quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DIA DE PREVENÇÃO CONTRA A AIDS

No dia de Prevenção contra a AIDS, a O Município de Pentecoste faz passeata pelas ruas, com faixas, cartazes e carros de som, conscientizando as pessoas para os riscos de se contrair essa doença e também alertando para as formas de prevenção.
Uma multidão de alunos das mais diversas Escolas Municipais e Estaduais, se fizeram presentes numa demonstração de consciência e cidadania. Para acompanhar esses alunos vários professores de várias escolas se fizeram presentes passeata, bem como alguns profissionais da Secretaria da Educação.



Mas afinal, o que é a AIDS



AIDS é a sigla da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, provocada por uma vírus chamado HIV.


O HIV pode contaminar indivíduos que se envolvem em situações de risco sem proteção. Essas situações estão muito bem definidas e caracterizadas, sendo, portanto, facilmente evitáveis.

Em casos de AIDS, manifestam-se diversas doenças, porque o sistema de defesa do organismo humano fica desorganizado pela ação do HIV.

Como o HIV pode ser transmitido?

Através de três maneiras muito bem definidas e caracterizadas:

- Contato com esperma e secreção vaginal (líquidos que estão presentes no corpo do homem e da mulher no momento da transa) contaminados, em práticas sexuais com penetração sem o uso da camisinha;
- Contato com sangue contaminado, seja através de transfusões, seja através do compartilhamento de agulhas e seringas, principalmente entre usuários de drogas injetáveis;
- Da mãe para criança durante a gestação, parto e aleitamento.
Como pode ser evitada a transmissão pelo HIV?

- No caso de prática sexual com penetração, seja anal, vaginal ou oral, use sempre camisinha de forma correta. Sabendo usar o preservativo você diminui sensivelmente a possibilidade de rompimento;
- Pratique sempre sexo mais seguro, que são formas de transar através das quais você não entra em contato com esperma, secreção vaginal ou sangue;
- Exija sangue previamente testado nas transfusões, seja em hospitais públicos ou privados;
- Dê preferência a agulhas e seringas descartáveis, nessa impossibilidade, as esterilize no calor ou com água sanitária, principalmente no uso de drogas injetáveis.
Lembre-se:

Não há nenhum risco de se contrair o HIV nos contatos de convívio familiar, social ou profissional. Por isso, não tenha receio de conviver com alguém que tenha HIV ou AIDS.
Faça sempre uso de sexo mais seguro nas suas transas. Assim, você continua sentindo prazer e elimina o risco de contaminação pelo vírus da AIDS.
Seja criativo, não deixe de sentir prazer por medo do vírus. Se não houver camisinha, invente outra forma de transar. Negocie com o seu parceiro (a) uma outra maneira de ser feliz no sexo, sem riscos.

  
As DST podem ser transmitidas:

Nas relações sexuais: anal, vaginal e oral
Ao compartilhar agulhas e seringas, no uso de drogas injetáveis
Da mãe para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação
Quando se recebe transfusão de sangue contaminado
As DTS mais importantes são:

Sífilis
Gonorréia
Uretrite não Gonocóica (Gota Matinal)
Cancro Mole
Herpes Genital
Condiloma Acuminado (Crista de Galo)
Tricomaníase
Linfogranuloma Venéreo (Mula)
Hepatite B
AIDS
Como se proteger

Use camisinha em todas as relações sexuais. (Saiba como usa-la corretamente)
Só utilize agulhas e seringas descartáveis ou desinfetadas. O uso deve ser pessoal. Não divida nunca com outras pessoas
Sinais e Sintomas de DST

Sífilis: Feridas sem dor, nos órgãos sexuais, caroços e ínguas na virilha, manchas em várias partes do corpo, queda de cabelo. Toda mulher grávida deve fazer o exame de sangue, pois o filho poderá nascer com a doença.

Gonorréia (blenorragia) (pingadeira): Ardência ou formigamento ao urinar, corrimento de cor amarelada ou com sangue, gota de pus.

Cancro Mole (cavalo): Várias feridas dolorosas com pus nos órgãos sexuais, dor e íngua.

Linfogranuloma Venéreo (mula): Íngua dolorosa, geralmente de um lado só.

Tricomoníase Vaginal: Corrimento amarelado com mau cheiro, coceira, dor durante o ato sexual, ardência ao urinar.

Condiloma Acuminado (crista de galo): Verrugas no pênis, vagina ou ânus.

Candidíase Vaginal: Coceira forte, corrimento de cor branca sem cheiro, dor, órgão genitais avermelhados, ardência ao urinar.

Herpes Genital: Pequenas bolhas nas partes externas dos órgãos sexuais, ardência e coceira. As bolhas se transformam em feridas.

Reportagem de Valdeni Cruz




Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...