segunda-feira, 19 de julho de 2010


Evangelho (Mateus 12,38-42)

Segunda-Feira, 19 de Julho de 2010
16ª Semana Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Saborear o Sinal e os sinais.

Postado por: padrepacheco

julho 19th, 2010
Os escribas e fariseus pedem um sinal para Jesus, um milagre, para se certificarem que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus Pai; eles não acreditavam e, pior, não se abriam para a graça, para a experiência com o Messias.
Por mais surpreendente que pudesse ser o milagre, nenhum seria capaz de convencê-los, pois estavam totalmente fechados à experiência. Tamanho fechamento era, que Jesus “apelou” em comunicar o maior milagre e sinal – depois dele próprio, pois Ele é o sinal por excelência – que iria realizar: a sua ressurreição, apos três dias no ventre da terra, como Jonas esteve três dias dentro da baleia.
Nada é surpreendente ao que não quer crer; nada sinaliza aquele que não quer acreditar. Em contra partida, aqueles que se abrem para a graça, para a experiência com o Senhor, é capaz de vir de longe – como a rainha de Sabá – e experimentar a maior graça na vida: a graça da conversão.
Devemos nos perguntar, seriamente, algo muito importante: se Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e sempre, por que não estamos experimentando tamanhos milagres e sinais na nossa vida hoje? Será que Jesus deixou de realizar as grandes maravilhas? Não! O problema é que nos encontramos num total fechamento ao maior sinal, que é o próprio Senhor, a exemplo dos fariseus e escribas. Só vê, presencia e saboreia milagre quem é simples, quem passa a ver a vida através da ótica de Jesus; quem olha com o olhar de Jesus, nunca presenciará somente a cruz, mas a ressurreição que está alem da cruz e do sofrimento; quem vê bem, vê com o olhar do coração, pois o essência, o milagre, o sinal, só pode ser visto com o olhar do coração; ele é invisível aos olhos.
Onde encontra-se o nosso olhar? É no Senhor, na sua vontade? É nos irmãos com o intuito de servi-los e amá-los? Ou o nosso olhar está preso no nosso umbigo? Nas nossas coisinhas, nos nossos probleminhas? Quem olha para si e não para os outros, a começar pelo Senhor, nunca conseguirá enxergar a vida com a beleza que ela possui! Por isso, nunca conseguirá presenciar e saborear os grandes milagres, que humanamente falando, sempre é tão pequeno.
O teu corpo, o meu corpo, é uma ressonância de milagres. Quem bombeia o teu coração? Quem fez você acordar nesta manhã? Como pode tudo funcionar desta forma no teu organismo? Quem projetou isso? Saiamos de nós, dos nossos melindres e murmurações e partamos para um olhar mais profundo e maduro acerca da vida e das maravilhas que nos circundam. Quanta murmuração acerca da vida, das pessoas… desinstala! Tome posse e entre em comunhão definitiva com o grande Sinal – que é Cristo – para poder saborear os sinais à nossa volta, pois nenhum sinal nos será dado mais! Coragem!
Padre Pacheco,
Comunidade Canção Nova.


/www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/index.php

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...