como Diretora durante todo esse Período a Senhora Margarida de Araújo.  No ano de 2014 passou a Lecionar na Escola Governador Waldemar Alcântara, onde a diretora em exercício era a Senhora Helena Almeida. Ficou nesta Instituição de Ensino até agosto de 2015, tendo que afastar-se para assumir a Presidência do Sindsep.

No ano de 2010 iniciou sua segunda Formação Superior. Desta vez, cursou o Bacharelado em Teologia por três anos. Ao terminar o Bacharelado deu inicio a Licenciatura em História, concluindo em 2014. Neste mesmo ano prestou um novo Concurso em Pentecoste, obtendo novamente êxito e desta vez assou para Professor de História. O mesmo assumiu em fevereiro de 2016. E agora faz Pós-Graduação para o Ensino de História.

Desde 2000, quando deu inicio aos seus estudos, esteve envolvido em movimentos de grêmios, líder de classe, seminários e etc. nos últimos anos, estive mais voltado para os Conselhos que existem no Munícipio. Atuou por dois mandatos no Conselho de Alimentação Escolar. Estando neste Conselho pode conhecer muitas localidades e realidades da educação do Munícipio. Ao mesmo tempo atuava nos Conselhos da Escola onde estava atuando. Atualmente é Presidente do Conselho Municipal de Educação, no segundo mandato e também é membro da Comissão de Gestão e Carreira do Magistério. Lembrando que desde 2006 também atua como Professor da rede Estadual. Passou numa seleção da UFC ano de 2012 e, por isso mesmo sempre tem sido contratado pelo Estado. Sempre manteve uma relação de amizade com todos com quem trabalhou. Presando sempre pela ética e o respeito a todos independente de suas ideologias.

Porque se tornou Presidente do Sindsep?

É uma história longa, mais vamos ao resumo. Desde o inicio do sindsep o Professor Valdeni esteve engajado nas lutas sindicais da entidade diretamente. Acompanhou todo o processo de desenvolvimento do mesmo. Viu as dificuldades de perto, presenciou a renúncia do primeiro presidente. Participou como membro da Diretoria nesses mandatos anteriores. Foi Vice-Presidente de 2008 até 2012. Na eleição em 2012 continuou fazendo parte da Diretoria, mas desta vez como Secretário de Imprensa Cultura e Comunicação. Isso deve-se a sua habilidade de comunicar-se e por isso foi escolhido fazer os Programas de Rádio. Trabalhou por 4 anos na Radio 98, 7 FM. Atualmente faz o Programa do Sindicato na Rádio Difusora AM aos sábados de 11 ao meio dia. Também um blog desde 2010, que é acessado diariamente pelo menos 700 vezes. (valdenycruz.blogspot.com)

Quanto ao se tornar Presidente, deu-se por situações internas da Diretoria. Como nesta vida nada é perfeito, de vez em quando, aqueles que estão a serviço da comunidade ou de cargos políticos e a frente de cargos confiados pelo coletivo, esquecem suas funções e acabam infringindo as leis. Quem deveria zelar pela honestidade, pela integridade acabam sendo eles mesmos os descumpridores de tais conceitos. Como o Sindicato tem regras a serem seguidas e leis estatutárias a serem obedecidas quando isso não ocorre, acabam sendo punidos. Foi o que aconteceu. No caso do (a) Presidente em exercício, teve que se afastar por Licença Maternidade e a que assumiu ficou apenas 6 meses e entregou o cargo. A Presidenta eleita, não quis mais assumir. Como a entidade não pode parar e estando com mandato ainda está em vigor, o Estatuto permite que haja alterações nos cargos e assim elejam alguém dos membros para assumir a Presidência. Mesmo o Presidente atual colocando algumas resistências para não assumir, a Diretoria entendeu que no momento seria o mais indicado para assumir o cargo. Isso tudo ocorreu depois de ter havido uma sindicância interna para apurar irregularidades nas prestações e na aplicabilidade dos recursos do sindicato. Sendo constatadas as irregularidades, foi aprovado o afastamento da Secretária de Finanças. Sendo assim, numa reunião da Diretoria executiva, foi empossado o Presidente atual e o Secretário de Finanças, Ulisses.

Bem, este é o Presidente do Sindsep. Desde que assumiu a Presidência não parou um dia se quer de correr atrás dos direitos dos servidores. Não se trata de salvador da pátria, mas que não mede esforços no sentido de lutar a cada dia para que dias melhores aconteçam na vida de cada trabalhador. Tem dado atenção a todos aqueles que procuram o sindicato, mesmo que não sejam filiados recebem a devida atenção. As conquistas foram bastante significativas para quem assumiu em agosto de 2015.

Primeiro: a derrubada da ideia de acabar o terço de planejamento dos professores via Promotoria.
Segundo: garantir via Promotoria, a convocação dos concursados.
Terceiro: convocação de classificáveis para completar o total dos classificados que desistiram.
Quarto: Colaboração para a implementação do Piso dos Agentes de Combate as endemias
Quinto: contribuição para a convocação dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito
Sexto: demos entrada na justiça para pedir a implementação dos quinquênios dos servidores da Educação.

E varias outras situações que foram resolvidas sem maiores transtornos a partir de uma conversa com os secretários ou com Procurador do Município.

Portanto, a todos aqueles que são filiados a esta entidade, avalie este Presidente e os trabalhos realizado pelo Sindicato sobre sua gestão e deixe suas considerações sobre o mesmo, seja no sentido de incentivar, criticar, ou sugerir, mas que tudo sirva para o aprimoramento da entidade.

Saudações
Sindsep Pentecoste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...