terça-feira, 17 de maio de 2011

OLIMPÍADAS ESCOLARES DE PENTECOSTE

Professor Kosmo Alves
Na noite dessa terça-feira deu-se início às Olimpíadas Escolares do Município de Pentecoste. Tendo a frente desse evento tão importante para Pentecoste, o Professor Kosmo Alves que, atualmente ocupa a pasta de Secretário dos Esportes do Município.
O evento tem a participação de 316 atletas, contando ainda com 12 técnicos e 12 dirigentes. Totalizando 340 que pessoas direta e indiretamente estão envolvidas na organização do evento como um todo.
A abertura do evento foi feita ao som da Banda de Música do Município que se seguia ao desfile das escolas participantes nas Olimpíadas. Enquanto os atletas iam adentrando ao Ginásio Poli-esportivo Carneirão, seguia-se os aplausos dos presentes nas arquibancadas.
As competições acontecerão durante esses dias. Ao final das competições haverá a entrega de troféu para a escola de fizer mais pontos em todas as modalidade e a entrega de 100 medalhas doadas pelo Prefeito João Bosco.
Essas Olimpíadas servira de classificação para selecionar participantes para uma competição estadual que ocorrerá em breve.
Banda de música do município

Imagem aberta dos atletas

Diretora da Esc. Vicente Feijó ao centro, D. Margarida

Na abertura do evento estavam presentes diversos Diretores da escolas que participarão das competições.

As modalidade são as seguintes: Futsal masculino e feminino, handebool masculino e feminino.
Técnicos, diretores e alunos(Vic Feijó) 
De uma coisa tenho certeza: o esporte é uma ferramenta poderosa para melhorar a vida dos nossos jovens. Uma vez que uma criança, um adolescente ou um jovem está engajado no esporte, ele tem grandes chances de ficar longe das drogas, da bebida e de tantas outras coisas que pode atrapalhar o progresso dele. Eles ficam empolgados com a prática do esporte. Eles gostam de jogar. Faz parte da natureza das crianças brincar, correr, nadar... Porém, isso não é tão possível visto que não há espaço adequado para que esses crianças possam desenvolver suas habilidades e nem a coordenação motora adequadamente. Há pouco incentivo. Seria uma porta eficaz para melhorar os rendimentos desses meninos nas escolas, já que a maioria deles tem baixo rendimento na aprendizagem. Talvez seja a hora de se pensar em mais investimentos nessa área ainda carente para atender a demanda de espaços para que esses meninos e meninas possam ocupar o seu tempo. Como todos sabemos, em nossa cidade ainda é muito restrito os locais adequados a prática do esporte. Se essas crianças e jovens estiverem ocupando seu tempo com praticas saudáveis de esporte, leitura, música, dança, teatro, entre outras, com certeza não vamos ver tantos jovens, que hoje crianças, transitando por ai sob o efeito de drogas e destruindo a própria vida e a vida da família.
Visão Geral dos atletas
Tomara que acontecimento como esses não seja uma raridade, mas torne-se uma constante em nossa cidade. Se fizermos isso, não vai demorar muito tempo para termos jovens empolgados pela vida. Pois uma coisa puxa a outra.
Por essas atitudes, está de parabéns o Professor Kosmo Alves que, tenho certeza, está muito feliz com essa realização, mas com certeza ele está tendo muitas dificuldade a que realização desse evento possa ser um sucesso.
Não preciso ir muito longe quanto a crítica que faço. Por incrível que pareça, não havia uma autoridade presente para apoiar o professor Kosmo. Ainda bem que ele tem determinação. Não havia  nenhum representante da Secretaria de educação presente, como também não havia nenhuma autoridade para prestigiar o mesmo. Mas, talvez no final da competição apareçam alguns com a cara de tacho para fazer média e dar a impressão para a opinião pública de que apóia o esporte. Não adianta querer tapar o sol com a peneira. A realidade é que pouco se faz por esportes ou por cultura em nossa cidade.
Com certeza vai aparecer alguém dizendo que deu todo apoio, cedendo transporte, logística etc. Isso é fácil. Mas estou falando de apoio total; estou falando de apoio em todos os sentidos. Incentivo com premiações mais significativas, esse tipo de apoio.   




Redação e imagens, Professor Valdeni Cruz

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...