domingo, 18 de julho de 2010

Política


Segundo o dicionário – política significa arte ou ciência de governar uma nação. Conjunto de métodos, objetivos, atitudes ou medidas de caráter político. Mas, existem outras colocações para o conceito de política. A política da boa vizinhança. Usar de uma boa política para com todos. Respeito, amizade...
Politicagem – política de baixo nível, em que a ética é apenas um detalhe sem importância; politicalha.
Ética – referente aos valores morais da conduta humana.
De acordo com a conduta do candidato ou político, dizemos se ele tem ética, é um verdadeiro político ou se ele é politiqueiro.
Para os gregos a política era considerada um meio para que as pessoas pudessem chegar a uma vida boa. Essa vida boa era entendida como racional, feliz e justa, própria dos homens livres.
Essa vida boa está garantida na constituição: saúde, educação, lazer, trabalho, segurança, entre outros. Se perguntássemos aos políticos eles diriam que já oferecem essa garantia ao povo. Só que na maioria das vezes prestam serviço de péssima qualidade, enquanto que na realidade estão se utilizando do que poderia ser a melhoria da população em beneficio próprio. Isso é crime e nós precisamos conhecer toda essa realidade para podermos agir e fazer a diferença.
E, quando a sociedade tomar consciência dessa aberração deve tomar providência para exigir serviços de qualidade e o fim de toda essa sujeira que não parece em nada com os conceitos da origem de política, que é promover o bem comum.
Os gregos afirmavam que, para uma vida superior só existe na cidade justa e, por isso mesmo a política pode auxiliar, quando é desenvolvida dentro da ética e dos princípios. No nosso caso, baseadas na Constituição Federal. Promovendo o bem aos cidadãos. Esse tipo de política é que o Brasil precisa. Nosso Estado, nosso Município.
Mas, não é o que vemos. Estamos cercados pela politicagem barata, onde se tenta manobrar as pessoas com discursos escritos nos escritórios da incompetência que não condiz com a realidade.
Para desfazer, acabar com esse mal é necessário mudar nossa postura como cidadãos. Fazendo análises mais apuradas da realidade e modificá-las dizendo não e tomando parte nessa mudança. Do contrario, continuaremos como fantoches nas mãos dos manipuladores de consciência.
Para Platão e Aristóteles o caráter natural da Polis (cidade) é da justiça. Podemos dizer que essa justiça acontece por meio da política. Não uma política qualquer, mas a política séria, que só acontece por meio de pessoas íntegras e não por pessoas doentes pelo poder, pela ganância, pelo proveito próprio.
Alguém pode dizer que isso é utopia e eu digo que continuará sendo enquanto nossa postura não mudar. Se você esta lendo esse artigo e mudar seu pensamento e suas atitudes, já é um a menos que não contribuirá para a continuação desse mal.
Somos políticos quando agimos e lutamos por mudanças, pelo bem comum, pela liberdade e dignidade de todos. 

Poste seus comentários a respeito desse artigo.            

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...