terça-feira, 31 de maio de 2011

Confissões.

A cada manhã acordamos na esperança de que o mundo seja benevolente conosco. Sonhamos com a paz, com o amor entre os homens e com a prosperidade. Ao final do dia, mesmo nos dias mas otimistas, parece que temos uma sensação de fracasso. Há dias em parece que o medo vem ao nosso encontro; as incertezas parecem bater a nossa porta dando sinal de que algo vai definhar. A sensação que temos é de uma ilusão que se despertou na aurora da vida. Para os devotos isso é apenas uma provação, para outros é o próprio destino que proporciona isso ao homem. Sinistro, mas há ainda aqueles que se jogam nesse mundo mitológico de que nascemos com o destino traçado, onde alguns estão realmente destinados ao fracasso e outros a uma vida cheia ostentação. Eu me recuso a acreditar nisso. Sendo eu de formação cristã e por acreditar piamente nos ensinamentos do Cristo, não me permito acreditar que Deus tenha criado todos os bens somente para alguns privilegiados. Se assim fosse poderíamos correr o risco de vermos injustiça no criador de tudo e nos contradiríamos no amor de Deus para com os menos favorecidos.
Na minha humilde compreensão prefiro achar que grande parte de todas a situações deve-se a falta de uso da capacidade que Deus deu ao homem para que este mesmo use de sua inteligência para a construção de um mundo melhor. A Bíblia diz que Deus entregou a terra para o controle do homem. Deu a ele toda a condição para que pusesse ordem e fizesse desse lugar, chamado planeta, o paraíso para o deleite dos homens. Contrariando os planos do criador, o homem comportou-se segundo sua vontade, agindo como se fosse dono de tudo e desse modo, sentindo-se dono de tudo e de todos, passou a espancar o seu próximo, para que além do que lhe era permitido ter ele agora também iria impor pela força aos outros homens a sua vontade de possuir também o que era de outrem.
Foi para esse cominho que caminhou a humanidade e pensando desse forma chegamos a conclusão dos motivos pelos quais os homens na atualidade continuam fazendo com seus semelhante. Alguns se colocam no direito de comandarem a vida dos demais e por incrível que pareça muitos se submetem sem nenhum questionamento a essas imposições como se tudo isso fosse uma verdade absoluta. Parece que aquele senso de liberdade que foi dado a cada um foi simplesmente abolido. O pior é que alguns sabem que estão sendo prisioneiros e mesmo assim resolvem prender-se.
Infelizmente vivemos nesse mundo de contradições e paradoxos que muitas vezes nos deixam insensíveis e intolerantes. Esse é o nosso mundo.
Momentos de reflexão 
Professor Valdeni      

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...