sexta-feira, 16 de junho de 2017

ENTREVISTA DE PAULO SERGIO SANTOS AO BLOG CURTO E DIRETO



Não é de hoje que Paulo Sergio expressa seu gosto por politica, ainda na adolescência o jovem se colocava a disposição de lutas sociais e estudantis. Como a maioria dos militantes políticos, foi Presidente de Grêmio Estudantil  e foi eleito prefeito Mirim do Município de Pentecoste. Mais inspirado pelo ramo politico e demonstrando interesse e compreensão pelos problemas públicos, em 2007 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT). No entanto, 2016 foi o ano que marcou sua entrada definitiva na politica. Com apoio da então prefeita Dr.Ivoneide, Paulo Sergio se colocou como uma  alternativa para contribuir com o desenvolvimento de sua cidade, porém a novidade causou incerteza á população e como candidato á vereador  obteve apenas  528 votos. Apesar das ultimas eleições municipais não lhe renderem vitória, experiência e autoconhecimento o fizeram  mais amadurecido e alargou sua predisposição para a vida pública. Hoje paralelamente entre Pentecoste e Fortaleza, Paulo Sergio está se reencontrando com seus sonhos. Em entrevista ao CURTO E DIRETO o militante expôs seus consideráveis pontos de vista sobre seu trabalho ao lado da ex-prefeita Ivoneide Moura,  polemicas que envolveram seu nome em supostas acusações de corrupção, os reais motivos que impediram de eleger-se e entre outros assuntos, foi sugerido  uma simulação caso tivesse sido eleito e posteriormente sua postura frente ao candidato opositor eleito, Bosco Tabosa.

CURTO E DIRETO: O que lhe motivou a entrar na politica?

PAULO SERGIO: EU CREIO QUE TODOS NÓS SOMOS PREDESTINADOS A ALGUMAS MISSÕES E ISSO PARA MIM, SEM DÚVIDA É ALGO DESSA NATUREZA. PARTICIPAR ATIVAMENTE DA POLITICA É ACIMA DE TUDO UMA OPORTUNIDADE DE VIVER MAIS PERTO DAS PESSOAS, DO LUGAR QUE TANTO AMO E DE ALGUMA FORMA, CONTRIBUIR COM AS MUDANÇAS QUE ACREDITO SEREM NECESSÁRIAS.

CURTO E DIRETO: Quanto historiador e estudante de Direito, o que significa politica?
PAULO SERGIO: O SIGNIFICADO DA PALAVRA POLITICA É EXTENSIVO, PORÉM O QUE MAIS SE APROXIMA DA MINHA CONSCIÊNCIA É SEM DÚVIDA, O QUE A TRADUZ COMO SENDO A HABILIDADE DE RELACIONAR-SE COM OS OUTROS, TENDO EM VISTA A OBTENÇÃO DE RESULTADOS. É A ARTE E A CIÊNCIA DE GOVERNAR PARA TODOS, PENSANDO NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL QUE SE PODE FAZER ACONTECER.

CURTO E DIRETO: No seu slogan de campanha você dizia-se  ¨É novo. Tá no coração do povo.¨ Que novidade você seria para a cidade de Pentecoste?
PAULO SERGIO: PENSAMOS EM PREGAR EXATAMENTE O QUE DIZIA O NOSSO SLOGAN DE CAMPANHA: A NOVIDADE NA POLITICA. O JEITO FORTE, DIFERENTE, INDEPENDENTE DE FAZER POLITICA, SENDO FIEL A POPULAÇÃO QUE É O BERÇO DE ONDE VENHO. COMO CONHECEDOR DA REALIDADE SOCIAL, POR TER VIVIDO NA PELE AS MAIS DIVERSAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA POPULAÇÃO MENOS FAVORECIDA, SERIA UM VEREADOR, O PRIMEIRO A VIR DO POVO; CONHECEDOR DA REALIDADE SOCIAL POR VIVER TUDO ISSO; FORMADO E PREPARADO PARA EXERCER O MANDATO, CONSCIENTE DO PAPEL DE VEREADOR E CLARO, COMPREENDENDO MELHOR O FUNCIONAMENTO DA MAQUINA PÚBLICA, TENDO EM VISTA QUE EXERCI O CARGO DE MAIOR RELEVÂNCIA NA  ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, FORA O DO (A) PREFEITO (A), COM UMA EXPERIENCIA E A RESPONSABILIDADE PROVADA, POR TER SIDO GESTOR FINANCEIRO DE PENTECOSTE NA PIOR FASE ECONÔMICA DO PAIS, NÃO DEIXANDO QUE NENHUM DOS INVESTIMENTOS FUNDAMENTAIS FOSSEM REALIZADOS NAQUELA ÉPOCA.

