"ELE COLOCOU DIANTE DE TI O FOGO E A ÁGUA"
Não digas: "É o Senhor que me faz pecar", porque ele não faz aquilo que odeia.
Não digas: "É ele que me faz errar", porque ele não tem necessidade de homem pecador. O Senhor odeia toda espécie de abominação e nenhuma é amável para os que o temem.
Desde o princípio ele criou o homem e o abandonou nas mãos de sua própria decisão. Se quiseres, observarás os mandamentos para permanecer fiel ao seu prazer. Ele colocou diante de ti o fogo e a água; para o que quiseres estenderás tua mão. Diante dos homens está a vida e a morte, ser-te-á dado o que preferires. É grande, pois, a sabedoria do Senhor, ele é todo poderoso e vê tudo.
Seus olhos vêem os que o temem, ele conhece todas as obras do homem. Não ordenou a ninguém ser ímpio, não deu a ninguém licença de pecar.
ECLESIÁSTICO 15, 11-20 Bíblia de Jerusalém
Portanto, saibamos que pagamos exatamente pelos nossos erros. Deus não tem culpa de nada. Somos nós que escolhemos entre o certo e o errado. Se estamos vivendo uma situação de sofrimento, de vergonha e humilhação, façamos uma reflexão que teremos plena certeza de que poderíamos ter evitado e com certeza nossa consciência nos avisou, mas não levamos em conta o que nossa consciência dizia. Como temos liberdade, sufocamos a consciência e, uma vez sufocada, sua voz silencia dentro de nós. Porém, quando recobramos a consciência é como se ela gritasse com todas as forças: porque você fez isso comigo? Dai então vem os transtornos emocionais, como por exemplo, a tristeza, a depressão, o remorso e a culpa. Este é o preço que pagamos por nossa teimosia, nossa falta de temor a Deus. Sabemos que muitas vezes isso é causado pelo desejo de ter, de poder e de se sentir maior e mais importante do que os outros. Mas no fim, percebemos que tudo é ilusão. Já dizia e Eclesiastes: Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário