quarta-feira, 24 de outubro de 2012

VISITA DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR


Professor Valdeni Cruz
24 de Outubro de 2012


Hoje pela manhã o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), fez visitas às Escolas de Umburanas, Pedra Branca Terra, Erva Moura. Estas são escolas da Zona Rural. Visitamos também as escolas Edson Tabosa e Balbina, da sede. 

Escola de Erva Mouta
Estas são visitas marcadas pelo Conselho para averiguar se está tudo dando certo no que diz respeito a prestação de serviço da merenda escolar. Fazemos questionamentos aos alunos, a diretora e as merendeiras. Estes questionamentos devem cruzar as informações para ver se os alunos estão satisfeitos com a qualidade da merenda, se não está faltando ou se não faltou. Depois perguntamos ainda quais os tipos de merenda servida que eles mais apreciam e também a que eles menos gostam.
Ao analisar estas questões levamos ao conselho para tentar resolver os supostos problemas que aparecerem em relaço àquela escola.
Escola Boalbina
Nessas visitas aproveitamos também aproveito para dar uma olhada na estrutura da escola, quanto à reforma entre outras coisas. Hoje por exemplo, passamos pela escola de umburanas que ainda em faze acabamento. Uma escola belíssima. Mas em seguida, passamos pela escola Raimundo Isaias em Pedra Branca. Esta tem duas salas em funcionamento e numa delas foi possível constatar a estrutura comprometida. A sala aprestam varias rachaduras e para amenizar a situação, a direção da escola tentou fazer pequenos reparos. Mesmo assim, as rachaduras continuam visíveis.
Escola de Pedra Branca Terra
Perguntados se não havia sido tomadas providências, recebemos como reposta que a mesma não passou por reforma, apenas recebeu uma pintura.
Outra escola visitada foi a de Erva Moura. Esta, por sua vez, uma escola que também esta em fase de acabamento e que a mesma apresenta boa estrutura e é um ambiente agradável.
Em todas as escolas visitadas os alunos disseram estar merendando todos os dias e que a merenda é até boa, mas ao mesmo tempo, disseram que comem muita sopa e que gostariam que o cardápio fosse mais variado. Lembrando que em todas as escolas havia merenda no estoque. Situações como estas alegra a nós que fazemos parte do conselho, pois podemos perceber que nossos esforços não são em vão. Desse modo, temos certeza de que um conselho atuante tem como resultado e melhoria na prestação dos serviços públicos.
Escola Balbina
As duas escolas da sede foi constatado que havia merenda no estoque e que estas duas escolas recebem peixe de um projeto a parte. Porém, na Escola Edson Tabosa foi onde os alunos mais reclamaram da merenda. Disseram comer muita sopa. Perguntado sobre esse assunto a direção, obtivemos como resposta de que o que os alunos disseram não condiz muito com a verdade. As mesmas disseram variar o cardápio sim e que faziam esforços para oferecer uma boa alimentação.
Escola de Erva Moura
Para finalizar, tive uma surpresa agradável. Ao chegar à sala de aula, esta na escola Balbina, para fazer as perguntas aos estudantes, me deparei com uma turma de mais de 30 alunos do 3º ano. Tinha como professora a Senhora Eliza. A mesma fazia uma leitura coletiva com eles e foi maravilhoso ver o coro de vozes lendo o texto. Foi lindo, pois vemos tantos alunos que estando no 9º ano e até no Ensino Médio que não saber ler e de repente nos depararmos com uma realidade dessas ficamos maravilhados vendo uma turma inteira lendo um texto e principalmente quando se trata de crianças, pois se estes começam tendo uma boa leitura, ainda pequeninos, com certeza serão alunos que terão bons rendimentos futuros.
Portanto, foi uma manhã maravilhosa. Ainda assim, vimos algumas coisas negativas, como por exemplo, a escola onde a sala apresenta problemas. Outra questão que é triste também e sequidão que toma conta de tudo. A dificuldade de água potável e a distância de da água a te as pessoas que dela precisam. Há! Não poderia deixar de citar também o que vi em umas das escolas. Constatei que algumas das crianças de duas salas que visitei muitas delas tinham a dentição gasta, ou seja, quase todos os dentes cariados. Isso ainda me causa certo espanto por saber que este é um problema que pode ser resolvido com pequenos esforços. Este é um dos pontos negativos e um tanto quanto grave, pois se trata de saúde pública. Isso significa dizer que estas crianças estão desassistidas pelo poder público e não erraria em dizer que também falta orientação das famílias para cuidarem melhor da saúde bucal de seus filhos.
No mais, quero agradecer a todas as escolas que nos receberam e foram gentis conosco cedendo às informações necessárias ao bom desempenho do serviço público.
Quero também dizer que nosso Conselho aqui em Pentecoste é muito bom. Desempenha seu trabalho com bastante responsabilidade. Sendo assim, estamos todos nós que fazemos este Conselho de parabéns.
Fizeram parte desta vista os Conselheiros: Carlos Antonio – Presidente do Conselho; O Professor Valdeni Cruz – Vice - Presidente; A representante de Pais – Joana e a Juliana – representante da Sec. De Educação.
Hoje à tarde as visitas continuam pela Serrota e adjacências.

Artigo e imagens do Professor Valdeni Cruz



Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...