segunda-feira, 10 de setembro de 2018

É SEMPRE BOM IR ALÉM DAQUILO QUE SE VÊ


discordias
Silas Alves Figueira
O mundo e o Brasil passa por uma crise profunda. Crise de valores, de ética, de tolerância e respeito mutuo aos seus semelhantes.

Vivemos em uma sociedade em que determinadas pessoas se acham os donos da verdade e, por achar que são donos da verdade, atacam os outros por discordarem de suas ideias. Claro, não dizem abertamente que se acham os que sabem de tudo e que tem conhecimento de tudo e, que, portanto, podem julgar a tudo e a todos a seu modo.

Eles agem de maneira disfarçada. Por sua vez, por ter tal ideia, não suportam serem contrariados. Quando o são, se revoltam contra aqueles que ousou discordar. Se acham autossuficientes e por se acharem assim, os outros estão sempre errados.
Se você fizer parte daquela organização, ai de você se discordar das ideias disseminadas dentro dela. Vocês, na visão dessas pessoas, não podem expressar seus pensamento contrários.

Devem se deixar adestrar e engolir tudo o que é determinado como um dogma de fé. Tais seguidores desses grupos devem seguir cegamente e, devem ser observados se estão se comportando aos moldes de tal ensinamento, doutrina, ordem...

Se forem grupos religiosos, normalmente se intitulam os prediletos de Deus e, que, portanto, recebe diretamente de Deus a revelação. Acontece que dentro de qualquer grupo sempre teve e sempre haverá de ter quem discorde. Em outros tempos estes pagavam com a vida. Isso aconteceu dentro da igreja católica e formações protestantes, no tempo da inquisição, onde os que discordavam eram queimados vivos diante da comunidade para servir de lição e não ousasse contrariar aquilo que era dito por Bispos e padres corruptos e opressores. Porém, o tempo foi passando e esses males foram sendo tragos a claridade. Hoje a igreja, mesmo sendo de Deus, tem muitas divisões. De um lado está uma igreja Conservadora, aquela que ainda acha que as pessoas deveriam estar dentro das cavernas sem ver a luz de cristo por si só e do outro, uma igreja que se deixou inspirar pelo Espírito Santo que é sempre novo e, ao mesmo tempo, renova a igreja e as pessoas.

Houve um tempo em que uma pessoa como eu e, acredito que como você, não tinha acesso a Bíblia, pois, segundo os que estavam a fente, seríamos incapazes de entender o que lá está escrito. Depois, quando a Bíblia foi sendo acessível aos mais simples, surgiu outro perigo, pois veio os iluminados e dizendo aos 4 ventos que haviam recebido luz divina e que agora estavam falando com Deus e em nome de Deus e que todos deveriam seguir as suas ideias cegamente.

Muitos foram enganados por estes “líderes” a ponto de cometerem suicídio coletivo, pois diziam que Jesus estava voltando em determinada data e, como isso não acontecia, acabavam por se matar para não ter que enfrentar sua loucura diante dos outros que não acreditaram nos seus discursos. 
Hoje, com a presença da modernidade, das redes sociais, somos tentados a achar que sabemos muito e que o que eu sei está certo. Que o outro, por não concordar comigo, deve aceitar o que digo sem pestanejar. Todos nós estamos armados em defesa do que supomos ser o certo e em nome dessa certeza, quem não crer comigo é meu inimigo. Não compreendemos que o outro também tem o direito da livre expressão que nos foi concedida a duras penas.

O bom senso, a aceitação do outro, ainda que não concordemos com ele, está dando lugar à insensatez, a rebeldia, o descontrole, as paixões... O risco que corremos é de nos atacar fisicamente ao nos encontramos por ai. Queira Deus que isso não ocorra, mas pelo que vemos é um risco que se corre, pois estamos cada vez mais desalmados, ignorantes, insensíveis...

Jesus disse uma vez que os homens se tornariam mal, avarentos, cegos de orgulho...
Isso está ocorrendo agora no campo da política. Se defendo um candidato X, este é o melhor, o santo, o messias e o resto são, na visão de alguns, o demônio. E, por achar que são o demônio, então deve ser imposta essa ideia aos demais. Por causa disso gostam de chamar os outros até de animais, de imbecis...

São tempos difíceis. Que o bom Deus esteja fazendo vista grossa e não julgue por nossa insensatez e que nos mostre o caminho da paz e da concórdia.
Que Deus não nos permita cair no abismo de nós mesmo...
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Por Valdeni Cruz
Graduado em Pegagogia
Bacharel em Teologia
Licenciado em História 
Pós-graduado no Ensino de História 

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...