CURTO E DIRETO: Você foca em quais problemas para tentar mudar com ajuda dos demais representantes municipais?
PAULO SERGIO: PRIMEIRA COISA QUE EU IRIA ME ATER COMO PARLAMENTAR DO MUNICÍPIO SERIA NA REVISÃO E ORGANIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL, PARA QUE A POPULAÇÃO PUDESSE DE ALGUMA FORMA TOMAR CONHECIMENTO. IRIAMOS SER VIGILANTES COM RELAÇÃO AO FUNCIONAMENTO DA MAQUINA PÚBLICA, ANALISANDO MINUCIOSAMENTE AS PRESTAÇÕES DE CONTAS MENSAIS E O PRINCIPAL, IRIAMOS PROCURAR ANDAR TODO O MUNICÍPIO, SE APROXIMANDO MAIS DA NOSSA GENTE, PARA OUVI-LOS E DE ALGUMA MANEIRA, ENCONTRAR COM ELES AS SOLUÇÕES NECESSÁRIAS PARA OS PROBLEMAS MAIS EMERGENTES.

CURTO E DIRETO: Há vários anos  trabalhou com o ex-prefeito Antônio Carneiro e recentemente com Dr. Ivoneide. O que estes dois históricos políticos representam para você?
PAULO SERGIO: NA VERDADE SOU AFILHADOS DE AMBOS, MAS O CONVÍVIO COM MEU PADRINHO ANTONIO CARNEIRO FOI UM POUCO RESTRITO, POIS AINDA ERA CRIANÇA E SÓ O VIA RARAMENTE NOS EVENTOS OU QUANDO LHE PROCURAVA POR ALGUMA NECESSIDADE, COMO FAZIAM OS MAIS CARENTES. JÁ COM MINHA MADRINHA, A PREFEITA IVONEIDE, TIVE O PRIVILÉGIO DE CONVIVER ATÉ HOJE, SENDO ELA UMA PESSOA POR QUEM TENHO IMENSA ADMIRAÇÃO E RESPEITO (TODOS SABEM DISSO). FUI CONVIDADO PARA PARTICIPAR DO SEU GOVERNO, APÓS TRÊS ANOS DE AUSÊNCIA DA NOSSA CIDADE, ONDE EU ESTAVA TRABALHANDO E LUTANDO PARA VIVER E AJUDAR MEUS PAIS. MESMO ASSIM, CONSIGO TRAÇAR UMA VISÃO DOS DOIS. ELE FOI UMA REFERENCIA POLITICA PARA A REGIÃO, COM SEU PERFIL E SUA CAPACIDADE SINGULAR DE FAZER POLITICA. ELA, É UMA FÊNIX, POIS QUANDO TODOS PENSAVA QUE SEU TEMPO JÁ HAVIA SE PASSADO, RETORNOU PARA O TOPO, TRAZIDA PELOS BRAÇOS DO MESMO POVO QUE UM DIA SONAVA EM LHE VER PREFEITA OU DEPUTADA. SÃO TEMPOS COMPLETAMENTE DISTINTOS E DUAS FIGURAS MUITO PARECIDAS. ELA SÓ PODE TER SE INSPIRADO NELE, POIS TINHA MUITOS TREJEITOS (RISOS). ELA É UMA FORTALEZA! ELE É UM SIMBOLO DE ARTICULAÇÃO E FORÇA POLITICA!

