quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Reunião do SINDSEP com a secretária de Educação de Pentecoste

Depois de tantas tentativas para se marcar uma reunião com a secretária de educação de Pentecoste, hoje tivemos essa tão esperada reunião. Aconteceu em parte, não fosse passar quase duas horas aguardando para podermos ser atendidos. Porém, quando chegou a hora da reunião, a secretária Luciene Meneses (Lú), saiu da sala e nos disse que não seria possível falar conosco. Que não era má vontade, mas tinha que ir pra uma reunião e, portanto, não poderia conversar conosco. Entretanto, o professor Clayton ficaria conosco para nos auxiliar no que fosse possível. Adentramos a sala e demos início à reunião. A Claudia Melo, Presidente do SINDSEP, começo expondo suas reivindicações a respeito da prestação de contas do FUNDEB (FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇAO BASICA). Em posse de valores do fundeb do ano de 2009 e de 2010, mostrava o acréscimo nos valores e também sobre a folha de pagamento no ano de 2010. Segundo o que foi colocada pela Claudia, a dúvida que fica é, como se justifica o aumento que entrou no ano de 2010 em relação ao ano de 2009 se esse aumento não entra na conta do professor em forma de aumento, rateio, incentivo etc. A Claudia demonstrou irregularidades que existe por meios de documentos do TCM ( TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICICPIO), como por exemplo, pessoas que são professores e que ganham acima de 2.000,00 e que não trabalham na educação, o que segundo a lei do fundeb não pode. Quando se diz que não tem dinheiro para pagar rateio ou aumento de professores, sempre escutamos a ladainha: não tem dinheiro. Foi preciso utilizar recursos dos 40%.
Nós não andamos dizendo por ai que o dinheiro está sendo desviado, mas para não termos dúvidas a esse respeito são necessários a prestação de contas, que se dá através de uma apresentação de dados que confirmem o destino dos mais de 12 milhões que entraram na conta do fudeb no município de Pentecoste no ano de 2010. Porém, temos certeza de que pessoas que não deveriam receber por meio desse recurso, atrapalham a melhoria dos profissionais que estão de fato exercendo seu trabalho em sala de aula.
Durante a conversa, na sala da secretaria de educação, com o professor Clayton, ficou clara a boa intenção do mesmo, fazendo suas colocações, dando algumas explicações, mas como todos sabem, não está em seu poder decidir as coisas. Mas foi uma conversa proveitosa onde foi possível perguntar algumas coisas, como por exemplo, sobre o concurso público. Ele nos garantiu que haverá sim e que provavelmente acontecerá entre fevereiro e março. Foi comentado ainda sobre a questão das 20 horas de planejamento, que está constando na lei do PCR, ou seja, está sendo complicada a questão desse planejamento devido às dificuldades da zona rural.
Outra coisa comentada foi sobre o novo valor do piso, que ainda não saiu. O MEC ainda não deu parecer de quanto será o valor do piso para 2011. Cogita-se um valor de 1.181,00 e 1.500,00. Lembrando que o valor aluno teve um aumento em torno de 21% e que passa a valer mais de 1.700,00 reais por aluno ano. Aguardamos que essa porcentagem também seja dada aos professores. Do contrario estaremos mais uma vez sendo desrespeitados e desse modo impedindo a tão sonhada qualidade da educação brasileira.
Portanto, queremos dizer a todos os nossos funcionários que ficamos torcendo para que tudo possa dar certo.
O SINDSEP esta fazendo a sua parte para que tenhamos dias melhores. Não esquecendo que se nós não temos os melhores salários, saiba que podia ser pior. Isso se deve a luta dos servidores públicos de Pentecoste que não tem medido esforços para que os trabalhadores de Pentecoste possam tem melhores salários e conseqüentemente, melhores condições de vida.



Estiveram presentes nessa reunião de hoje: Claudia Melo, Presidente do SINDSEP, Professor Valdeni Cruz, Vice-Presidente e a professora Eridan, diretora do Sindsep.             

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...