sexta-feira, 15 de abril de 2011

OLA! BOA NOITE!!

É com imenso prazer que venho conversar com vocês através desse espaço, um pouco sobre os últimos acontecimentos do município de Pentecoste.
Durante essa semana houve um verdadeiro barulho. Me refiro aquela denúncia feita pela Vereadora Dr. Valéria, a respeito de uma informação do TCM em que constava de que o Sr. Zeca, Ex-vereador de Pentecoste, havia recebido um valor de 11.215,00, por prestação de serviço no hospital de Pentecoste como médico. Esses dados são enviados pelo município de Pentecoste, por um sistema chamado de SIM ao TCM.
A partir disso, Dr. Valéria fez essa denúncia em seu Blog, que imediatamente repercutiu em toda cidade de Pentecoste e além fronteiras, visto que a informação percorre o mundo todo por meio da internet. Deu o que falar. Foram para as rádios, a acusação e a defesa. Por um lado, um homem que se declarou inocente de todo esse episódio, Sr. Zeca Mota, que durante a entrevista declarou-se inocente e por outro lado, o Secretário de educação, Sr. Manoel Martins e o Sr. Prefeito, João Bosco, justificaram o mal entendido. Disseram que era do um erro de digitação. Segundo eles, o Sr. Zeca Mota não recebeu realmente o valor que consta nos dados do TCM em seu nome. A verdade é que a informação está lá. Na realidade é preciso esclarecer para todos o porque desses erros que acontecem, pois fica feio já que essas informações estão de posse de qualquer pessoa que entrar nos dados do TCM. Hoje foi com o Sr. Zeca Mota e amanhã? 
Nesta quinta - feira foi a sessão na Câmara dos vereadores, que mais uma vez não aconteceu nada de extraordinário. Apenas Dr. valéria e o Flávio Carneiro subiu a tribuna para usar da palavra. Os outros, como sempre, não sabem o que fazem lá. Em sua fala Dr. Valéria comentou sobre os fatos que já mencionei antes e lembrou do pedido dos moradores da rua Acácio Pinho que já faz algumas semanas que os moradores pediram para fazerem algum reparo, visto que agora  o inverno está muito ruim para os moradores conviver com o problema da falta de calçamento.
Flávio Carneiro, em sua fala, comentou sobre a Lei Orgânica e disse que se sentia triste em relação a Lei Orgânica, pois em vez da Lei ser discutida na Câmara era discutida em outros locais. E ainda de que os vereadores não estavam participando das discussões. Nesse caso acho que não procede. Ora, é mais do que justo de que todas as leis fossem debatidas por eles, os vereadores. Acontece que as vezes que a lei esteve na Câmara para ser votada, percebia-se que os vereadores não tinham noção do fosse uma Lei Orgânica. Dai a necessidade de se permitir que os advogados fizessem a exposição da Lei. E mais, se não fosse a pressão da sociedade, sindicato etc, já teríamos votado uma lei que de imediato abolia mais de 36 direitos já garantidos. Além do mais, com a participação da sociedade nas audiências publicas que houveram, foi possível acrescentar outros pontos importantes que haviam passados desapercebidos. São situações como essas que os nosso nobre vereadores não se atentaram. Portanto, acho que nossos vereadores, devem de fato exercer o seu papel de legislar. Para isso é preciso se dar ao trabalho de estudar e conhecer o que de fato significa ser um vereador, qual é o seu papel. 
Particularmente acho que estamos começando a entender que temos que fazer a nossa parte como imprensa e como cidadão. Somos responsáveis pela realidade em que vivemos. A história esta ai pra mostras o que tem acontecido no Brasil todo: Corrupção, desvios, enriquecimento ilícito entre outros. Por dessas e tantas outras é que nosso povo está na situação que está. E é claro, quanto mais permanecermos na nossa, como se não tivesse nada a ver conosco, ai é que a coisa piora.
Ouso repetir a frase dita pela Presidenta Dilma em seu discurso de posse: Prefiro o barulho da imprensa do que o silêncio da ditadura.
Exatamente por isso é que nós não podemos cruzar os braços e deixar a coisa correr frouxa. Devemos assumir nossa posição de fiscalizar, denunciar, pois uma vez que impedimos que aconteça um desvio e sinal de que teremos melhores serviços públicos prestados.

Professor Valdeni Cruz

   

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...