CURTO E DIRETO: Hoje o Brasil vive uma crise politica, muitos eleitores estão decepcionados com os atuais políticos que estão no poder. Em sua opinião qual seria a forma de integrar políticos justos e  considerados pela sociedade incentivados a  gerar avanços de qualidade para o grupo social?
PAULO SERGIO: DIANTE DE TUDO QUE SE VIVE EM NOSSO PAÍS, SOMENTE UM ATO GERAL DE CONSCIÊNCIA SERÁ CAPAZ DE PROMOVER MUDANÇAS. NÃO SERÁ ESSE JOGO MENTIROSO DE ACUSAÇÕES DE UM LADO PARA O OUTRO, ONDE UNS POUSAM DE BONS E OUTROS DE RUINS QUE VAI RESOLVER AS COISAS. O BRASIL É UM PAÍS RICO, COM CAPACIDADE E UM POVO FORTE. INFELIZMENTE AS PESSOAS CRITICAM A CORRUPÇÃO, MAS FAZEM CORRUPÇÃO. DE TODAS AS FORMAS. EM TODOS OS LUGARES. É TRISTE A HIPOCRISIA, MUITO PIOR QUE OS ACONTECIMENTOS DESCOBERTOS. A CRITICA LEVIANA QUE OUVIMOS E LEMOS DIARIAMENTE, TEM OBJETIVOS CLARO, SENDO UM DELES, A TOMADA DE PODER POR AQUELES QUE ESTÃO "DE BAIXO" (FORA DO COMANDO). ISSO É TRISTE! MAS NÓS PODEMOS MUDAR - NÓS DEVEMOS MUDAR!

CURTO E DIRETO: Durante sua mudança de cargo na prefeitura em 2013, onde passou a exercer a função de Secretario de Administração e finanças sua imagem esteve envolvida em algumas polemicas   vinculadas á corrupção. Sobre estes fatos, de que maneira você se julga diante das acusações não comprovadas?
PAULO SERGIO: NÃO SOU EU QUEM DEVE JULGAR NADA, MAS A POPULAÇÃO. EU FUI GESTOR DO MUNICÍPIO E TUDO QUE CONSTRUIR FOI COM O MEU TRABALHO. NÃO TENHO BENS, DINHEIRO EM BANCO E TÃO POUCO TEM OS MEUS FAMILIARES. VIVO A MESMA VIDA DE ANTES, COM LUTAS E ALGUMAS DIFICULDADES. CUMPRI MINHAS RESPONSABILIDADES E OS RESULTADOS DEMONSTRAM ISSO. NO GOVERNO QUE FIZ PARTE, MELHORAMOS SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, ASSISTÊNCIA E MUITOS AVANÇOS PODEM SER CONTABILIZADOS, DENTRE ELES A REALIZAÇÃO DO TÃO SONHADO CONCURSO PÚBLICO, UMA VERDADEIRA CARTA DE ALFORRIA PARA AQUELES QUE VIVIAM SENDO ESCRAVIZADOS PELA VELHA POLITICA. FUI ACUSADO POR PESSOAS INESCRUPULOSAS, DENTRE ELAS POLITICOS QUE JÁ FORAM CAÇADOS, "EMPRESÁRIOS" LOCAIS QUE SEQUER ASSINAM CARTEIRA DE SEUS EMPREGADOS E ADMITEM QUE SE EXIJA DELES EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA COMO UM SIMPLES EXTINTOR DE INCÊNDIO. FIZERAM UMA CPI RIDÍCULA E CRIMINOSA, POIS TENTAVA IMPUTAR A UM INOCENTE CERTAS PRATICAS QUE JÁ JAMAIS COMETI. ENTÃO, COMO EU PODERIA ME SENTIR? ME SINTO TRANQUILO, COM FÉ EM DEUS QUE ESSES SALAFRÁRIOS QUE UM DIA GRITAVAM CONTRA MIM E QUE HOJE ESTÃO MAMANDO CALADO, PAGARÃO POR SEUS ATOS FAJUTOS.

