segunda-feira, 26 de julho de 2010

VEJA COMO É QUE SE TEM PROGRESSO EM EDUCAÇÃO

Educação tem reconhecimento nacional

Hora da aula: o Município de Sobral obteve reconhecimento nacional a partir de políticas públicas criadas para melhorar o rendimento dos alunos matriculados

Alunos participam de rodada de leitura, como parte do Programa Jornada Ampliada

Sobral Em 2005, este Município já experimentava o excepcional modelo de educação, quando o Ministério da Educação (MEC), por meio de uma pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), lançou a publicação "Vencendo o Desafio da Aprendizagem nas Séries Iniciais: A Experiência inaugurava o Projeto Boas Práticas na Educação". Dois anos mais tarde, o sistema educacional de Sobral ficava entre os 37 melhores municípios do Brasil, entre os cinco do Nordeste e o único do Estado do Ceará, por meio da utilização do Índice de Efeito da Rede Municipal.
Os resultados positivos na educação lhe renderam prêmios que nunca foram concedidos a nenhuma escola cearense. Por duas edições consecutivas, recebeu o Prêmio Inovação em gestão Educacional do laboratório de experiências inovadoras em gestão educacional - Inep/MEC nos anos 2006 e 2008. Além disso, conquistou o Prêmio Gestão Nota 10, do Instituto Ayrton Sena; e o Prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), em 2008. Este ano, o reconhecimento do Estado veio pelo programa Spaece-Alfa do Governo do Estado na alfabetização do 2º ano. Sobral soma 23 escolas premiadas.

Tudo isso teve um começo. Com base nos dados do Censo Escolar de 2004, quando o Município vivia uma realidade educacional brasileira, especialmente das regiões mais pobres do País, 48% das crianças que estavam concluindo a 2ª série do Ensino Fundamental não dominavam as habilidades iniciais da leitura, ou seja, não conseguiam transformar letras em sons.

O rendimento nas escolas públicas não era satisfatório. Naquela época, quase 100% de crianças e jovens frequentavam a escola, mas eles não estavam aprendendo. O índice de abandono diminuía, mas o absenteísmo era altíssimo. Havia um investimento em programas de correção de fluxo escolar, mas a principal torneira de onde jorrava o problema estava aberta porque os alunos não se alfabetizavam na idade certa.
A realidade mostrava que os alunos estavam prosseguindo no Ensino Fundamental sem adquirir as habilidades que podem ser consideradas iniciais no processo de conhecimento do sistema alfabético.

Solução

Sobral foi em busca de recursos e, diante do diagnóstico, a Secretaria de Desenvolvimento da Educação definiu a alfabetização como prioridade da gestão durante os anos 2001/2004, que demandou a implantação de uma política de alfabetização com as principais diretrizes e ações posteriormente garantidas em lei municipal.

A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, com a inclusão do atendimento das crianças de seis anos enturmadas em uma série específica denominada 1ª série básica, foi uma das metas implantadas por esse Município. Para melhorar a educação, Sobral estabeleceu metas, como a lotação criteriosa de professores para as salas de alfabetização e acompanhamento permanente dos resultados; programa de formação continuada para todos os professores que garantissem a aplicação de rotinas pedagógicas voltadas para o programa de ensino; garantia de gratificação salarial para professores titulares das salas de alfabetização de acordo com critérios estabelecidos pela Secretaria; e o envolvimento da comunidade escolar, especialmente os pais.

Cinco anos depois, o Município comemora com orgulho os investimentos feitos na Educação Básica. É a primeira cidade da região Nordeste a aparecer no ranking do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), ocupando a 62ª colocação, ficando dessa forma entre as 100 melhores escolas públicas do Brasil.
Rendimento

O Município apresentou nota 6,6 na avaliação do Governo Federal. Isto representa um crescimento de 1,7 ponto em relação à nota do Ideb alcançada em 2007, tornando-se, assim, um exemplo para o Ceará e o Nordeste em termos de melhor desempenho na Educação Básica.

A nota obtida ultrapassa a projeção feita pelo Ministério da Educação para Sobral. A perspectiva era que Sobral alcançasse a nota 6,1 até 2021, na avaliação das séries iniciais. Hoje, a realidade é diferente. Ao completar 237 anos, Sobral se apresenta como a "Cidade da Educação". O fato está comprovado pelas recentes pesquisas de mensuração de qualidade de ensino. Desde a primeira edição do Spaece-Alfa, Sobral está na vanguarda.
É o Município com o maior número de escolas com Nota 10. Não é à toa que Sobral desponta na educação, é o resultado de um conjunto de fatores históricos, que remontam à sua formação e desenvolvimento que colocaram Sobral de volta à posição de destaque. (WG)
RESULTADOS

Índices apontam melhorias

Sobral A educação de Sobral não é destaque somente nas ações, mas também em números. A cada ano, o Município ganha mais visibilidade com os resultados - seja no âmbito municipal ou nacional - de projetos desenvolvidos. Uma mostra do empenho é o resultado obtido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em 2005, Sobral atingiu 4.0 e, em 2007, passou para 4.9, ficando acima das médias estadual e nacional. O resultado é 100% da taxa de escolaridade do 1º ao 9º ano em 2009.

Mas para que todo o sucesso seja possível, Sobral conta com uma rede de colaboradores. Na educação, são 1.826 professores em sala de aula para atender a demanda de 45 escolas polos e, principalmente, de 35.700 alunos. Nos últimos anos, a quantidade de professores aumentou a partir da realização de três concursos públicos.

Além disso, foram construídas mais sete escolas, como também a reforma e ampliação de 21 estabelecimentos de ensino, com 94 salas de aula. Sobral também dispõe de 24 laboratórios de informática. Outro marco é a Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, com um acervo de 35 mil livros. (WG)

Mais informações

Secretaria da Educação de Sobral - Rua Viriato de Mendeios, 1250 Centro - Sobral

(88) 3677.1190

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

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