segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Teologia

Como você pode ver no artigo anterior, escrito por Frei Rufino, o significa a teologia, podemos continuar nosso pensamento.
Estou tendo à oportunidade de estar estudando teologia. Ontem, em Croata, passamos o dia inteiro em uma sala de aula, estudando exatamente sobre a pessoa de Deus. A disciplina que estudamos hoje foi: DOUTRINA I-DEUS. Tivemos como professora Aurineide Lira. Todos os alunos ficaram empolgados, pois mesmo não tendo tanta intimidade com o tema, a professora nos levou a uma compreensão maior da palavra de Deus. É muito importante se ter conhecimento sobre as coisas. Algumas pessoas, na sua sã ignorância, dizem que não precisa se conhecer nada sobre a realidade de Deus, que não a Bíblia. Porém, não sabem eles que muitas vezes as pessoas deixam de ter uma maior oportunidade de mudar seus conceitos exatamente por não querem esse encontro com os assuntos que podem mudar sua compreensão a respeito daquilo que tanto se fala: Deus. Às vezes as pessoas têm a visão de um Deus que está distante de seu povo. Quando na realidade Deus está bem presente. E foi nesse clima de desejo de aprender que passamos o dia inteiro estudando sobre Deus. Tem gente que diz que não se pode estudar Deus. Pode sim. Precisamos conhecer esse Deus que nós dizemos que seguimos, mas na realidade a gente não sabe quem ele é. Somos religiosos porque outros disseram pra nós que Deus existe. Por outro lado, quando pedimos que alguém nos de bases pra crença nesse Deus, ai muitos ficam sem argumentos. Para os que tem fé nenhuma explicação é necessária, mas para os que não tem fé, toda explicação é insuficiente. Eu me utilizo dessa frase para dizer o seguinte: na realidade pode ser que as explicações minhas não cause nenhum efeito naquele que não tem fé, mas se tenho condições de lhes mostrar com argumentos contundentes da existência desse Deus, então pode ser que ai surja uma oportunidade de fazê-lo pensar, e quem sabe, não seja este exatamente o motivo e a necessidade de meu aprofundamento sobre o Deus que eu acredito. A Bíblia diz que o povo de Deus se perde por falta de conhecimento.
Havia um tempo em que tudo que se dizia era aceito. Hoje estamos vivendo uma época que, além de toda a riqueza que a palavra de Deus nos dá, precisamos ir além. O mundo está cheio de doutrinas, idéias..., que muitas vezes exige daquele que fala de Deus uma estrutura capaz de responder a esse tempo quem é DEUS. Foi assim no tempo de Santo Agostinho, Tomas de Aquino e tantos outros, que em meio a uma nuvem de ensinamentos contrários a fé, tiveram que se utilizar do conhecimento de pessoas que nem viviam a nossa fé cristã. Deus tem sua metodologia para mudar os rumos da humanidade. E se ele tem que usar da intelectualidade, porque que ele não usaria? Não só usaria como está usando agora. Portanto, o estudo da teologia não é uma perda de tempo, mas sim, a oportunidade de abrir nosso verdadeiro entendimento para entender porque a humanidade passa por tudo que passa. Quando adentramos na realidade invisível, mas que é real, muda todo o nosso conceito sobre o porquê de tudo o que o homem vive nos dias atuais.
No estudo da teologia começamos a entender que Deus não se entende só pela RAZÃO, mas é preciso ir além crer que Deus não se limita a razão limitada do homem. Precisa ser Deus, para está além de tudo que se limita a compreensão do ser finito enquanto criatura. É preciso mergulhar no invisível, mas que se torna uma realidade viva na vida do ser que desafiando a mentalidade deste mundo, que caminha sobre o véu da incredulidade, para experimentar de maneira extraordinária, a grandeza de Deus que se manifesta na pequenez daqueles que se deixam envolver por esse mistério. Para os que se acham muito grandes dificilmente terá o prazer de enxergar quão agradável é mergulhar nessa verdade que está escondida para os que se deixam levar sem medo pelo rio da graça.
Para a teologia crista, só há um Deus que pode se conhecer como verdadeiro. Os que são chamados de deuses, na realidade não o são. Podem-se considerar como falsos, caricaturas, arremedos e imitações grosseiras da divindade. Para os cristãos, o Deus verdadeiro é o Criador; os deuses falsos, criatura do engenho humano.
Alguém pergunta; Quem é Deus?
Existem muitas definições, emborá nenhuma a contento. Infinito, perfeito, ser de sabedoria, justo, santo, bondoso, etc.
Para Platão, Deus é o meio, o começo e o fim de todas as coisas. Ele é a mente ou razão suprema; a causa eficiente de todas as coisas; eterno, imutável, onisciente, onipotente; tudo permeia e tudo controla...
Na definição da bíblia, Deus é Espírito, Luz, é amor. Na realidade Deus é tudo o que dizem como atributo dele e tudo o que deixam de dizer. Deus é, portanto, o indizível. Pois ele é porção máxima de todas as coisas. Nada do que se diga terá alguma influência na sua realeza e não se tornará maior ou menor. Ele é o princípio e o fim de todas as coisas. Existe antes de tudo e de todos e mesmo que não exista mais nada ele existirá para sempre. Não encontrou ninguém que chegasse nem de longe a comparar-se a ele. Em outra passagem das escrituras está escrito: Quem conseguirá medir a altura, a profundidade, a grandeza, a largura de um Deus que não cabe em lugar nenhum e ao mesmo tempo cabe no ínfimo coração do homem? Quem poderá compreender isso? Quem é capaz de julgar o pensamento de Deus? Quem entenderá os caminhos que Deus usa para realizar os seus prodígios.
Portanto, o melhor e aceitar de bom grado e coração completamente desprovido da auto-suficiência a expressão que Deus expressa: EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRINCIPIO E O FIM DE TODAS AS COISAS. Tudo se encerra nele. A teologia é apenas uma das muitas formas que Deus tem para se chegar ao coração do homem.
Professora Aurineide falando sobre o templo de Jerusalém  
Esses são os alunos de Teologia e História em Croatá 

Uma imagem projetada na parede sobre o Tabernáculo no Templo de Jerusalem 

Professor Valdeni Cruz  
                 

Um comentário:

João Claudio disse...

Boa noite irmão Valdeni que a paz do senhor e salvador Jesus Cristo Esteja com você.
A alguns dias atraz fiz uma postagen sobre as tragedeas que o mundo enfrenta eu gostaria que o irmão desse sua opinião como teologo sobre este assunto

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...