sexta-feira, 20 de maio de 2011

A importancia da religião na socialização

A influência da religião na vida das pessoas é notória. Na maioria dos casos essa influência é positiva trazendo transformações no mundo das pessoas. Em casos raros, como em algumas religiões fundamentalistas, isso não tem sido muito benéfico.
Vou me limitar a tratar da religião cristã, defiindo-a como todas àquelas que reconhecem a Cristo como Senhor e Salvador e pregam os seus princípios. Bem sobre esses princípios todos nós, de uma forma ou de outra conhecemos: amor, solidariedade, justiça, etc. Êpa! Aqui a justiça é vista ligada a misericórdia, ou seja, faz-se justiça com vistas a recuperar as pessoas
 e não a destruí-las. Não deveria ser assim no sistema prisional?
Comunidades onde se faz presente a Igreja tende a diminuir a violência. Testemunhos de ex-traficantes tem deixado perplexo muitos sociólogos e psicólogos. A forma como as pessoas mudam de procedimento é simplesmente admirável. Pela fé (a ciência já a reconhece como importante fator na cura de enfermidades) pessoas encontram forças para mudar de atitude, mudar devida.
Ninguém é violento por opção. As pessoas se tornam violentas por vários motivos: revolta, decepção, falta de apoio, desesperança, entre outros. Veja o exemplo de uma criança que vê seu coleguinha calçar um tênis de "marca" que foi anunciado na TV. Ele também desperta o mesmo desejo, mas sendo pobre e sem perspectiva nenhuma, fica decepcionado e às vezes revoltado e, por falta de orientação (estrutura familiar desfaçelada) acaba por cometir um delito. Como diz o ditado: "um abismo puxa outro" e do delito à violência.

Um comentário:

Estudante do Povo disse...

Caro Professor Valdeni, segue um vídeo sore uma desocupação em Aracruz no Espirito Santo:

http://www.youtube.com/watch?v=DQ7gM8rpzxU&feature=player_embedded#at=180

REBELAR-SE É JUSTO!

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...