segunda-feira, 20 de junho de 2011

Um pouco de Filosofia

Viver é filosofar, filosofar é buscar "fundamentos", que respondem e ou correspondem a busca existencial, de cada ser humano. Isto é filosofar = refletir sobre a existência, desenvolver um "senso crítico", capacitado a ser "BOM SENSO", pois muitos criticam sem fundamento de SENSO.

Sendo a reflexão a parte importante no raciocínio, absorvendo valores que fundamenta o "Caráter", estruturando a personalidade "a individualidade de cada um", fazendo de si, um personalidade mais fecunda e harmoniosa, encontrando sentido nos valores ao qual fundamenta a satisfação do existir.

A palavra Filósofo, filosofia, pode intimidar, no entando, desde criança, cada um tem, quer queira quer não, desenvolver sua filosofia, quer estude, quer não estude.

Temos que buscar entender melhor, para isto tem que "refletir", avaliar valores, degustar idéias e avaliar situações.

Embora nunca tenha ou venha estudar filosofia, poderá desenvolver até mais do que se pensa, pois você sempre terá sua visão de vida, concreta ou não, abstrata ou não, falsa ou verdadeira, real ou irreal.

Nesta condição julgo que ao LER, podemos encontrar ferramentas mentais, que pode nos ajudar a moldar, alinha nossa mente e conquistar uma melhor visão de vida, embora eu pense que intelectulalidade desvinculada de uma formação de caráter, leva o ser humano a caminhos que não rega a mente de realidades que conjugam um bom retorno.

Agir, ter filosofia de vida, capacidade de duvidar, criticar, avaliar e aprender, pois somos seres relativos. 

"Filosofar é ter senso crítico, o mais difícil não é criticar, mas adquirir o bom senso, chamada "sabedoria",
pois qualquer tolo critica, porém bom senso tem sido para poucos" Elanklever

Ou FILOSOFAR seria apenas a capacidade de se admirar perante o existir !!!


Fonte: http://pt.shvoong.com/books/1922810-filosofia-reflex%C3%A3o/#ixzz1PpBdA8Mp

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...