segunda-feira, 4 de março de 2013

Congregação dos Cardeais

Colégio dos Cardeais se reúne para a 1ª Congregação Geral


Daniel Machado
Enviado especial a Roma
Os Cardeais da Igreja que se encontram em Roma já estão reunidos para a 1ª Congregação Geral que acontece na nesta segunda-feira, 4, na Sala do Sínodo dos Bispos no Vaticano. Trata-se do primeiro encontro oficial do Colégio Cardinalício que pode, desde já, tratar dos assuntos mais importantes, refletir sobre os desafios enfrentados pela Igreja Católica no mundo, o perfil do novo Papa, entre outros.
Os Cardeais começaram a chegar por volta das 09 horas (horário de Roma – 05 horas no Brasil) para a primeira reunião que se iniciou às 9:30. Na parte da tarde, por voltas das 17 horas (horário local), está previsto uma segunda Congregação que continuará fazendo as devidas reflexões.
Cardeais chegam para primeiro encontro no Vaticano. Foto: Clarissa Oliveira - CN Roma
Cardeais chegam para primeiro encontro no Vaticano. Foto: Clarissa Oliveira – CN Roma
Segundo a Constituição Universi Dominici Gregis, redigida por João Paulo II e que trata da vacância da Sé Apostólica e da eleição do Sumo Pontífice, estas congregações devem acontecer diariamente desde o dia que foram estabelecidas pelo Camerlengo. Estas Congregações ouvem o parecer do Colégio Cardinalício, transmite as informações necessárias e permite com que cada Cardeal exprima sua opinião sobre assuntos pertinetes à Igreja, além de definir a data do Conclave.
Nestas reuniões oficiais que antecedem o Conclave, também os Cardeais não votantes, ou seja, os que possuem mais de 80 anos, podem participar e fazer suas intervenções. Segundo a mesma Constituição, os Cardeais também devem prestar juramento de segredo.
Ainda não se sabe o número exato de Cardeais que chegaram a Roma para os trabalhos das Congregações preparatórias, no entanto, é necessário que todos os votantes estejam presentes para que se de início ao Conclave.
Fonte: http://papa.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...