sábado, 27 de novembro de 2010

Liberdade

Ola!!!


Estou aqui teclando mais algumas palavras.

Gosto muito dessa coisa de expressar as idéias e aquilo que acontece comigo no dia-a-dia.
Gostaria de começar falando hoje sobre liberdade. Essa palavrinha que parece tao fácil de ser dita mas tao dificil de ser vivida e compreendida. muitos pensam que ter liberdade é fazer o que quer. Sair por ai fazendo tudo o que vem na mente sem dar explicaçoes pra quem quer que seja. Talvez pra quem nunca pode sair, se divertir pense que essa é a liberdade. Outros acham que ter liberdade é ter uma boa quantia de dinheiro e sair por ai gastando tudo que pode e comprando tudo o que quizer. Porém, como sabemos, tem muita gente vivendo com tudo isso e mesmo assim vivem com sentimentos de frustração. Frustração por ter sido manipulado ou por ter manipulado alguem. Como sabemos, o dinheiro é necessário, mas ele não compra essa façanha chamada felicidade que só é alcançada por aqueles que tem a liberdade. Aqui não se trata dessa liberdade mensionada anterormente, mas da liberdade vem vem do coração, da alma, do interior, que independe de poder aquisitivo e de fazer o que quizer. Essa liberdade que estou falando não se consegue comprá-la por nenhum valor. Ela surge pelo despreendimento que temos de fazer de nós mesmos para poder encontrá-la. Ela acontece na simplicidade das pessoas, na maneira de como vemos o mundo e atuamos nele, do contrário passaremos vida toda atrás dela e ela estará sempre fugindo de nós.
Desde os primórdios da humanidade o homem busca pela felicidade como a terra seca clama pela água. 
Os reis e as rainhas tentaram dominá-la mas ela não se subteu ao poder de nenhum deles. Os ricos tentaram comprá-la, os intelectuais tentaram entendê-la, mas ela os confundiu.
A maioria das pessoas até hoje ainda não entenderam a linguagem da felicidade ou da liberdade, que poderia promovê-la.
A felicidade, como disse Auguste Cury em um de seus livros, tem muitas filhas e filhos: o amor a tranquilidade, a sabedoria, a alegria, a tolerância, a solidariedade, o perdão, a perseverança, o dominio próprio, a bondade e a auto-estima.
Para esse autor o homem precisa conhecer o mundo da emoção para cultivar a felicidade. Afelicidade é amiga do tempo e só pode experiemntá-la aprendendo a esperar e treinar a emoção para ser feliz.
Desse modo, alguem que pensa que a felicidade está em ter posses ou poder se engana completamente e com certeza se enganará rodeados por esses artificios.
É preciso ir além da superficialidade, das aparências. O homem é muito profundo e complexo para ficar limitado as coisas simplesmente externas, pois o verdadeiro conhecimento vem do interior do homem, assim disse Jesus. E ainda, bem antes de Jesus, que por excelência deve ser ouvido e seguido, visto que ele é a própria sabedoria, Socrates já dizia que era necessário conhecer a si mesmo, ou seja, buscar entender o nosso mundo interor: nossos desejos, nossos anseios e tudo o que vivenciamos interiormente. Só então podemos começar a entender o mundo que está a nossa volta e passar atuar de forma consciente no mundo do qual fazemos parte. Construindo tanto a nossa felicidade, quanto a felicidade dos outros.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...