quarta-feira, 30 de abril de 2014

PROFESSOR VALDENI CRUZ RESPONDE AOS QUESTIONAMENTOS DOS VEREADORES SOBRE COMENTÁRIO DE SEMANA PASSADA


Professor Valdeni Cruz
Na quinta-feira passada, 24 de abril, estive presente na Câmara de vereadores por ocasião da audiência com a representante da Empresa CONSULPAM, responsável pela realização do Concurso aqui de Pentecoste, Gisélia, onde a mesma prestou esclarecimentos sobre a forma de trabalho da empresa, respondeu alguns questionamentos levantados pelos vereadores. Vejo o texto que escrevi sobre o assunto:

“Na quinta-feira lá Câmara olhei para onde estavam sentados os vereadores. E pude observar que em suas cabines eles não tinham nada para se pautarem, tirar dúvidas, analisar... Nada. Perguntei a alguns deles se eles não tinham a Constituição federal, Lei Orgânica do município, etc. Eles olharam pra mim e disseram: sei não. Nenhum deles me parecia ter o edital do concurso, já que a sessão iria tratar do assunto. É muito descaso. Poderiam ter pelo menos pra disfarçar, já que talvez não entendam nada que possa estar escrito. Claro, aqui estou sendo irônico, pois sei que tem pessoas que tem formação elevada para entender qualquer coisa. Mas isso é uma observação de um cidadão que entende que ali é uma casa onde se votam as leis. Portanto, me vem ao entendimento de que se deveria ter um guia destas Leis que é a Constituição Federal, ou não? Estaria eu dizendo asneiras? Pois é, estas são coisas que este doido vê por ai e fica quase não querendo entender que não haja nenhuma preocupação com os cargos a que foram chamados a ocupar. Sinto muito, mas me dá certa pena”. (23/04/14)

Hoje, 30 de abril, retornando a Câmara para participar do pronunciamento do Secretário de Finanças do Município, Sr. Paulo Sérgio Santos, onde o mesmo fez toda uma explanação sobre as modificações no edital do concurso, quanto aos cargos, salários e outros pontos que não estavam corretos no edital e que tiveram o cuidado de analisar os possíveis erros do mesmo, fui interpelado pelos vereadores sobre as colocações que fiz na semana passada sobre eles. Disseram que tinham lido e que respeitavam o que eu havia escrito, mas não estava totalmente certo o que eu havia comentado no Blog, WWW.valdenycruz.blogspot.com. Segundo a Presidente da Câmara, Valdelice Braga, todos os vereadores, receberam em mãos a Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município, Regimento interno. O Sr. Vereador Vicente do Zuza também fez menção ao comentário e disse compreender os pontos de vista das pessoas por vivermos numa democracia. O Vereador Gardel Paiva, com quem tenho bastante proximidade, pois trabalhamos numa mesma repartição, me parabenizou por acompanhar os trabalhos dos vereadores e por contribuir com minhas críticas e sugestões. O Vereador Daniel do Zé Gomes também falou sobre o comentário que eu fiz na semana passada. Dizendo não ter recebido muito bem as críticas, pois eles tem se esforçado para fazer a diferença naquele espaço, mas que entendia as posições das pessoas.
Primeiro fico feliz por ter estado na Câmara hoje e poder ouvir deles sobre o assunto. Depois me alegro pelo comentário por ter causado algum incomodo, pois creio que é para isso que servem as criticas. Mas gostaria de me reportar aos Senhores vereadores com muito respeito. Lembrando que o comentário foi postado daquela forma por ter ouvido exatamente o que ouvi. Alguns vereadores me disseram não saber sobre o que eu perguntei.
Hoje, portanto, a Presidente disse que os vereadores têm os documentos em mãos, ou estão dentro de suas gavetas ou dentro de suas pastas.   Pronto, fui respondido.
Preciso dizer também que já fiz comentários de elogios aos membros da Câmara atual. Já disse que nada parece com os Legisladores da Gestão passada, onde nunca se havia debate sobre nada. As cosias já vinham determinadas pelo executivo e era votado e pronto. Isso foi um avanço grande. Quando fazemos críticas aquela casa é porque entendemos de sua importância, de sua responsabilidade em contribuir para melhorar a vida da população e fazer de Pentecoste uma cidade melhor. Isso acontece com a votação de boas Leis e do zelo que estes venham a demonstrar pela cidade e pelo nosso povo.
Portanto, senhores vereadores, nunca levem as coisas pelo lado negativo ou pessoal. Eu particularmente tenho respeito por todos, pois foram vocês que foram delegados pelos eleitores para representá-los, por isso digo das responsabilidades de vocês para com esta sociedade.  Agora, como todo formador de opinião, para que as criticas fiquem mais interessante, às vezes parece ter um pouco de ironia, mas isso é para chamar a atenção do leitor. Porém, acima de tudo está respeito ao direito democrático. Nada tem caráter depreciador da imagem de nenhum de vossas excelências.

Fico grato por fazerem referência a insignificância de minha pessoa nas falas de vocês. Como cidadão pentecostense, tenho o desejo de ver esta cidade progredindo sempre e em todos os sentidos. 

Professor Valdeni Cruz

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...