CURTO E DIRETO: Como primeira vez a candidato a vereador, que analise você faz durante as campanhas eleitorais de 2016?
PAULO SERGIO: EU VEJO QUE AINDA TEMOS MUITO A CAMINHAR. VEJO QUE INFELIZMENTE A FORÇA DO DINHEIRO AINDA PREVALECE. VEJO QUE EXISTEM ALGUNS "POLÍTICOS" PRETENSIOSOS QUE QUEREM RESGATAR A POLITICA DA BALA E INTIMIDAR AS PESSOAS NO TAPA. VEJO UMA POPULAÇÃO MUITO CARENTE DE REPRESENTANTES CAPAZES E COM CONHECIMENTO PARA SER E EXERCER OS CARGOS PARA OS QUAIS SÃO ELEITOS, RETRIBUINDO COM RESULTADOS, AFINAL O POLITICO NADA MAIS É DO QUE UM EMPREGADO DO POVO E EM NOSSA CIDADE, SÃO MUITO BEM PAGOS (O QUE NÃO VEJO NENHUM PROBLEMA NISSO), PORÉM, MUITOS NÃO MERECIAM GANHAR 10% DO QUE GANHAM POR NÃO TEREM CAPACIDADE DE ESTAR ONDE ESTÃO.

CURTO E DIRETO: O que o impediu de eleger-se? 
PAULO SERGIO: PREFIRO ACREDITAR QUE NÃO FOI A VONTADE DE DEUS, POR NÃO SER AQUELA A HORA CERTA. PENSO QUE POSSO NÃO TER SIDO COMPREENDIDO POR ALGUNS E QUE MINHA VOZ NÃO CHEGOU A TODOS OS CORAÇÕES. MUITA INGRATIDÃO E PERSEGUIÇÃO FIZERAM PARTE DO ADIAMENTO DESSA MISSÃO.

CURTO E DIRETO: Quando você fala ingratidão e perseguição, a quem supostamente você se refere?
PAULO SERGIO: QUANDO FALO DE INGRATIDÃO EU ME LEMBRO DAQUELES QUE NÃO MERECIAM A CONSIDERAÇÃO QUE TIVE POR ELES. AQUELES QUE NÃO SOUBERAM RETRIBUIR A TANTOS SONHOS COMUNS QUE EU PENSEI QUE FOSSEM REALMENTE COMUNS; DE JUNTOS FAZER NASCER UM NOVO JEITO DE FAZER POLITICA E A VERDADEIRA MUDANÇA COM A QUEBRA DE PARADIGMAS.

CURTO E DIRETO: Caso tivesse Sido eleito, como trataria suas demandas politicas tendo a frente da prefeitura Bosco Tabosa?
PAULO SERGIO: NATURALMENTE, COM O RESPEITO NECESSÁRIO E COM A CORDIALIDADE QUE ME É PECULIAR. JAMAIS AFRONTARIA A DIGNIDADE E A MORAL DO SENHOR PREFEITO, SEJA ELE QUEM FOSSE. NEM QUE FOSSE UM DE MEUS ALGOZES, O QUE NÃO É (RISOS). SERIA UMA RELAÇÃO ONDE EU LEVARIA TODOS OS PROBLEMAS QUE VISUALIZASSE E ACHASSE POSSÍVEL DE SOLUCIONAR, USANDO A EXPERIENCIA EM MINHA PASSAGEM COMO GESTOR, PARA O PREFEITO E SEUS AUXILIARES. SERIA DE RESPEITO, UMA PALAVRA QUE NÃO HABITA NO CORAÇÃO DE QUEM FEZ OPOSIÇÃO AO NOSSO GOVERNO.

CURTO E DIRETO: Os 528 votos conquistados lhe inspiram a concorrer novamente em próximas eleições?  
 PAULO SERGIO: EU ESTOU CUIDANDO DA MINHA VIDA, CONCLUINDO OS SONHOS QUE ADIEI PARA DEDICAR-ME A PENTECOSTE COMO SECRETÁRIO. HOJE ESTOU ME FORTALECENDO INTELECTUALMENTE, HUMANAMENTE, PARA DAR CERTO, NA HORA CERTA... O SONHO NÃO ACABOU! DIAS MELHORES É O QUE DESEJAMOS AO NOSSO POVO E JAMAIS FUGIREMOS DISSO.

Por: DAVI ALBUQUERQUE

Nenhum comentário:

JUIZ DE PENTECOSTE DETERMINA AO MUNICÍPIO DE PENTECOSTE A CUMPRIR EXECUÇÃO DE SENTENÇA QUE GARANTE SALÁRIO MÍNIMO AOS SERVIDORES DE PENTECOSTE MESMO COM CARGA HORARIA REDUZIDA

Caríssimos companheiros e companheiras, boa tarde! É com imensa satisfação que o SINDSEP (Sindicato dos Servidores Municipais ...