terça-feira, 10 de setembro de 2013

Professor Diretor de Turma é tema de Seminário na AL

Professor Diretor de Turma: Gestão na sala de aula, é o tema do Seminário que acontece nesta terça-feira, dia 10, das 8 às 17 horas, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), ligada à Assembleia Legislativa. O objetivo é mostrar o funcionamento da ação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), desde 2008, e os resultados alcançados até agora. Estarão reunidos educadores, gestores, pais e alunos da rede pública cearense. A assessora do Gabinete da Seduc, Conceição Ávila de Misquita Viñas, falará sobre o projeto durante a abertura.

O seminário é resultado de um requerimento feito pela Seduc, pelo deputado Professor Teodoro e Associação por uma Educação e Cultura de Qualidade para Todos (Pecqto) à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Durante o evento, pais e alunos das escolas estaduais e municipais falarão sobre suas experiências, a partir da implantação do projeto. Haverá ainda a apresentação de um estudo sobre as funções do Professor Diretor de Turma, entre 2010 e 2012. A exposição será feita pelas professoras Luma Nogueira de Andrade, superintendente da 10ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), em Russas, e Vagna Brito de Lima, coordenadora regional do projeto na 6ª Crede, em Sobral.

Professor Diretor de Turma
Trata-se de uma ação em que um professor da unidade de ensino fica responsável por determinada turma e acompanha seu desempenho. Para isso, além do diálogo com o aluno, mantém contato constante com os familiares e com a direção da escola. A ideia é construir um espaço que garanta o acesso e a permanência do aluno, além do seu sucesso e formação enquanto cidadão, evitando assim a evasão escolar. Sua implantação teve início nas Escolas Estaduais de Educação Profissional. O projeto foi expandido para as demais escolas da rede estadual, mediante adesão de cada unidade. Participam 568 escolas. A ação também foi estendida aos municípios. Atualmente, 49 já contam com o projeto em escolas de sua rede. Para a implantação, é preciso requerer adesão junto à Seduc, por intermédio da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (Copem).



SERVIÇO: Seminário Professor Diretor de Turma: Gestão na sala de aula
Data: 10.09.2013
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Auditório Dep. João Frederico Ferreira Gomes - UNIPACE /Assembleia Legislativa do Ceará


09.09.2013
Assessoria de Imprensa da Seduc
Assessoria de Imprensa: 3101.3972
Jacqueline Cavalcante – jacquelinec@seduc.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...