quarta-feira, 18 de maio de 2011

Corrupção: o mal público

Corrupção: o mal público

Valter Orsi

 “Quem aceita o mal sem protestar, coopera realmente com ele”, disse certa vez Martin 
Luther King. 
 Com o mal da corrupção, não é diferente. Todo mundo sabe: ela é um câncer que corrói 
os governos, causando prejuízos financeiros e sociais, e mandando no final a conta para o 
trabalhador honesto pagar. Porém, em época de campanha eleitoral, a corrupção “desaparece”. 
Todos os políticos, de repente, viram defensores da moralidade. Será que é mágica? 
 Em meio a tantos candidatos fazendo o mesmo discurso, seria o caso de perguntar: “Se 
a honestidade é geral, de onde vem a corrupção?” 
 A conclusão é simples, meu amigo: discurso só não adianta. Se todos os candidatos 
dizem que são honestos, a gente precisa encontrar outro jeito para separar o joio do trigo, 
escolhendo candidatos dispostos, de verdade, a combater o mal da roubalheira. 
 A Transparência Brasil e a ONG Pé Vermelho, Mãos Limpas participam da campanha 
Voto Limpo 2002. A idéia da campanha é ajudar o eleitor a escolher, independente de partidos 
ou ideologias, aqueles candidatos que realmente vão lutar contra a corrupção desde o primeiro 
minuto de seus mandatos. Preocupada em garantir um voto limpo para um país melhor, a 
Transparência Brasil já enviou aos quatro presidenciáveis uma lista de oito propostas para criar 
uma jornada nacional de combate à corrupção. 
 Algumas dicas podem ajudar você a descobrir quem realmente é inimigo da corrupção, 
ou quem só é da boca pra fora. Veja só: 
 -- Exija que o candidato abra as contas de campanha. Ele deve dizer quanto gastou, 
como gastou e quem financiou a sua propaganda eleitoral. Quanto mais um candidato aparece 
na rua, mais ele gastou. Se você perceber que as contas estão muito pequenas para o tamanho da 
campanha, não vote nele! 
 -- Campanhas grandes são campanhas caras. O financiamento de campanhas milionárias 
freqüentemente é uma das maiores fontes da corrupção. 
 -- Candidato que vive dizendo que fez, fez, fez, pode estar querendo dizer outra coisa: 
que roubou, mas fez. Muito cuidado com esse tipo de candidato. Ele costuma mentir na hora de 
dizer o que fez e -- é claro! -- omitir na hora de dizer outras coisas... 
 -- Pergunte ao seu candidato se ele tem alguma proposta concreta para combater a 
corrupção. Se ele não tiver nenhuma, há mais chances de crescer o nariz de Pinóquio... 
 -- Candidato que compra voto -- com dinheiro, cesta básica, material de construção ou 
promessas irrealizáveis -- não hesitará um segundo em vender a própria alma. Risque esse 
candidato do seu caderninho! 
                                                
-- Recapitule o passado dos candidatos. Consultar os jornais -- ou as ações do Ministério 
Público -- dos anos anteriores pode ser uma excelente forma de separar os honestos de fato e os 
honestos da boca pra fora. 
 Vamos acabar juntos com o mal público da corrupção! 
1
  Publicado originalmente na Folha de Londrina. 
2
  Empresário em Londrina (PR), conselheiro da Transparência Brasil e membro da ONG Pé Vermelho, 
Mãos Limpas. 

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