terça-feira, 3 de junho de 2014

SE PREPARANDO PARA COPA?

Professor Valdeni Cruz


Imagem do Google
O povo está se preparando para torcer pelo Brasil "NA COPA". Lembro que quando eu tinha em torno de uns 10 anos de Idade e assisti aos jogos da Copa pela vez e ele perdeu, chorei feito um besta. Hoje entendo com clareza porque meu pai, Homem simples, mas homem de bem e de mãos cheias de calos pelo trabalho pesado do campo, queria me dar uns tapas. Eu chorava toda vez que me lembrava que o Brasil tinha perdido. Meu pai dizia: deixe de ser fi duma égua, seu besta... Chorando por besteira formada pelo tempo. Passou o tempo e hoje eu tenho este sentimento, mas com uma consciência amadurecida. Porque devo mesmo gritar por um time? Porque devo dizer que sou patriota só porque estamos no período da copa? Devemos ser patriotas todo dia, todo tempo. Devemos ser brasileiros é no dia a dia. Como posso me sentir tranquilo enquanto brasileiro se todo dia corro risco de vida; se sempre escuto noticias dos meus irmãos de outras pessoas que trabalham em fortaleza que não podem andar tranquilamente pelas ruas, pois sempre tem alguém de olho pelas calçadas para lhes tomar o que conseguem com sacrifício? E como posso me sentir seguro se não posso denunciar quem me rouba, pois como não tem punição ele vem e me mata depois? Este é o Brasil que devo gritar tentando encobrir a realidade? Eu sou brasileiro de fato e amo este país, mas me sinto traído todos os dias. Como professor todos os dias tento fazer o melhor que poso, mas não me sinto valorizado hora nenhuma. O país me nega o direito de um bom salário, de um plano de saúde, de uma aposentadoria digna. Meus colegas professores que hoje trabalham 200 horas e que chegaram no tempo de se aposentar, não estão querendo, pois se hoje recebem em torno de 2000 mil reais, se se aposentarem agora receberá um pouco mais de mil reais. Que incentivo é este? Penso que vivemos numa ilusão sem fim. Por outro lado, temos que trabalhar neste ano de 2014, 151 dias para o governo e somente depois disso é que trabalhamos pra nós. Este dinheiro seria bem justificado se, de fato, fosse utilizado para oferecer serviços dignos a população, mas como todos sabemos, está ai o caos em tudo quanto é público. Educação, saúde, transporte público, segurança e outros serviços essenciais para a população. Agora me digam se não seria alienação gritar gol, ai nessa Brasil quando na realidade tudo é uma grande mentira. Penso que se tivéssemos vontade própria e uma boa consciência, agiríamos de outra forma.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...