segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Muita chuva no Ceará

A chuva caiu com muita força em muitas áreas do Ceará de ontem para hoje, incluindo a região de Fortaleza.  O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 99,3 milímetros de chuva, entre 10 horas de ontem e 10 horas desta segunda-feira. Esta quantidade de chuva é muito elevada, mas entre os dias 4 e 5 de janeiro Fortaleza teve chuvas ainda mais intensas, com um acumulado de 119 milímetros. Por conta destes eventos de chuva volumosa, a capital do Ceará já acumulou quase 224 milímetros de chuva, desde o dia 1 de janeiro, valor que está 74% acima da média normal que fica em torno dos 130 milímetros.
A chuva volumosa veio com nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical, um sistema de tempo comum durante o verão na costa norte do Nordeste. As nuvens carregadas de chuva avançam do mar e se espalham, em geral, entre a Paraíba e o Maranhão.
A chuva veio volumosa em outras áreas do litoral e do interior do Ceará. Segundo o Inmet, a região de Acaraú acumulou 87 milímetros entre 10 horas de ontem e 10 horas de hoje. Em Morada Nova choveu 54 milímetros, sendo que a média fica em torno dos 79 milímetros. Jaguaruana acumulou 49 milímetros neste período e em Crateús, no sertão, choveu quase 45 milímetros.
Todo o Ceará continua chuvoso no decorrer desta segunda-feira. A chuva tende a diminuir nesta terça-feira, mas não vai parar completamente.


Esse post foi publicado de segunda-feira, 10 de janeiro de 2011 às 11:37, e arquivado em Nordeste
Última modificação: segunda-feira, 10 de janeiro de 2011 às 11:37
 

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...