quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi: por que se celebra?

Jornal do BrasilReinaldo Paes Barreto
A solenidade de Corpus Christi iniciou-se no século XIII. A Igreja percebeu que era fundamental reafirmar apresença  real de Cristo, no pão consagrado.  Essa necessidade se aliava ao desejo do homem (e da mulher) medieval de contemplar as liturgias.  Tanto que é dessa época o costume de elevar a hóstia e o cálice de vinho, depois da consagração, para satisfazer a curiosidade daqueles que iam à igreja mais para ‘ver’ o Corpo e o Sangue de Cristo, do que para participar efetivamente da Eucaristia.
Por isso, a Igreja Católica celebra, em todo o mundo, na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes, a festa do Corpo e Sangue de Deus, popularmente chamada de Corpus Christi.
Foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada pelos cristãos. 'Esse é o momento de rememorarmos a herança mais preciosa deixada por Cristo, o sacramento da sua própria presença', explica o liturgista, Marcelo Lopes. 
Essa herança compreende a missa (obrigatória) e as procissões. 
Bom feriado!

Um comentário:

Junior Pentecoste disse...

Olá companheiro, estive no II Encontro de Blogueiros em Brasília e Nós os "sujos", precisamos fortalecer a Blogosfera.
Estou seguindo vc nos seguidores de seu Blog.
Se o companheiro também me seguir nos seguidores, agradeço se fizer o mesmo.
Qualquer coisa que quiser detonar, é só mandar.
Abraço.

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...