quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ministra nega cortes e confirma reajuste do Bolsa Família em 2011

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou nesta quarta-feira que os programas de sua pasta não serão afetados pelo corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União. "Os programas do ministério foram preservados." O ministério reafirmou ainda que os benefícios do Bolsa Família serão reajustados este ano, sem apontar quais os percentuais ou a fórmula que estão sendo estudadas para o aumento. O repasse do Ministério de Desenvolvimento Social para 2011 é de R$ 41,5 bilhões.

O esforço de contenção de gastos será direcionado para viagens, pagamento de diárias e alugueis. Os programas ficarão fora dos cortes por serem mantidos com recursos obrigatórios, que têm repasse automático, de acordo com a ministra.

Campello também confirmou o estudo para inclusão de novas famílias no programa, o que está sendo discutido em encontro de secretários de assistência social estaduais e do Distrito Federal realizado em Brasília e do qual a ministra participou na manhã de hoje. "Estamos em uma fase de articulação de um plano e definição de metas para erradicação da pobreza. Não queremos que seja um plano só do governo federal, mas também dos Estados e municípios", disse a ministra.

Para fazer um mapeamento das famílias que recebem o Bolsa Família, o ministério iniciou o recadastramento de mais de 1,3 milhão de beneficiários que estão há dois anos sem atualizar seus dados. Quem não fizer o recadastramento na prefeitura do município onde mora poderá deixar de receber o benefício no final de outubro.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...