Da Redação
Quem depende da rede pública sabe que o atendimento nos postos de saúde quase sempre deixa a desejar. Filas, demora no agendamento, atendimento ruim são alguns dos problemas enfrentados pelos usuários dessas unidades.
Diante desse quadro, o Ministério da Saúde pretende investir na melhoria da qualidade do atendimento prestado por essas unidades. Para isso, o órgão vai liberar recursos extras para mais de 4.000 prefeituras, a fim de que cumpram as metas de qualidades previstas no programa federal Saúde Mais Perto de Você. A medida visa desafogar os hospitais e reduzir as filas de espera.
Para implementar as mudanças, os municípios vão receber até R$ 1.700,00 por equipe de profissionais, 20% a mais que o repasse atual. As equipes com bom desempenho poderão dobrar a verba recebida até o teto de R$ 8.500,00 por mês. Se o desempenho for ruim, o repasse será cortado.
A Fundação Municipal de Saúde explica que a medida faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Acesso na Atenção Básica (PMAQ) que visa melhorar a qualidade do serviço oferecido na rede pública e ampliar o acesso da população.
Para isso, explica a autarquia, o programa vai desenvolver ações de monitoramento e avaliação da atenção básica. As unidades vão receber incentivo financeiro, de acordo com os resultados alcançados pelas equipes e gestão municipal. A avaliação das unidades será feita seis meses após a adesão. "As unidades serão visitadas por uma equipe de avaliação externa que realizará a certificação do serviço, com base nos compromissos acordados na fase de adesão, que envolvem o alcance de metas e padrões de qualidade", declara a Fundação de Saúde.
A fundação esclarece que, neste primeiro ano de implantação do programa, o Ministério da Saúde fixou um número máximo de equipes para adesão ao programa. Rio Claro terá limite de seis equipes. "A Fundação Municipal de Saúde concluiu, no início de novembro, todas as etapas para formalização da adesão dessas seis equipes e está aguardando a publicação da portaria de homologação", informa. A cidade conta com 15 unidades de atenção básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário